Círculo operário de Ibiapina-CE: moralizando, disciplinando e higienizando espaços urbanos, práticas e costumes cotidianos (1940-1950).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PORTELA, Talynne Rose Gomes.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SILVA JÚNIOR, Agenor Soares e.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34415
Resumo: O presente trabalho discute o movimento circulista cearense a partir das experiências elaboradas na cidade de Ibiapina, região serrana situada na Zona Noroeste do Estado do Ceará. Fundado na primeira metade da década de 1940, o Círculo Operário dos Trabalhadores Cristão de Ibiapina, resulta da articulação de uma elite política e religiosa local. Como exercício de doutrinação o Círculo Operário atuava na cidade organizando ações de entretenimento, saúde e assistência sócio-beneficente, bem como, promovendo orientação educacional para a formação social e cristã. Percebemos então que estas são estratégias de manipulação direcionada aos trabalhadores, visando aproximar estes fiéis católicos, com o objetivo de formar um grupo coeso, para assim, não permitir que os mesmos se agregassem a propostas desvinculadas do ideal de ordem social que se almejava. Nesta medida, buscamos refletir a atuação dos sujeitos históricos envolvidos nesse movimento, perceber a partir dos relatos de memória, como esse movimento é lembrado e significado no cotidiano citadino. É interesse ainda tornar visível as ações do circulismo, evidenciando como este movimento interferia nas práticas cotidianas tramadas no espaço citadino ibiapinense, mediante as ações de disciplinarização do exercício do trabalhador e de higienização do espaço. Buscamos, nesse sentido, demonstrar como se articulava o fazer-se relacional dos trabalhadores com a entidade e com o espaço, para assim, evidenciarmos as relações de poder, as tensões e conflitos que circunscreviam tais relações. A análise de atas de reuniões, estatuto, livros de receitas e fotos do Círculo Operário dos trabalhadores Cristãos de Ibiapina, cotejados com outros vestígios não-oficiais, constituídos pelas memórias narradas, indicam possibilidades para a observância das ações e experiências cotidianas dos sujeitos que participaram direta ou indiretamente desse movimento. Nessa medida, nos aproximamos das propostas teóricas levantadas pela História Social de matriz inglesa, a qual nos ajuda a pensar a história enquanto devir, a qual é tramada a partir dos embates elaborados nas experiências cotidianas dos sujeitos históricos. De modo a apreender vivências e embates guardados nas memórias dos trabalhadores do Círculo Operário nos utilizamos da metodologia da História Oral, de modo a que seja possível pensar esse movimento histórico para além do discurso oficial, que sobreleva a atuação de poucos personagens, tendendo a silenciar as estratégias definidoras das relações de poder, e, por conseguinte, os conflitos nas formas de ver, ler, sentir e experimentar essa organização social.
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