O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Erinéia da Silva.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7039
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma análise sobre como a natureza da ligação química está sendo apresentada nos livros didáticos de Química no Ensino Médio, já que este conteúdo representa um assunto de fundamental importância, essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo. O livro didático é uns dos principais recursos mediadores do processo de ensino–aprendizagem, devido à falta de outros instrumentos de ensino. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise sobre a natureza da ligação química apresentada nos livros de Química recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e resgatar as dificuldades conceituais que os alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas”. Utilizou-se os seguintes conjuntos de critérios como base de comparação sobre como os livros trabalham tais conceitos: história da química, relação energia/ligação química, abordagem “orbitais atômicos” e “orbitais moleculares”, representação da ligação e contextualização. objetivando um resgate das concepções que os alunos têm sobre a natureza da ligação química, foi aplicado um questionário aos alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité-PB. Os resultados revelaram que os livros didáticos de Química apresentam limitações nos critérios investigados, pois se encontram desvinculados da realidade dos alunos, em desacordo, por vezes, com o seu desenvolvimento cognitivo, organizados em capítulos estanques, reforçando a aprendizagem memorística e apresentando vários obstáculos à aprendizagem dos alunos.
id UFCG_4004b682c638d13d6f5b3351e1c607d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7039
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.The chemical links content in high school textbooks.El contenido de enlaces químicos en los libros de texto de secundaria.Livro DidáticoLigação QuímicaEnsino de QuímicaTextbooksChemical BondingChemical EducationLibro de textoEnlace químicoEnseñanza de la químicaQuímicaNeste trabalho é apresentada uma análise sobre como a natureza da ligação química está sendo apresentada nos livros didáticos de Química no Ensino Médio, já que este conteúdo representa um assunto de fundamental importância, essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo. O livro didático é uns dos principais recursos mediadores do processo de ensino–aprendizagem, devido à falta de outros instrumentos de ensino. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise sobre a natureza da ligação química apresentada nos livros de Química recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e resgatar as dificuldades conceituais que os alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas”. Utilizou-se os seguintes conjuntos de critérios como base de comparação sobre como os livros trabalham tais conceitos: história da química, relação energia/ligação química, abordagem “orbitais atômicos” e “orbitais moleculares”, representação da ligação e contextualização. objetivando um resgate das concepções que os alunos têm sobre a natureza da ligação química, foi aplicado um questionário aos alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité-PB. Os resultados revelaram que os livros didáticos de Química apresentam limitações nos critérios investigados, pois se encontram desvinculados da realidade dos alunos, em desacordo, por vezes, com o seu desenvolvimento cognitivo, organizados em capítulos estanques, reforçando a aprendizagem memorística e apresentando vários obstáculos à aprendizagem dos alunos.This paper presents an analysis of how the nature of the chemical bond is being presented in textbooks of high school chemistry, as the contents of chemical bonds represent a matter of fundamental importance and this knowledge is essential to a better understanding of the transformations that occur and our world. The textbook is one of the major mediators of resource teaching - learning process, due to lack of other teaching tools, it is an important instrument of homogenization of concepts, contents and educational methodologies. From this perspective, the general objective of this research was to conduct an analysis on the nature of the Chemical Bond presented in chemistry textbooks recommended by the National Program of Textbooks for Teaching and redeem the conceptual difficulties that students have on the topic links chemical. We used the following sets of criteria as a basis for comparison as these concepts work books: History of chemistry, the energy/chemical bond, OM and AO approach, representation of bond, in context. To make a rescue of the concepts that students have about the nature of chemical bonding, we applied the questionnaire to students at Public School Orlando Venancio dos Santos, located in the town of Cuité-PB. Therefore, the results revealed that all of chemistry textbooks present limitations of the criteria investigated, since they are disconnected from the reality of students, sometimes at odds with their cognitive development, organized into chapters watertight, reinforce learning and provide memory several barriers to student learning.En este trabajo se presenta un análisis sobre cómo se está presentando la naturaleza del enlace químico en los libros de texto de Química en la Educación Secundaria, ya que este contenido representa un tema de fundamental importancia, imprescindible para una mejor comprensión de las transformaciones que ocurren en nuestro mundo. El libro de texto es uno de los principales recursos mediadores del proceso de enseñanza-aprendizaje, debido a la carencia de otros instrumentos didácticos. En esta perspectiva, el objetivo general de esta investigación fue realizar un análisis de la naturaleza del enlace químico presentado en los libros de Química recomendados por el Programa Nacional de Libros de Texto para la Enseñanza Media (PNLEM) y rescatar las dificultades conceptuales que presentan los estudiantes al el tema "enlaces químicos". Los siguientes conjuntos de criterios se utilizaron como base para comparar cómo funcionan los libros con tales conceptos: historia de la química, relación energía/enlace químico, enfoque de "orbitales atómicos" y "orbitales moleculares", representación de enlaces y contextualización. Con el objetivo de rescatar las concepciones que los estudiantes tienen sobre la naturaleza del enlace químico, se aplicó un cuestionario a estudiantes de la Escuela Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), ubicada en la ciudad de Cuité-PB. Los resultados revelaron que los libros de texto de Química tienen limitaciones en los criterios investigados, ya que están desconectados de la realidad de los estudiantes, a veces en desacuerdo con su desarrollo cognitivo, organizados en capítulos sellados, reforzando el aprendizaje de memoria y presentando varios obstáculos para el aprendizaje de los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGPAULA, José Carlos de Freitas.PAULA, J. C. de F.http://lattes.cnpq.br/1070998406032540SANTANA, Otávio Luís de.SANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, Erinéia da Silva.20102019-09-16T17:34:13Z2019-09-162019-09-16T17:34:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7039SANTOS, Erinéia da Silva. O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio. 2010. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-21T19:09:43Zoai:localhost:riufcg/7039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-21T19:09:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
The chemical links content in high school textbooks.
El contenido de enlaces químicos en los libros de texto de secundaria.
title O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
spellingShingle O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
SANTOS, Erinéia da Silva.
Livro Didático
Ligação Química
Ensino de Química
Textbooks
Chemical Bonding
Chemical Education
Libro de texto
Enlace químico
Enseñanza de la química
Química
title_short O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
title_full O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
title_fullStr O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
title_full_unstemmed O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
title_sort O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio.
author SANTOS, Erinéia da Silva.
author_facet SANTOS, Erinéia da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULA, José Carlos de Freitas.
PAULA, J. C. de F.
http://lattes.cnpq.br/1070998406032540
SANTANA, Otávio Luís de.
SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Erinéia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Ligação Química
Ensino de Química
Textbooks
Chemical Bonding
Chemical Education
Libro de texto
Enlace químico
Enseñanza de la química
Química
topic Livro Didático
Ligação Química
Ensino de Química
Textbooks
Chemical Bonding
Chemical Education
Libro de texto
Enlace químico
Enseñanza de la química
Química
description Neste trabalho é apresentada uma análise sobre como a natureza da ligação química está sendo apresentada nos livros didáticos de Química no Ensino Médio, já que este conteúdo representa um assunto de fundamental importância, essencial para um melhor entendimento das transformações que ocorrem em nosso mundo. O livro didático é uns dos principais recursos mediadores do processo de ensino–aprendizagem, devido à falta de outros instrumentos de ensino. Nessa perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise sobre a natureza da ligação química apresentada nos livros de Química recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e resgatar as dificuldades conceituais que os alunos apresentam sobre o tema “ligações químicas”. Utilizou-se os seguintes conjuntos de critérios como base de comparação sobre como os livros trabalham tais conceitos: história da química, relação energia/ligação química, abordagem “orbitais atômicos” e “orbitais moleculares”, representação da ligação e contextualização. objetivando um resgate das concepções que os alunos têm sobre a natureza da ligação química, foi aplicado um questionário aos alunos da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos (pública), localizada na cidade de Cuité-PB. Os resultados revelaram que os livros didáticos de Química apresentam limitações nos critérios investigados, pois se encontram desvinculados da realidade dos alunos, em desacordo, por vezes, com o seu desenvolvimento cognitivo, organizados em capítulos estanques, reforçando a aprendizagem memorística e apresentando vários obstáculos à aprendizagem dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-09-16T17:34:13Z
2019-09-16
2019-09-16T17:34:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7039
SANTOS, Erinéia da Silva. O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio. 2010. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7039
identifier_str_mv SANTOS, Erinéia da Silva. O conteúdo ligações químicas nos livros didáticos do ensino médio. 2010. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744394682630144