Francisco Pinto de Abreu, um reformador do ensino no Rio Grande do Norte, período de 1895 a 1916.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34136 |
Resumo: | O presente texto resulta de uma pesquisa vinculada a Base de Pesquisa Gênero e Práticas Culturais. Apresenta as contribuições de Francisco Pinto de Abreu à educação norte-rio-grandense no período compreendido entre 1895 e 1916. O recorte histórico justifica-se por Francisco Pinto ter sido, em 1895, nomeado pelo então Governador Pedro Velho diretor e professor de Aritmética (Ateneu NorteRio-Grandense). Em 1916, volta à Pernambuco e continua naquele Estado a tão garrida luta pelas reformas educacionais. Ocupou diferentes cargos educacionais, dentre eles a Cadeira de Francês ( Ateneu Norte-Rio-Grandense?), entre 1901 e 1904. Realizou em 1905, a Reforma do Ateneu, submetendo-o ao regime da “Madureza”, entre 1905 e 1916, fase das mais “brilhantes” da existência do velho educandário natalense. Em 1908, no 2º segundo governo de Alberto Maranhão, voltou a dirigir a Instrução Pública, tendo promovido e organizado a Reforma do Ensino, naquele ano, autorizada pela Lei nº 249, de 22 de Novembro de 1907. Foi responsável pela criação da Escola Normal de Natal, inaugurada em 13 de maio de 1908, do Grupo Escolar Augusto Severo, primeiro de gênero no Estado, como também Grupos Escolares e escolas Isoladas em todo Estado, sob regime de Cooperação Municipal. Fundamentamo-nos na História Cultural, a partir dos pressupostos postulados por Chartier (1990), que emprega as noções de práticas e representações. No campo do textualismo, temos Foucault (1997), Bourdieu (1998) os quais operam os processos simbólicos. Para isto, utilizamos arquivos, tais como as Leis, Decretos e Mensagens do Governo, documentos provenientes do acervo do Instituo Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), instituição na qual Francisco Pinto de Abreu, foi sócio fundador e efetivo. Sabendo da importância da Reforma do Ensino Primário para o Rio Grande do Norte, no início do século XX, pretendemos reconstituir a memória de seu idealizador Francisco Pinto de Abreu, como também as ideias que compunham a configuração educacional na qual ele estava circunscrito. |
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