Da rosa ao espinho: a constituição do sujeito-mulher em As Brumas de Avalon.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Rafaela do Nascimento.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28666
Resumo: Configuramos nossa pesquisa como uma proposta de leitura discursiva da saga As Brumas de Avalon, da autora norte-americana Marion Zimmer Bradley, composta por quatro livros, dos quais utilizamos o volume I e II. Escolhemos essa abordagem discursiva pelo fato de a Análise do Discurso nos fornecer a possibilidade de um estudo do texto integrado ao seu caráter sócio histórico e ideológico, ao seu lugar de guardião de memórias. O objetivo central de nosso trabalho é investigar nos fios do texto a constituição do sujeito-mulher através dos conceitos basilares da obra de Foucault, fundamentando nossa análise nas concepções de discurso e dos seus mecanismos de controle, dos regimes, jogos e vontades de verdade e das relações de poder. Analisaremos, primordialmente, a tríade feminina de maior importância na obra, composta por Morgana, Viviane e Guinevere. Utilizaremos como aporte teórico, além de Foucault, demais autores cuja preocupação se volta para os estudos sobre sujeito, discurso e identidades, tais como Veyne (2011), Bauman (2005), Indursky (1998), Macedo (2014), Rodrigues (2016), Louro (1997), Hall (2002), Magalhães (2011), Baccega (2013), Orlandi (2002), Possenti (2002); (2004), dentre outros. Apesar do (des)lugar da mulher perante a ordem social denunciado através da obra escolhida para nossa análise, acreditamos que a subversão do sujeito feminino é a semente de uma nova era, na qual a mulher conquistará um lugar de equidade perante a sociedade.
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Escolhemos essa abordagem discursiva pelo fato de a Análise do Discurso nos fornecer a possibilidade de um estudo do texto integrado ao seu caráter sócio histórico e ideológico, ao seu lugar de guardião de memórias. O objetivo central de nosso trabalho é investigar nos fios do texto a constituição do sujeito-mulher através dos conceitos basilares da obra de Foucault, fundamentando nossa análise nas concepções de discurso e dos seus mecanismos de controle, dos regimes, jogos e vontades de verdade e das relações de poder. Analisaremos, primordialmente, a tríade feminina de maior importância na obra, composta por Morgana, Viviane e Guinevere. Utilizaremos como aporte teórico, além de Foucault, demais autores cuja preocupação se volta para os estudos sobre sujeito, discurso e identidades, tais como Veyne (2011), Bauman (2005), Indursky (1998), Macedo (2014), Rodrigues (2016), Louro (1997), Hall (2002), Magalhães (2011), Baccega (2013), Orlandi (2002), Possenti (2002); (2004), dentre outros. Apesar do (des)lugar da mulher perante a ordem social denunciado através da obra escolhida para nossa análise, acreditamos que a subversão do sujeito feminino é a semente de uma nova era, na qual a mulher conquistará um lugar de equidade perante a sociedade.This research is based on a discursive reading proposal of the translated book As Brumas de Avalon, written by the North American author, Marion Zimmer Bradley. The saga is composed of four books, with volumes I and II being the corpus here. Discourse Analysis was chosen due to the fact that this approach offers the possibility of a text analysis integrated to its social, historical and ideological character, to the position of the text as a memory guardian. The main objective of the research is to investigate women’s constitution, inbetween the lines, via Foucault’s basic concepts, focusing the analysis on discourse concepts and control mechanisms, regimes, games, desires of the truth and power relations. The main female triad of the story, composed of Morgana, Viviane and Guinevere, will be analized. The theoretical framework, besides Foucault, involves authors whose interest of study is te subject, discourse and identities: Veyne (2011), Bauman (2005), Indursky (1998), Macedo (2014), Rodrigues (2016), Louro (1997), Hall (2002), Magalhães (2011), Baccega (2013), Orlandi (2002), Possenti (2002); (2004), among others. Despite the position of women in the social order presented in the story here chosen, it is believed that the subversion of the female character is the seed of a new era in which women will conquer a better place in society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Maria Angélica de.OLIVEIRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/6111110627092405RODRIGUES, Rosângela Melo.RODRIGUES, R. M.OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.http://lattes.cnpq.br/7958219874557313NÓBREGA, Rafaela do Nascimento.2017-082023-01-05T19:42:31Z2023-01-052023-01-05T19:42:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28666NÓBREGA, Rafaela do Nascimento. Da rosa ao espinho: a constituição do sujeito-mulher em As Brumas de Avalon. 2017. 66f. 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