Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Linaiara Santos Hermínio de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275
Resumo: Nesta pesquisa objetivamos descrever e analisar aspectos relacionados à metodologia utilizada para a aprendizagem da escrita e para o agenciamento dos sujeitosprodutores, baseada nos conceitos oriundos de dois campos: de um lado, as abordagens de gênero, de orientação sociorretórica (BAZERMAN, 2006; 2011 e MILLER, 2012) e interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2008). Constitui-se uma pesquisa-ação, desenvolvida, junto a alunos do 2º ano Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Campina Grande-PB. Considerando o caráter interdisciplinar da investigação e dos inúmeros aspectos imbricados no processo de ensino/aprendizagem da escrita, o referencial teórico está constituído também dos conceitos de aprendizagem contextualizada (CASTANHEIRA, 1991 ) e de motivação (TAPIA E FITA, 2003), vindos dos estudos de ensino-aprendizagem. O corpus para análise constituiu-se de cartas de reclamação de três sujeitos e suas respectivas respostas à entrevista semiestruturada, instrumento através do qual se obteve a visão dos sujeitos em relação à intervenção didática. Inicialmente, descrevemos a condição inicial da escrita dos alunos, em seguida, a intervenção didática implementada e, por fim, investigamos o desempenho dos alunos, em relação ao contexto pragmático da produção e a sua materialização, a partir do exame da organização retórica das cartas e do posicionamento enunciativo, representado pelas vozes e modalizações utilizadas pelos sujeitos. As análises revelam, com base nas respostas à entrevista, que os sujeitos produtores compreenderam a escrita como um modo de interagir e/ou intervir na sociedade através da linguagem, fazendo-os sentir-se agentes através da escrita. A organização retórica dos textos evidenciou a utilização de movimentos que garantiam a unidade textual, com o uso de argumentos consistentes, o que demonstrou a apropriação do propósito comunicativo do gênero. Outro aspecto relevante como sinalizador da aprendizagem da escrita foi o uso das vozes e modalizações presentes nos textos tanto dos alunos quanto da professora/pesquisadora nas atividades propostas, mostrando o lugar social representado pelo produtor e por seu interlocutor, no momento da escrita, confirmando a ampliação da capacidade de relacionar os aspectos linguísticos aos pragmáticos.
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Constitui-se uma pesquisa-ação, desenvolvida, junto a alunos do 2º ano Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Campina Grande-PB. Considerando o caráter interdisciplinar da investigação e dos inúmeros aspectos imbricados no processo de ensino/aprendizagem da escrita, o referencial teórico está constituído também dos conceitos de aprendizagem contextualizada (CASTANHEIRA, 1991 ) e de motivação (TAPIA E FITA, 2003), vindos dos estudos de ensino-aprendizagem. O corpus para análise constituiu-se de cartas de reclamação de três sujeitos e suas respectivas respostas à entrevista semiestruturada, instrumento através do qual se obteve a visão dos sujeitos em relação à intervenção didática. Inicialmente, descrevemos a condição inicial da escrita dos alunos, em seguida, a intervenção didática implementada e, por fim, investigamos o desempenho dos alunos, em relação ao contexto pragmático da produção e a sua materialização, a partir do exame da organização retórica das cartas e do posicionamento enunciativo, representado pelas vozes e modalizações utilizadas pelos sujeitos. As análises revelam, com base nas respostas à entrevista, que os sujeitos produtores compreenderam a escrita como um modo de interagir e/ou intervir na sociedade através da linguagem, fazendo-os sentir-se agentes através da escrita. A organização retórica dos textos evidenciou a utilização de movimentos que garantiam a unidade textual, com o uso de argumentos consistentes, o que demonstrou a apropriação do propósito comunicativo do gênero. Outro aspecto relevante como sinalizador da aprendizagem da escrita foi o uso das vozes e modalizações presentes nos textos tanto dos alunos quanto da professora/pesquisadora nas atividades propostas, mostrando o lugar social representado pelo produtor e por seu interlocutor, no momento da escrita, confirmando a ampliação da capacidade de relacionar os aspectos linguísticos aos pragmáticos.In this thesis we aimed to describe and analyze aspects related to the methodology used for writing learning and on the agency of texts’ subject-producers. The theoretical framework, from interdisciplinary nature, is composed by concepts arising from the language field, with genre approaches, socio-rhetorical (BAZERMAN, 2006; 2011 and MILLER, 2012) and socio-discourse interactional orientation (BRONCKART, 1999, 2008), and from the teaching and learning field with the concepts of contextualized learning (CASTANHEIRA, 1991) and motivation (TAPIA and FITA, 2003). This is an action-research, developed with 2nd year high school students, from a state school in Campina Grande-PB. The analysis corpus consisted of complaint letters from three subjects and their responses to a semi- structured interview. We describe the initial condition of the students' writing, then, the didactic intervention implemented and, finally, we investigated the students’ performance in relation to the pragmatic production context and its materialization, from the examination of the letters’ rhetorical organization and enunciation positioning, stressed on the subjects’ voices and modalizations. The analyzes, based on responses to the interview, show that the subjects-producers understood writing as a way of interacting and/ or intervening on society through language, making them feel as agents through writing. The rhetorical organization of texts highlighted the use of movements that ensured the textual unit, with the usage of consistent arguments, what has demonstrated ownership of the genre’s communicative purpose. Another important aspect as a writing learning indicator it was the voices usage and modalizations in students' texts, showing the producer’s social place and his interlocutor, confirming the extension’s ability of relating linguistic to the pragmatic aspects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363HOFFNAGEL, Judith Chambliss.HOFFNAGEL, J. C.http://lattes.cnpq.br/4017025423284064SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. 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