Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396
Resumo: A educação ambiental consiste em reflexões e práticas a respeito do papel dos indivíduos em relação ao meio ambiente em que vivem. Assim, essa educação é vista como possível redentora em meio a tantos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual. Este trabalho descreveu e analisou uma sequência didática com alunos de uma turma de 5º ano na Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre os tipos de resíduos sólidos e suas implicações no meio ambiente e na sociedade em geral. Nas atividades optou-se pela interligação da teoria e prática, numa perspectiva interdisciplinar entrelaçando saberes científicos e arte como percurso metodológico para construção do conhecimento. A pesquisa teve como principais resultados o trabalho coletivo entre os estudantes, o estímulo à construção de saberes ambientais, a afetividade no contexto escolar e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Este trabalho também apontou possibilidades para a participação da comunidade escolar em torno da temática ambiental.
id UFCG_4172e97063e3b597b124429955576b1a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9396
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.Environmental education with children: playing and learning from solid waste.Educación ambiental con niños: jugando y aprendiendo con los residuos sólidos.Meio ambienteLixoEscolaEnvironmentGarbageSchoolMedio ambienteBasuraColegioCiências BiológicasA educação ambiental consiste em reflexões e práticas a respeito do papel dos indivíduos em relação ao meio ambiente em que vivem. Assim, essa educação é vista como possível redentora em meio a tantos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual. Este trabalho descreveu e analisou uma sequência didática com alunos de uma turma de 5º ano na Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre os tipos de resíduos sólidos e suas implicações no meio ambiente e na sociedade em geral. Nas atividades optou-se pela interligação da teoria e prática, numa perspectiva interdisciplinar entrelaçando saberes científicos e arte como percurso metodológico para construção do conhecimento. A pesquisa teve como principais resultados o trabalho coletivo entre os estudantes, o estímulo à construção de saberes ambientais, a afetividade no contexto escolar e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Este trabalho também apontou possibilidades para a participação da comunidade escolar em torno da temática ambiental.Environmental education consists in reflections and practices about the individuals’ role in relation to the environment in which they live. So, this education is seem as a possible redeeming among many environmental problems faced by the current society. This paper describes and analyzes a didactic sequence with students in a 5th grade class about the types of solid waste and their implications on the environment and society in general. In the activities we opted for the interconnection of theory and practice, in an interdisciplinary perspective intertwining scientific knowledge and art as methodological approach for knowledge building. The results bring to the discussion the importance of stimulating the collective work, social participation, affective development in the school context and encouraging the development of artistic skills. This paper also points out possibilities to the school community participation around environment themes.La educación ambiental consiste en reflexiones y prácticas sobre el papel de los individuos en relación con el medio en el que viven. Así, esta educación se ve como un posible redentor en medio de tantos problemas ambientales que enfrenta la sociedad actual. Este trabajo describió y analizó una secuencia didáctica con estudiantes de 5º año de la Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre los tipos de residuos sólidos y sus implicaciones para el medio ambiente y la sociedad en general. En las actividades se optó por la interconexión de la teoría y la práctica, en una perspectiva interdisciplinaria, entrelazando el conocimiento científico y el arte como camino metodológico para la construcción del conocimiento. Los principales resultados de la investigación fueron el trabajo colectivo entre los estudiantes, el estímulo a la construcción del conocimiento ambiental, la afectividad en el contexto escolar y el desarrollo de habilidades artísticas. Este trabajo también apuntó posibilidades para la participación de la comunidad escolar en torno al tema ambiental.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.http://lattes.cnpq.br/6305113910618754SANTOS, Michelle Gomes.COSTA, Nayara Tatianna Santos da.LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.20152019-11-22T09:22:33Z2019-11-222019-11-22T09:22:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396LUCENA,Talita Kelly Pinheiro. Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. 2015. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:40:15Zoai:localhost:riufcg/9396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:40:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
Environmental education with children: playing and learning from solid waste.
Educación ambiental con niños: jugando y aprendiendo con los residuos sólidos.
title Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
spellingShingle Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
Meio ambiente
Lixo
Escola
Environment
Garbage
School
Medio ambiente
Basura
Colegio
Ciências Biológicas
title_short Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
title_full Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
title_fullStr Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
title_full_unstemmed Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
title_sort Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos.
author LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
author_facet LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
SANTOS, Michelle Gomes.
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Talita Kelly Pinheiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Lixo
Escola
Environment
Garbage
School
Medio ambiente
Basura
Colegio
Ciências Biológicas
topic Meio ambiente
Lixo
Escola
Environment
Garbage
School
Medio ambiente
Basura
Colegio
Ciências Biológicas
description A educação ambiental consiste em reflexões e práticas a respeito do papel dos indivíduos em relação ao meio ambiente em que vivem. Assim, essa educação é vista como possível redentora em meio a tantos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual. Este trabalho descreveu e analisou uma sequência didática com alunos de uma turma de 5º ano na Escola Municipal Pedro Henriques da Costa sobre os tipos de resíduos sólidos e suas implicações no meio ambiente e na sociedade em geral. Nas atividades optou-se pela interligação da teoria e prática, numa perspectiva interdisciplinar entrelaçando saberes científicos e arte como percurso metodológico para construção do conhecimento. A pesquisa teve como principais resultados o trabalho coletivo entre os estudantes, o estímulo à construção de saberes ambientais, a afetividade no contexto escolar e o desenvolvimento de habilidades artísticas. Este trabalho também apontou possibilidades para a participação da comunidade escolar em torno da temática ambiental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-22T09:22:33Z
2019-11-22
2019-11-22T09:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396
LUCENA,Talita Kelly Pinheiro. Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. 2015. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9396
identifier_str_mv LUCENA,Talita Kelly Pinheiro. Educação ambiental com crianças: brincando e aprendendo com resíduos sólidos. 2015. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744415084773376