Análise do envelhecimento, rigidez e suscetibilidade á presença de água em misturas recicladas com adição de agentes de reciclagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Daniel Beserra.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27481
Resumo: Usualmente, a restauração de um pavimento envolve as etapas de fresagem do revestimento desgastado e aplicação de nova camada. A fresagem é processo mecânico de corte do revestimento do pavimento que gera um resíduo denominado fresado. As principais alternativas para a reutilização desse material na área de pavimentação são a utilização como estabilizante de bases e sub-bases ou como integrante da mistura asfáltica. As confecções de misturas recicladas devem considerar a presença do ligante envelhecido, do contrário a mistura reciclada apresentará baixa resistência ao trincamento. As diretrizes de projeto de mistura reciclado recomendam o rejuvenescimento do ligante oxidado por meio da adição de agentes de reciclagem (AR), que são aditivos redutores de viscosidade e, consequentemente, de temperatura. Por ser um componente de uso recente na pavimentação e a sua variedade, não existe um consenso na determinação do teor de AR ou o momento ideal de sua adição no processo de mistura dos asfaltos reciclados. A falta de concordância se deve a dificuldade de análise da interação entre os diversos ARs e o ligante envelhecimento presentes no fresado. Este trabalho teve como objetivo analisar misturas asfálticas com adição de alto teores de RAP (25%, 50%, 75% e 100%), de diferentes tipos de agentes de reciclagem (ADCAP WM e óleo residual de motor) e em etapas distintas da produção de mistura asfáltica reciclada (junto ao fresado, junto ao agregado e na adição ao ligante). Os resultados indicaram que é possível utilizar até 75% de fresado em misturas asfálticas recicladas, entretanto é necessário um acompanhamento detalhado de sua execução e desempenho ao longo de sua vida útil. Ao se adicionar óleo residual de motor é possível confeccionar misturas recicladas com adições de 50 e 75% de fresado, desde que a adição do óleo residual seja feita diretamente ao ligante novo. Para o caso de adições de ADCAP WM as mesmas adições podem ser realizadas e as configurações de adição podem ser acrescidas de adição do agente de reciclagem junto ao agregado. Por meio das análises realizadas nessa tese é possível afirmar que o máximo teor de RAP a ser aplicado deve ser 75% e a adição de ADCAP WM diretamente ao ligante apresentou resultados levemente melhores do que as demais combinações.
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As confecções de misturas recicladas devem considerar a presença do ligante envelhecido, do contrário a mistura reciclada apresentará baixa resistência ao trincamento. As diretrizes de projeto de mistura reciclado recomendam o rejuvenescimento do ligante oxidado por meio da adição de agentes de reciclagem (AR), que são aditivos redutores de viscosidade e, consequentemente, de temperatura. Por ser um componente de uso recente na pavimentação e a sua variedade, não existe um consenso na determinação do teor de AR ou o momento ideal de sua adição no processo de mistura dos asfaltos reciclados. A falta de concordância se deve a dificuldade de análise da interação entre os diversos ARs e o ligante envelhecimento presentes no fresado. Este trabalho teve como objetivo analisar misturas asfálticas com adição de alto teores de RAP (25%, 50%, 75% e 100%), de diferentes tipos de agentes de reciclagem (ADCAP WM e óleo residual de motor) e em etapas distintas da produção de mistura asfáltica reciclada (junto ao fresado, junto ao agregado e na adição ao ligante). Os resultados indicaram que é possível utilizar até 75% de fresado em misturas asfálticas recicladas, entretanto é necessário um acompanhamento detalhado de sua execução e desempenho ao longo de sua vida útil. Ao se adicionar óleo residual de motor é possível confeccionar misturas recicladas com adições de 50 e 75% de fresado, desde que a adição do óleo residual seja feita diretamente ao ligante novo. Para o caso de adições de ADCAP WM as mesmas adições podem ser realizadas e as configurações de adição podem ser acrescidas de adição do agente de reciclagem junto ao agregado. Por meio das análises realizadas nessa tese é possível afirmar que o máximo teor de RAP a ser aplicado deve ser 75% e a adição de ADCAP WM diretamente ao ligante apresentou resultados levemente melhores do que as demais combinações.Usually, the restoration of a pavement involves the steps of milling the worn coating and applying a new layer. Milling is a mechanical process of cutting the floor covering that generates a residue called milled. The main alternatives for the reuse of this material in the paving area are the use as a stabilizer of bases and sub-bases or as an integral part of the asphalt mixture. The preparation of recycled mixtures must consider the presence of the aged binder, otherwise the recycled mixture will present low resistance to cracking. The recycled mix design guidelines recommend rejuvenating the oxidized binder through the addition of recycling agents (RA), which are viscosity and therefore temperature reducing additives. Because it is a component of recent use in paving and its variety, there is no consensus on the determination of the AR content or the ideal moment of its addition in the mixing process of recycled asphalts. The lack of agreement is due to the difficulty in analyzing the interaction between the various ARs and the aging binder present in the milled material. This study aimed to analyze asphalt mixtures with the addition of high levels of RAP (25%, 50%, 75% and 100%), of different types of recycling agents (ADCAP WM and residual engine oil) and in different stages of the production of recycled asphalt mix (next to milled, next to aggregate and in addition to binder). The results indicated that it is possible to use up to 75% of milled material in recycled asphalt mixtures, however, a detailed monitoring of its execution and performance throughout its useful life is necessary. By adding residual engine oil it is possible to make recycled mixtures with additions of 50 and 75% milled, provided that the addition of residual oil is made directly to the new binder. In the case of ADCAP WM additions, the same additions can be performed and the addition configurations can be added by adding the recycling agent to the aggregate. Through the analyzes carried out in this thesis, it is possible to state that the maximum RAP content to be applied should be 75%, the best additive, between the two used, is ADCAP WM, and the addition directly to the binder showed slightly better results.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, ADRIANO ELÍSIO DE FIGUEIRÊDO LOPES.DE FIGUEIREDO LOPES LUCENAhttp://lattes.cnpq.br/4428634327768673LUCENA, Lêda Christiane de Figuêiredo Lopes.LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.DA CHRISTIANE DE FIGUEIRÊDO LOPES L, LÊ.LOPES LUCENA, L. C. DE FIGUEIRÊDO.http://lattes.cnpq.br/2234702016679131MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.MENDONÇA, A. M. G. D.Mendonça, Ana Maria Gonçalves DuarteMendonça, A. M. G. D.http://lattes.cnpq.br/7613871386733779ARAGÃO, Francisco Thiago Sacramento.ARAGÃO, F. T. S.Aragão, Francisco Thiago Sacramento.ARAGÃO, FRANCISCO T.S.http://lattes.cnpq.br/5891759417207111CAVALCANTE, Fabiano Pereira.CAVALCANTE, F. P.http://lattes.cnpq.br/5582393523349973PATRÍCIO, Jonny Dantas.PATRICIO, J. D.PATRICIO, JONNY.PATRICIO, JONNY DANTAS.http://lattes.cnpq.br/4467510175248835COSTA, Daniel Beserra.2022-05-122022-09-28T17:10:58Z2022-09-282022-09-28T17:10:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27481COSTA, Daniel Beserra. Análise do envelhecimento, rigidez e suscetibilidade á presença de água em misturas recicladas com adição de agentes de reciclagem. 2022. 239 fl. Tese (Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. 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