Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4929 |
Resumo: | Este trabalho monográfico objetiva realizar uma discussão teórica sobre o papel e a relevância atribuídos a revisão e a reescrita no processo de produção de textos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando livros, revistas especializadas, artigos científicos, dissertação, seções de tese, além de sites e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 2001 e 2002). Esta discussão está fundamentada sob dois pilares principal: a) a apresentação e a discussão dos pensamentos de autores brasileiros e estrangeiros sobre o assunto; e b) a breve análise realizada sobre a presença da revisão e da reescrita nos PCN. Assim, a base teórica está relacionada, por exemplo, com Bakhtin (2003 e 2006) e sua visão dialógica da linguagem; Kato (2005), Serafini (1998) e Calkins (1989), que consideram a escrita como sendo um processo que se faz em etapas; Antunes (2003, 2005, 2006 e 2009), Marcuschi (2008a e 2008b), Koch e Elias (2011) e Ruiz (2001), que contemplam a noção de interação enquanto importante relação do processo de escrita, dentre outros. Foi possível refletir sobre a escrita e sua constituição, a maneira como tem sido entendida pela escola, sua importância para a sociedade e os modos diversos com os quais os estudiosos a tem concebido. Dentro dos estudos que se referem a tais concepções, constatou-se a validade endereçada, pelos diversos autores, as tendências que tomam a escrita como um processo caracterizado por etapas, especialmente aqueles que vêem este processo levando em conta a interação. Percebeu-se, ainda, que revisão e reescrita tem sido caracterizadas como sendo etapas nas quais, respectivamente, observa- se o texto e faz-se mais uma vez o que se compreende como inadequado, sendo que os PCN apresentam e ressaltam a importância da revisão e da reescrita para a produção de um texto. Alem disso, atentou-se para o fato de que os diversos estudiosos tem visto a revisão e a reescrita como fontes de oportunidades para que o aprendiz/escritor reflita durante a escrita de seu texto, bem como vislumbram o professor e os colegas como membros que podem auxiliar na revisão e na reescrita. Estes resultados mostram que e possível entender como evidente o fato de que os que compõem a escola constantemente devem tomar conhecimento sobre as pesquisas teóricas e praticas que tem comprovado a significação positiva e a imensa relevância da revisão e da reescrita para a produção textual, especialmente no contexto do ensino da escrita. |
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Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos.Role and relevance of revision and rewriting in the production process of texts.Produção textualReescritaText productionRewrittenLetras - Língua Portuguesa.Este trabalho monográfico objetiva realizar uma discussão teórica sobre o papel e a relevância atribuídos a revisão e a reescrita no processo de produção de textos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica considerando livros, revistas especializadas, artigos científicos, dissertação, seções de tese, além de sites e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 2001 e 2002). Esta discussão está fundamentada sob dois pilares principal: a) a apresentação e a discussão dos pensamentos de autores brasileiros e estrangeiros sobre o assunto; e b) a breve análise realizada sobre a presença da revisão e da reescrita nos PCN. Assim, a base teórica está relacionada, por exemplo, com Bakhtin (2003 e 2006) e sua visão dialógica da linguagem; Kato (2005), Serafini (1998) e Calkins (1989), que consideram a escrita como sendo um processo que se faz em etapas; Antunes (2003, 2005, 2006 e 2009), Marcuschi (2008a e 2008b), Koch e Elias (2011) e Ruiz (2001), que contemplam a noção de interação enquanto importante relação do processo de escrita, dentre outros. Foi possível refletir sobre a escrita e sua constituição, a maneira como tem sido entendida pela escola, sua importância para a sociedade e os modos diversos com os quais os estudiosos a tem concebido. Dentro dos estudos que se referem a tais concepções, constatou-se a validade endereçada, pelos diversos autores, as tendências que tomam a escrita como um processo caracterizado por etapas, especialmente aqueles que vêem este processo levando em conta a interação. Percebeu-se, ainda, que revisão e reescrita tem sido caracterizadas como sendo etapas nas quais, respectivamente, observa- se o texto e faz-se mais uma vez o que se compreende como inadequado, sendo que os PCN apresentam e ressaltam a importância da revisão e da reescrita para a produção de um texto. Alem disso, atentou-se para o fato de que os diversos estudiosos tem visto a revisão e a reescrita como fontes de oportunidades para que o aprendiz/escritor reflita durante a escrita de seu texto, bem como vislumbram o professor e os colegas como membros que podem auxiliar na revisão e na reescrita. Estes resultados mostram que e possível entender como evidente o fato de que os que compõem a escola constantemente devem tomar conhecimento sobre as pesquisas teóricas e praticas que tem comprovado a significação positiva e a imensa relevância da revisão e da reescrita para a produção textual, especialmente no contexto do ensino da escrita.This study aims to accomplish a theoretical discussing about the function and the relevance attributed to the revision and rewriting in the process of production of texts. It has been accomplished a bibliographical researche by considering books, specialized magazines, scientific articles, academic works, besides sites and the Parametros Curriculares Nacionais (PCN 1998, 2001 e 2002). It is importante to highlight that this discussion is based on two main pillars: a) the presentation and the discussion of the Brazilian and foreign authors' thoughts about the subject; and b) a short analysis about the presence of the revision and rewriting in the PCN. So, the theoretical basis is related, for instance, to Bakhtin (2003 and 2006) and his dialogic vision of the language, Kato (2005), Serafini (1998) and Calkins (1989) , that consider the writing as a process (in stages); Antunes (2003, 2005, 2006 and 2009), Marcuschi (2008a and 2008b), Koch and Elias (2011) and Ruiz (2001), that contemplate the notion of interaction as being an important relationship of the writing process, among others. It has been possible to contemplate about the writing and its constitution, the way as it has been understood by school, its importance for the society and the several manners which the specialists have been conceiving it. Inside of the studies that refer to such conceptions, the addressed validity has been verified, by the several authors, for the tendencies that take the writing as a process characterized by stages, especially those that see this process by considering the interaction. It has been noticed, still, that revision and rewriting have been characterized as being stages in that, respectively, the text is observed and rewritten considering the inadequate topics and the PCN present and it point out the importance of the revision and of the rewriting for the production of a text. Besides, it has been stood out the fact that several specialists see the revision and the rewriting as sources of opportunities for the learner/writer reflect during the writing of her/his text, as well as they focus the teacher and the classmates as members who are able to contribute for the revision and rewriting. This results have showed that it is possible to understand as evident the fact that the ones that make up the school, constantly, should have knowledge about theoretical and practical researches that have been proved the positive significance and immense relevance of the revision and rewriting for the textual production, especially in the writing teaching context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGOLIVEIRA, Rose Maria Leite de.OLIVEIRA, R. M. L.http://lattes.cnpq.br/6107356708140208PEREIRA , Hérica Paiva.SOUSA, José Wanderley Alves de.BARRÊTO, Ágda Franco.2012-12-112019-07-18T15:25:40Z2019-07-182019-07-18T15:25:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4929BARRÊTO, Ágda Franco. Papel e relevância da revisão e da reescrita no processo de produção de textos. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-31T11:47:00Zoai:localhost:riufcg/4929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-31T11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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