Análise do comportamento de aterros sobre solos moles: um estudo de caso de um aterro leve com poliestireno expandido ("isopor") na rodovia BR-101, Goiana-PE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIRMINO, Ronaldo Moura.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8333
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento de um trecho sobre solos moles devido aos três projetos de aterros executados sobre esse trecho em datas distintas. O Trecho, nomeado Aterro 2, de extensão 120 metros, sendo uma das extremidades um encontro de ponte, se localiza nas obras de duplicação da rodovia BR 101, nas proximidades da cidade de Goiana – PE. Fez-se um estudo dos projetos desenvolvidos: o primeiro projeto, executado parcialmente, de solução em aterro sobre drenos verticais; o segundo projeto, executado parcialmente, de solução em aterro leve com a utilização de blocos de poliestireno expandido (EPS); e o terceiro projeto, totalmente executado, de solução mista de aterro sobre drenos verticais e de aterro leve de blocos de poliestireno expandido (EPS). Foram realizados ensaios de campo: sondagens à percussão com medida de SPT (Standard Penetration Test) e ensaios de palheta (Vane Test) na camada de solo mole para dimensionamento do terceiro projeto. Para compor essa dissertação, era prevista a realização de ensaios edométricos e de compressão triaxial CU (Consolidated Undrained) em amostras indeformadas do solo mole para verificação dos parâmetros do terceiro projeto, porém devido à baixa consistência das amostras, não foi possível realizar os ensaios de compressão triaxial CU, somente os edométricos. Durante a execução do terceiro projeto, foram analisados os resultados da instrumentação geotécnica implantada no aterro, composta por 3 inclinômetros, 12 placas de recalque e 12 marcos superficiais. Por último, foi feito um estudo comparativo, com relação aos recalques medidos pelas placas de recalque, previstos em projeto e previstos nos ensaios edométricos. Observou-se, durante a execução do aterro, que a instrumentação apresentou resultados aceitáveis que garantiam a estabilidade do aterro e a conclusão da obra.
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Fez-se um estudo dos projetos desenvolvidos: o primeiro projeto, executado parcialmente, de solução em aterro sobre drenos verticais; o segundo projeto, executado parcialmente, de solução em aterro leve com a utilização de blocos de poliestireno expandido (EPS); e o terceiro projeto, totalmente executado, de solução mista de aterro sobre drenos verticais e de aterro leve de blocos de poliestireno expandido (EPS). Foram realizados ensaios de campo: sondagens à percussão com medida de SPT (Standard Penetration Test) e ensaios de palheta (Vane Test) na camada de solo mole para dimensionamento do terceiro projeto. Para compor essa dissertação, era prevista a realização de ensaios edométricos e de compressão triaxial CU (Consolidated Undrained) em amostras indeformadas do solo mole para verificação dos parâmetros do terceiro projeto, porém devido à baixa consistência das amostras, não foi possível realizar os ensaios de compressão triaxial CU, somente os edométricos. Durante a execução do terceiro projeto, foram analisados os resultados da instrumentação geotécnica implantada no aterro, composta por 3 inclinômetros, 12 placas de recalque e 12 marcos superficiais. Por último, foi feito um estudo comparativo, com relação aos recalques medidos pelas placas de recalque, previstos em projeto e previstos nos ensaios edométricos. Observou-se, durante a execução do aterro, que a instrumentação apresentou resultados aceitáveis que garantiam a estabilidade do aterro e a conclusão da obra.The objective of this work is to analyze the behavior of a stretch on soft soils for the three projects landfills developed for this stretch. The stretch, named Landfill 2, of 120 meters length, with one end of a meeting of bridge, is located in the works of doubling BR 101, near the city of Goiana - PE. Made a study of the developed projects: the first project, partially executed, the solution embankment on vertical drains, the second project, partially executed, solution to lightweight landfill with the use of blocks of expanded polystyrene (EPS), and the third design, fully executed, the mixed solution of vertical drains and the landfill of blocks of expanded polystyrene (EPS). Field trials were conducted: surveys to measure percussion with SPT (Standard Penetration Test) and Vane Tests in soft soil layer for dimensioning the third project. To compose this dissertation, it was planned to conduct edometric tests and triaxial CU (Consolidated Undrained) tests in undisturbed soft soil to check the parameters of the third project, but due to low consistency of the samples, it was not possible to perform triaxial CU tests, only edometric tests. During the execution of the third project, we analyzed the results of geotechnical instrumentation deployed at the site, with 3 inclinometers, settlement plates 12 and 12 surface landmarks. Finally, a comparative study was made with respect to settlements measured by settlement plates, set designer and edometric tests. It was observed during the execution of the landfill, the instrumentation showed acceptable results that ensured the stability of the embankment and completion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGBEZERRA, Raimundo Leidimar.BEZERRA, R. L.http://lattes.cnpq.br/1046305389288490PAIVA, William de.PAIVA, W.http://lattes.cnpq.br/2612977983185686MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles.CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.FIRMINO, Ronaldo Moura.2013-052019-10-22T13:24:38Z2019-10-222019-10-22T13:24:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8333FIRMINO, Ronaldo Moura. Análise do comportamento de aterros sobre solos moles: um estudo de caso de um aterro leve com poliestireno expandido ("isopor") na rodovia BR-101, Goiana-PE. 2013. 125f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T19:56:18Zoai:localhost:riufcg/8333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T19:56:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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