Implementação de métodos para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota homogênea.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32594 |
Resumo: | Para manter o nível de competitividade as organizações buscam meios de otimização para as operações, possibilitando o estudo e desenvolvimento de modelos de otimização, onde o roteamento de veículos se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) é uma extensão do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), ao adicionar novas restrições. O PRV é classificado como um problema NP-hard, ou seja, não existe um algoritmo que encontre a solução ideal em tempo polinomial. Nesse contexto as organizações com mais processos otimizados e custos reduzidos sobrevivem a concorrência. Dessa forma o roteamento de veículos é um dos maiores gargalos para roteirização para organizações e se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O presente trabalho aborda o desenvolvimento e implementação de métodos capazes de determinar rotas para diferentes veículos com capacidades distintas, o qual retornará uma solução para o roteamento de veículos. O estudo é baseado na formulação do modelo matemático, a utilização do software de otimização GUROBI, implementando heurística construtiva e duas meta-heurísticas para resolução do modelo e análise dos resultados obtidos, com intuito de buscar a minimização de custos da operação logística, ou seja, custos referentes ao frete e a geração da ordem de rotas. |
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Implementação de métodos para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota homogênea.Implementation of methods to solve the vehicle routing problem with a homogeneous fleet.LogísticaPesquisa operacionalProblema de roteamento de veículos - PRVMeta-heurísticaProblema do caixeiro viajanteVariable Neighborhood SearchIterated Local SearchLogisticsOperational ResearchVehicle Routing Problem - PRVMetaheuristicTraveling salesman problemEngenharia de Produção.Para manter o nível de competitividade as organizações buscam meios de otimização para as operações, possibilitando o estudo e desenvolvimento de modelos de otimização, onde o roteamento de veículos se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) é uma extensão do Problema do Caixeiro Viajante (PCV), ao adicionar novas restrições. O PRV é classificado como um problema NP-hard, ou seja, não existe um algoritmo que encontre a solução ideal em tempo polinomial. Nesse contexto as organizações com mais processos otimizados e custos reduzidos sobrevivem a concorrência. Dessa forma o roteamento de veículos é um dos maiores gargalos para roteirização para organizações e se enquadra nos problemas clássicos dentro do gerenciamento logístico. O presente trabalho aborda o desenvolvimento e implementação de métodos capazes de determinar rotas para diferentes veículos com capacidades distintas, o qual retornará uma solução para o roteamento de veículos. O estudo é baseado na formulação do modelo matemático, a utilização do software de otimização GUROBI, implementando heurística construtiva e duas meta-heurísticas para resolução do modelo e análise dos resultados obtidos, com intuito de buscar a minimização de custos da operação logística, ou seja, custos referentes ao frete e a geração da ordem de rotas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212023-11-01T21:38:48Z2023-11-012023-11-01T21:38:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32594MORELLI, Laura Calligaris Perim; REIS, Jorge Von Atzingen dos. Implementação de métodos para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota homogênea. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32594porMORELLI, Laura Caligaris Perim.REIS, Jorge von Atzingen dos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T19:10:49Zoai:localhost:riufcg/32594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T19:10:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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