Identidade e alteridade dos cornos nos aforismos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Eronides Câmara de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34302
Resumo: Em 2008 uma reportagem do Jornal da Paraíba, publicou uma reportagem sob o título “Eles são mais felizes na “Cornolândia”. Segundo o jornal “A Cornolândia, ou Associação dos Cornos da Torre” já existe há 16 anos e conta com muitos associados. Seus membros tratam o tema de forma alegre e com sociabilidade na medida em que ‘uns vão dando orientações aos outros’ e tratando a questão com humor, diminuindo a dor daqueles que se sentem traídos. Na Cornolândia a dor da traição é tratada com terapia, pelo atendimento psicológico através da vendedora de tapioca, e das sociabilidades simbólicas como o cartão de crédito “Chifrocard”, a carteirinha de sócios e vários aforismos colocados nas paredes da associação. Este texto trata dos aforismos que são construídos sobre o homem corneado, presentes simbolicamente Cornolândia em folhetos de cordel e na internet. Estamos analisando esse material problematizando os processos de subjetividades em que as identidades elaboradas para o masculino, quando traído, são representadas. São formas de proceder ou de normatizar o lugar do homem traído e apresentar estas identidades como construções de alteridade do masculino. Como exemplo, o aforismo do ‘ corno manso’: é aquele que evita qualquer confusão com o urso; ou ‘o corno vaidoso’: é aquele que além de levar ‘gaia’ não usa nem chapéu para disfarçar. Esses aforismos são construções breves, mas que configuram o homem corneado identitariamente diferente do masculino edificado historicamente como honrado. Honra e desonra faz a mediação das construções identitárias entre homens traídos e os homens supostamente não traídos. Esse é um dos temas que constitui um dos capítulos da minha tese de doutorado. Discutir e analisar os aforismos são burlas para problematizar os discursos que legitimam e reforçam as identidades e alteridades.
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