Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
Resumo: | O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância. |
id |
UFCG_448fc09d35b44bb8211a8ac1da4916d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5308 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.Collaborative consumption: the behavior of Coworking users.Consumo colaborativoCompartilhamentoCoworkingCollaborative consumptionSharingAdministraçãoO consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância.Collaborative consumption is a new way to obtain, use and disposal, which is focused on sharing. Based on values such as sustainability, accessibility and collaboration, its essence is not in ownership of the property, but the benefit of access and the resulting experiences of trade. The objective of this work is to understand the collaborative consumption behavior, taking as sample users of coworking spaces. Thus, it was applied, together with members of 18 coworking groups found on Facebook, a questionnaire containing 27 indicators, distributed according to seven dimensions. To answer a Likert scale from 1 to 5 was used, representing alternatives ranging from "never" to "always" respectively. As a conclusion of the 72 questionnaires obtained, it was found that intrinsic and extrinsic motivators such as financial benefits, saving time, social identification, environmental awareness and flexibility to work in different locations have the same relevance in the decision to share a workspace . On the other hand, the fear of unavailability of space, as well as the inconvenience of having to search and book the desired location proved as limiting such collaborative practice. Trust initially expected as an inhibitor to sharing workspace, showed no significance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875FARIAS, Claudia Gomes de.FARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371BRITO, Sara Mayana Honório de.20162019-08-01T20:57:03Z20162019-08-01T20:57:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T13:40:23Zoai:localhost:riufcg/5308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T13:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. Collaborative consumption: the behavior of Coworking users. |
title |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
spellingShingle |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo Compartilhamento Coworking Collaborative consumption Sharing Administração |
title_short |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
title_full |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
title_fullStr |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
title_full_unstemmed |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
title_sort |
Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. |
author |
BRITO, Sara Mayana Honório de. |
author_facet |
BRITO, Sara Mayana Honório de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. CORREIA, S. É. N. http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 MOTTA, Verônica Macário de Oliveira. OLIVEIRA, V. M. http://lattes.cnpq.br/5942955873045875 FARIAS, Claudia Gomes de. FARIAS, C. G. http://lattes.cnpq.br/2922885697021371 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRITO, Sara Mayana Honório de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo colaborativo Compartilhamento Coworking Collaborative consumption Sharing Administração |
topic |
Consumo colaborativo Compartilhamento Coworking Collaborative consumption Sharing Administração |
description |
O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2019-08-01T20:57:03Z 2019-08-01T20:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
identifier_str_mv |
BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383463915520 |