Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Sara Mayana Honório de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
Resumo: O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância.
id UFCG_448fc09d35b44bb8211a8ac1da4916d9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5308
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.Collaborative consumption: the behavior of Coworking users.Consumo colaborativoCompartilhamentoCoworkingCollaborative consumptionSharingAdministraçãoO consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância.Collaborative consumption is a new way to obtain, use and disposal, which is focused on sharing. Based on values such as sustainability, accessibility and collaboration, its essence is not in ownership of the property, but the benefit of access and the resulting experiences of trade. The objective of this work is to understand the collaborative consumption behavior, taking as sample users of coworking spaces. Thus, it was applied, together with members of 18 coworking groups found on Facebook, a questionnaire containing 27 indicators, distributed according to seven dimensions. To answer a Likert scale from 1 to 5 was used, representing alternatives ranging from "never" to "always" respectively. As a conclusion of the 72 questionnaires obtained, it was found that intrinsic and extrinsic motivators such as financial benefits, saving time, social identification, environmental awareness and flexibility to work in different locations have the same relevance in the decision to share a workspace . On the other hand, the fear of unavailability of space, as well as the inconvenience of having to search and book the desired location proved as limiting such collaborative practice. Trust initially expected as an inhibitor to sharing workspace, showed no significance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.CORREIA, S. É. N.http://lattes.cnpq.br/0431849242809370MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875FARIAS, Claudia Gomes de.FARIAS, C. G.http://lattes.cnpq.br/2922885697021371BRITO, Sara Mayana Honório de.20162019-08-01T20:57:03Z20162019-08-01T20:57:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T13:40:23Zoai:localhost:riufcg/5308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T13:40:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
Collaborative consumption: the behavior of Coworking users.
title Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
spellingShingle Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
BRITO, Sara Mayana Honório de.
Consumo colaborativo
Compartilhamento
Coworking
Collaborative consumption
Sharing
Administração
title_short Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
title_full Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
title_fullStr Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
title_full_unstemmed Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
title_sort Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking.
author BRITO, Sara Mayana Honório de.
author_facet BRITO, Sara Mayana Honório de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
CORREIA, S. É. N.
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370
MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
FARIAS, Claudia Gomes de.
FARIAS, C. G.
http://lattes.cnpq.br/2922885697021371
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Sara Mayana Honório de.
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo colaborativo
Compartilhamento
Coworking
Collaborative consumption
Sharing
Administração
topic Consumo colaborativo
Compartilhamento
Coworking
Collaborative consumption
Sharing
Administração
description O consumo colaborativo representa uma nova maneira de obtenção, uso e descarte, que é centrada no compartilhamento. Baseado em valores como sustentabilidade, acessibilidade e colaboração, sua essência não está na propriedade do bem, mas no benefício do acesso e das experiências resultantes das relações de troca. O objetivo deste trabalho é entender o comportamento de consumo colaborativo, tomando como amostra os usuários dos espaços de coworking. Para tanto, foi aplicado, junto aos integrantes de 18 grupos de coworking localizados no Facebook, um questionário contendo 27 indicadores, distribuídos de acordo com sete dimensões. Para resposta, foi utilizada uma escala do tipo Likert de 1 a 5, representando alternativas que variam de “nunca” a “sempre”, respectivamente. Como conclusão dos 72 questionários obtidos, constatou-se que motivadores intrínsecos e extrínsecos tais como: benefícios financeiros, economia de tempo, identificação social, consciência socioambiental e flexibilidade de trabalhar em diferentes locais, apresentam a mesma relevância na decisão de compartilhar um espaço de trabalho. Em contrapartida, o temor por indisponibilidade do espaço, assim como a inconveniência em ter que procurar e reservar o local desejado se revelaram como limitadores de tal prática colaborativa. A confiança, inicialmente esperada como um inibidor ao compartilhamento do espaço de trabalho, não apresentou significância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2019-08-01T20:57:03Z
2019-08-01T20:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
identifier_str_mv BRITO, Sara Mayana Honório de. Consumo colaborativo: o comportamento dos usuários de Coworking. 2016. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383463915520