Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem.
id UFCG_44a3249436669f8c7499506bda2ad969
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2223
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.Geometria espacialLivros didáticosEnsino médioMétodo axiomáticoSpatial geometryDidatic booksHigh schoolAxiomatic methodMatemáticaEste trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem.This work aims to contribute to the Math teaching-learning process, focusing on Geometry. Two textbooks will be analyzed, verifying if the methodology applied in teaching Spacial Geometry favors pupil?s learning and motivate them. Our focus is to analyze the way in which the axiomatic method is introduced in the chapters that present the Spacial Geometry and how these books can help the teacher to develop a logical-deductive reasoning in their pupils. There is also a chapter in which basic concepts about the deductive system is presided to the on teachers who teach in High Schools, giving them information that can complete their knowledge, enriching their methodologies in Geometry teaching. It is expected that this work has utility to the ones who teach and, mostly, to the ones that learn.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGMORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.DE MORAIS FILHO, D. C.http://lattes.cnpq.br/0266444096441721FREITAS, Luciana Roze de.MAIA JÚNIOR, Braúlio.FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.2015-082018-11-19T16:22:44Z2018-11-192018-11-19T16:22:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223FERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T13:41:12Zoai:localhost:riufcg/2223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T13:41:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
title Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
spellingShingle Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
Geometria espacial
Livros didáticos
Ensino médio
Método axiomático
Spatial geometry
Didatic books
High school
Axiomatic method
Matemática
title_short Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
title_full Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
title_fullStr Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
title_full_unstemmed Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
title_sort Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio.
author FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
author_facet FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
DE MORAIS FILHO, D. C.
http://lattes.cnpq.br/0266444096441721
FREITAS, Luciana Roze de.
MAIA JÚNIOR, Braúlio.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Juanbélia Wanderlei de Azevêdo.
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria espacial
Livros didáticos
Ensino médio
Método axiomático
Spatial geometry
Didatic books
High school
Axiomatic method
Matemática
topic Geometria espacial
Livros didáticos
Ensino médio
Método axiomático
Spatial geometry
Didatic books
High school
Axiomatic method
Matemática
description Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com o processo de ensino aprendizagem da Matemática, em especial com o da Geometria Espacial. Faremos a análise de dois livros didáticos, verificando se a metodologia utilizada na apresentação da Geometria Espacial favorece a motivação e aprendizagem do aluno. Teremos como foco, analisar a forma como o método axiomático é apresentado nos capítulos que introduzem o estudo da Geometria Espacial e, se estes livros podem ajudar ao professor a desenvolver um raciocínio lógico dedutivo nos seus alunos. Incluímos, também, um capítulo onde apresentamos os conceitos básicos do sistema dedutivo para professores que atuam no ensino médio, proporcionando-lhes informações que venham complementar seus conhecimentos, enriquecendo suas metodologias no ensino da Geometria. Esperamos que este trabalho tenha utilidade aos que ensinam e, principalmente, aos que aprendem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08
2018-11-19T16:22:44Z
2018-11-19
2018-11-19T16:22:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
FERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
identifier_str_mv FERREIRA, J. W. de A. Análise da axiomatização da geometria espacial nos livros didáticos do ensino médio. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744362330914816