Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Maisa Sales.
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079
Resumo: O objetivo deste trabalho e de examinar e analisar os aspectos críticos relacionados com cruzamentos semaforizados em área urbana baseado no Highway Capacity Manual de 1985 - Special Report 2 09 da TRB. Apresenta uma revisão bibliográfica de estudos analíticos de cruzamentos, focalizando as principais teorias que inspiraram e determinaram o aparecimento do Manual de Capacidade (HCM-85), e os principais avanços surgidos no assunto após a publicação do Manual, com afinalidade de aperfeiçoamento da análise recomendada pelo HCM-85 e de levantamento de questões ainda duvidosas relacionadas com os aspectos críticos. A metodologia do HCM-85 é completamente descrita em seus mínimos detalhes, sendo identificados os seus principais aspectos, apresentando todo o seu processo de análise tanto operacional quanto de planejamento. Isto efeito tendo por objetivo guiar possíveis usuários do Manual, tendo em vista que ainda e usado largamente no Brasil o método tradicional de Webster. Uma análise operacional e de planejamento de Recife - PE, através de um estudo de caso na região metropolitana de Recife - PE, a título de demonstração e teste da metodologia nos seus aspectos mais relevantes, e de verificação da sensibilidade das: principais mudanças sugeridas pelo HCM-85. Propõe, também, um software para o desenvolvimento da análise apresentada pelo Manual, com o objetivo de possibilitar ao analista criar diversos cenários em busca de uma solução mais eficiente para a situação em estudo. Os diversos fatores que influenciam no estudo de cruzamentos semaforizados são analisados, procurando-se determinar aqueles, que realmente são relevantes, de modo a tornar disponíveis ao usuário do HGM-85 considerações feitas por outros pesquisadores, após a publicação do Manual. Isto efeito levando - se em consideração sugestões feitas por diversos estudos que surgiram de pois da publicação do HCM-85.
id UFCG_4533e05ef474cb53206c1f695c8a5aa9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/3079
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.Critical analysis of intersections in urban areas-based on HCM-85.Engenharia de TráfegoTraffic EngineeringSemaforizaçãoSemaphorizationSoftwaresÁrea UrbanaUrban AreaEngenharia civilO objetivo deste trabalho e de examinar e analisar os aspectos críticos relacionados com cruzamentos semaforizados em área urbana baseado no Highway Capacity Manual de 1985 - Special Report 2 09 da TRB. Apresenta uma revisão bibliográfica de estudos analíticos de cruzamentos, focalizando as principais teorias que inspiraram e determinaram o aparecimento do Manual de Capacidade (HCM-85), e os principais avanços surgidos no assunto após a publicação do Manual, com afinalidade de aperfeiçoamento da análise recomendada pelo HCM-85 e de levantamento de questões ainda duvidosas relacionadas com os aspectos críticos. A metodologia do HCM-85 é completamente descrita em seus mínimos detalhes, sendo identificados os seus principais aspectos, apresentando todo o seu processo de análise tanto operacional quanto de planejamento. Isto efeito tendo por objetivo guiar possíveis usuários do Manual, tendo em vista que ainda e usado largamente no Brasil o método tradicional de Webster. Uma análise operacional e de planejamento de Recife - PE, através de um estudo de caso na região metropolitana de Recife - PE, a título de demonstração e teste da metodologia nos seus aspectos mais relevantes, e de verificação da sensibilidade das: principais mudanças sugeridas pelo HCM-85. Propõe, também, um software para o desenvolvimento da análise apresentada pelo Manual, com o objetivo de possibilitar ao analista criar diversos cenários em busca de uma solução mais eficiente para a situação em estudo. Os diversos fatores que influenciam no estudo de cruzamentos semaforizados são analisados, procurando-se determinar aqueles, que realmente são relevantes, de modo a tornar disponíveis ao usuário do HGM-85 considerações feitas por outros pesquisadores, após a publicação do Manual. Isto efeito levando - se em consideração sugestões feitas por diversos estudos que surgiram de pois da publicação do HCM-85.The objective of this work is to examine and analyze the critical aspects related to traffic intersections in urban areas based on the TRB 1985 Highway Capacity Manual. It presents a bibliographic review of cross-analytical studies, focusing on the main theories that inspired and determined the appearance of the Capacity Manual (HCM-85), and the main advances that emerged after the publication of the Manual, in order to improve the recommended analysis by the HCM-85 and to raise still dubious issues related to the critical aspects. The methodology of the HCM-85 is fully described in its minimum details, identifying its main aspects, presenting all its analysis process both operational and planning. This effect has the purpose of guiding possible Users of the Manual, considering that the traditional method of Webster is still widely used in Brazil. An operational and planning analysis of Recife - PE, through a case study in the metropolitan area of ​​Recife - PE, to demonstrate and test the methodology in its most relevant aspects, and to verify the sensitivity of the main changes suggested by the HCM-85. It also proposes software for the development of the analysis presented by the Manual, in order to allow the analyst to create several scenarios in search of a more efficient solution for the situation under study. The various factors that influence the study of signal-crosses are analyzed in order to determine those that are really relevant, so as to make available to the HGM-85 user the considerations made by other researchers after the publication of the Manual. This effect takes into consideration suggestions made by several studies that have arisen since the publication of HCM - 85.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGMELO, Antônio Ildefonso de Albuquerque.MELO, A. I. A.DIAS, Clóviis.SEGUNDO, Benedito Pires Bezerra.COSTA, Maisa Sales.1991-02-012019-03-07T17:44:53Z2019-03-072019-03-07T17:44:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079COSTA, Maisa Sales. Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85. 1991. 585f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T17:50:37Zoai:localhost:riufcg/3079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T17:50:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
Critical analysis of intersections in urban areas-based on HCM-85.
title Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
spellingShingle Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
COSTA, Maisa Sales.
Engenharia de Tráfego
Traffic Engineering
Semaforização
Semaphorization
Softwares
Área Urbana
Urban Area
Engenharia civil
title_short Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
title_full Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
title_fullStr Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
title_full_unstemmed Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
title_sort Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85.
author COSTA, Maisa Sales.
author_facet COSTA, Maisa Sales.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MELO, Antônio Ildefonso de Albuquerque.
MELO, A. I. A.
DIAS, Clóviis.
SEGUNDO, Benedito Pires Bezerra.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Maisa Sales.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Tráfego
Traffic Engineering
Semaforização
Semaphorization
Softwares
Área Urbana
Urban Area
Engenharia civil
topic Engenharia de Tráfego
Traffic Engineering
Semaforização
Semaphorization
Softwares
Área Urbana
Urban Area
Engenharia civil
description O objetivo deste trabalho e de examinar e analisar os aspectos críticos relacionados com cruzamentos semaforizados em área urbana baseado no Highway Capacity Manual de 1985 - Special Report 2 09 da TRB. Apresenta uma revisão bibliográfica de estudos analíticos de cruzamentos, focalizando as principais teorias que inspiraram e determinaram o aparecimento do Manual de Capacidade (HCM-85), e os principais avanços surgidos no assunto após a publicação do Manual, com afinalidade de aperfeiçoamento da análise recomendada pelo HCM-85 e de levantamento de questões ainda duvidosas relacionadas com os aspectos críticos. A metodologia do HCM-85 é completamente descrita em seus mínimos detalhes, sendo identificados os seus principais aspectos, apresentando todo o seu processo de análise tanto operacional quanto de planejamento. Isto efeito tendo por objetivo guiar possíveis usuários do Manual, tendo em vista que ainda e usado largamente no Brasil o método tradicional de Webster. Uma análise operacional e de planejamento de Recife - PE, através de um estudo de caso na região metropolitana de Recife - PE, a título de demonstração e teste da metodologia nos seus aspectos mais relevantes, e de verificação da sensibilidade das: principais mudanças sugeridas pelo HCM-85. Propõe, também, um software para o desenvolvimento da análise apresentada pelo Manual, com o objetivo de possibilitar ao analista criar diversos cenários em busca de uma solução mais eficiente para a situação em estudo. Os diversos fatores que influenciam no estudo de cruzamentos semaforizados são analisados, procurando-se determinar aqueles, que realmente são relevantes, de modo a tornar disponíveis ao usuário do HGM-85 considerações feitas por outros pesquisadores, após a publicação do Manual. Isto efeito levando - se em consideração sugestões feitas por diversos estudos que surgiram de pois da publicação do HCM-85.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-02-01
2019-03-07T17:44:53Z
2019-03-07
2019-03-07T17:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079
COSTA, Maisa Sales. Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85. 1991. 585f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079
identifier_str_mv COSTA, Maisa Sales. Análise crítica de cruzamentos semaforizados em área urbana - baseada no HCM-85. 1991. 585f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744368515416064