Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Layane Alves.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704
Resumo: A segmentação por gênero dos brinquedos infantis contribui para a propagação de estereótipos e preconceitos entre as crianças. Tendo em vista que os pais são os principais responsáveis pela seleção e aquisição desses objetos, eles também colaboram para a perpetuação do sistema binário feminino/masculino. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta capaz de transmitir os significados relacionados ao gênero presentes na sociedade para os bens de consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção dos pais em relação à segmentação de gênero nos brinquedos infantis, buscando compreender como esses brinquedos comunicam e reforçam estereótipos de gênero a partir de seus significados. A pesquisa é básica de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Para a investigação, foram selecionados e analisados brinquedos infantis disponíveis no mercado. Em seguida, foi utilizado o procedimento de grupo focal, o que permitiu a interação entre a pesquisadora e um grupo de pais. Foi adotado o método da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os aspectos visuais e funcionais do design, as experiências sociais, a indústria cultural e o marketing são eixos temáticos que atuam na construção e comunicação de estereótipos de gênero. Os participantes da pesquisa demonstraram estar cientes da existência dessa categorização e expressaram opiniões que, por vezes, discordavam com o estabelecido pelo mercado. Em geral, os pais apresentaram ter mais dificuldade para identificar os brinquedos considerados neutros.
id UFCG_4539802dab539ed5fd721207bfa72193
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36704
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentaisGender meanings in children's toys: influences and Parental Perceptionscultura materialsignificado dos artefatosrelações de podergêneroBrinquedos infantismaterial culturemeaning of the artifactschildren toysrelation of powergenreDesignA segmentação por gênero dos brinquedos infantis contribui para a propagação de estereótipos e preconceitos entre as crianças. Tendo em vista que os pais são os principais responsáveis pela seleção e aquisição desses objetos, eles também colaboram para a perpetuação do sistema binário feminino/masculino. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta capaz de transmitir os significados relacionados ao gênero presentes na sociedade para os bens de consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção dos pais em relação à segmentação de gênero nos brinquedos infantis, buscando compreender como esses brinquedos comunicam e reforçam estereótipos de gênero a partir de seus significados. A pesquisa é básica de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Para a investigação, foram selecionados e analisados brinquedos infantis disponíveis no mercado. Em seguida, foi utilizado o procedimento de grupo focal, o que permitiu a interação entre a pesquisadora e um grupo de pais. Foi adotado o método da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os aspectos visuais e funcionais do design, as experiências sociais, a indústria cultural e o marketing são eixos temáticos que atuam na construção e comunicação de estereótipos de gênero. Os participantes da pesquisa demonstraram estar cientes da existência dessa categorização e expressaram opiniões que, por vezes, discordavam com o estabelecido pelo mercado. Em geral, os pais apresentaram ter mais dificuldade para identificar os brinquedos considerados neutros.The genre segmentation of children’s toys contributes to the propagation of stereotypes and prejudice among children. Since parents are the main responsible people to select and buy these objects, they also collaborate with the perpetuation of the female/male binary system. In this context, the design emerges as a tool capable of conveying the meanings related to the genre present in society to the consumer goods. Therefore, the objective of this work is to analyze the perception of parents in relation to the genre segmentation in the children’s toys, searching for ways to comprehend how these toys communicate and reinforce genre stereotypes from their meanings. The research is characterized as a descriptive exploratory one and also from a qualitative approach. For that, children toys available in the market were selected and analyzed. Then, a focus group procedure was used, which allowed the interaction between the group of parents and the researcher. The Content Analysis method was used for data interpretation. The results show that the visual and functional aspects of the design, the social experiences, the cultural industry and the marketing are thematic axes that work in the construction and communication of genre stereotypes. The participants of the research demonstrated to be aware of the existence of this categorization and express opinions that, sometimes, were in disagreement from what is proposed by the market. In general, parents seem to have more difficulties when identifying the toys considered as neutral.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.SILVEIRA, Nathalie B. M.http://lattes.cnpq.br/1179494888200977ARAÚJO, Kátia Medeiros de.MEDEIROS, Wellington Gomes de.VILELA, Diêgo Breno Leal.LEITE, Layane Alves.2024-02-232024-07-18T13:56:09Z2024-07-182024-07-18T13:56:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704LEITE, Layane Alves. Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais. 2024. 222 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-18T13:56:09Zoai:localhost:riufcg/36704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-18T13:56:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
Gender meanings in children's toys: influences and Parental Perceptions
title Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
spellingShingle Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
LEITE, Layane Alves.
cultura material
significado dos artefatos
relações de poder
gênero
Brinquedos infantis
material culture
meaning of the artifacts
children toys
relation of power
genre
Design
title_short Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
title_full Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
title_fullStr Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
title_full_unstemmed Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
title_sort Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais
author LEITE, Layane Alves.
author_facet LEITE, Layane Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
SILVEIRA, Nathalie B. M.
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977
ARAÚJO, Kátia Medeiros de.
MEDEIROS, Wellington Gomes de.
VILELA, Diêgo Breno Leal.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Layane Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv cultura material
significado dos artefatos
relações de poder
gênero
Brinquedos infantis
material culture
meaning of the artifacts
children toys
relation of power
genre
Design
topic cultura material
significado dos artefatos
relações de poder
gênero
Brinquedos infantis
material culture
meaning of the artifacts
children toys
relation of power
genre
Design
description A segmentação por gênero dos brinquedos infantis contribui para a propagação de estereótipos e preconceitos entre as crianças. Tendo em vista que os pais são os principais responsáveis pela seleção e aquisição desses objetos, eles também colaboram para a perpetuação do sistema binário feminino/masculino. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta capaz de transmitir os significados relacionados ao gênero presentes na sociedade para os bens de consumo. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar a percepção dos pais em relação à segmentação de gênero nos brinquedos infantis, buscando compreender como esses brinquedos comunicam e reforçam estereótipos de gênero a partir de seus significados. A pesquisa é básica de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Para a investigação, foram selecionados e analisados brinquedos infantis disponíveis no mercado. Em seguida, foi utilizado o procedimento de grupo focal, o que permitiu a interação entre a pesquisadora e um grupo de pais. Foi adotado o método da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados apontam que os aspectos visuais e funcionais do design, as experiências sociais, a indústria cultural e o marketing são eixos temáticos que atuam na construção e comunicação de estereótipos de gênero. Os participantes da pesquisa demonstraram estar cientes da existência dessa categorização e expressaram opiniões que, por vezes, discordavam com o estabelecido pelo mercado. Em geral, os pais apresentaram ter mais dificuldade para identificar os brinquedos considerados neutros.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
2024-07-18T13:56:09Z
2024-07-18
2024-07-18T13:56:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704
LEITE, Layane Alves. Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais. 2024. 222 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36704
identifier_str_mv LEITE, Layane Alves. Significados de gênero nos brinquedos infantis: influências e percepções parentais. 2024. 222 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744629303607296