Letramentos e ensino de língua inglesa no estágio supervisionado do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, Walter Vieira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17917
Resumo: Com o intuito de contribuir para a reflexão em torno da formação de professores de língua inglesa e do seu ensino, o objetivo desta pesquisa é investigar os impactos das teorias dos letramentos nas práticas pedagógicas empreendidas pelos licenciandos do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, no primeiro semestre de 2016. Ao considerarmos a formação do professor e o ensino de língua inglesa na sociedade atual – cada vez mais globalizada, tecnológica, heterogênea, múltipla e complexa (MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a) –, as teorias de letramentos se apresentam como um dos caminhos possíveis para melhor preparar o professor para o reconhecimento e a compreensão de diversas formas de comunicação e construção de conhecimento na contemporaneidade (KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011; MATTOS, 2015), podendo, assim, diminuir o descompasso entre escola e sociedade, apontado por Menezes de Souza (2011a) e Tavares e Stella (2014). Com base nessas teorias, as OCEM/LE (BRASIL, 2006) sugerem uma mudança na concepção de educação, em que o foco passe a ser o aprendiz e sua formação e não os conteúdos e as disciplinas acadêmicas de forma compartimentada, uma isolada da outra e com fim em si mesma (MORIN, 2003). Com isso, a disciplina acadêmica, especificamente língua inglesa, foco desta pesquisa, deixa de ser entendida como a finalidade da educação para tornar-se o meio (BRASIL, 2006; ARAÚJO, 2000). Para o desenvolvimento dessa investigação, com base nas teorias mencionadas, realizamos uma pesquisa documental (GIL, 2012; TEIXEIRA, 2005) de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2013; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), cujas perguntas norteadoras foram: a) quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os fundamentos das teorias de letramentos?, b) que consequências tais práticas provocaram nos estagiários envolvidos? e c) em que medida essas referidas práticas delineiam o perfil do professor de inglês na contemporaneidade? Como objeto de análise, utilizamos os registros escritos das práticas desenvolvidas pelos nove licenciandos, divididos em três duplas e um trio, envolvidos na referida disciplina de estágio. A esses registros escritos denominamos Práticas Pedagógicas (PP). Cada PP de cada dupla/trio é constituída por quatro planos de aula e um trabalho final da disciplina. Na análise, percebemos que as práticas que demonstraram os pressupostos da perspectiva teórica adotada, de forma mais evidente, foram as que se distanciaram de uma lógica positivista, utilizando as aulas da língua inglesa, ou algumas atividades durante as aulas, como meio para se alcançar objetivos educacionais, como o desenvolvimento da cidadania participativa. A análise de tais práticas, também demonstrou um início de uma ressignificação dos papeis do professor e do aluno, em que ambos começam a ser percebidos como construtores: o primeiro como construtor da própria prática, valorizando os próprios saberes locais, sensíveis ao contexto de atuação, e o segundo como construtor de sentidos e de conhecimento, e não um mero reprodutor de saberes estáticos e preestabelecidos.
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Ao considerarmos a formação do professor e o ensino de língua inglesa na sociedade atual – cada vez mais globalizada, tecnológica, heterogênea, múltipla e complexa (MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a) –, as teorias de letramentos se apresentam como um dos caminhos possíveis para melhor preparar o professor para o reconhecimento e a compreensão de diversas formas de comunicação e construção de conhecimento na contemporaneidade (KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011; MATTOS, 2015), podendo, assim, diminuir o descompasso entre escola e sociedade, apontado por Menezes de Souza (2011a) e Tavares e Stella (2014). Com base nessas teorias, as OCEM/LE (BRASIL, 2006) sugerem uma mudança na concepção de educação, em que o foco passe a ser o aprendiz e sua formação e não os conteúdos e as disciplinas acadêmicas de forma compartimentada, uma isolada da outra e com fim em si mesma (MORIN, 2003). Com isso, a disciplina acadêmica, especificamente língua inglesa, foco desta pesquisa, deixa de ser entendida como a finalidade da educação para tornar-se o meio (BRASIL, 2006; ARAÚJO, 2000). Para o desenvolvimento dessa investigação, com base nas teorias mencionadas, realizamos uma pesquisa documental (GIL, 2012; TEIXEIRA, 2005) de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2013; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), cujas perguntas norteadoras foram: a) quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os fundamentos das teorias de letramentos?, b) que consequências tais práticas provocaram nos estagiários envolvidos? e c) em que medida essas referidas práticas delineiam o perfil do professor de inglês na contemporaneidade? Como objeto de análise, utilizamos os registros escritos das práticas desenvolvidas pelos nove licenciandos, divididos em três duplas e um trio, envolvidos na referida disciplina de estágio. A esses registros escritos denominamos Práticas Pedagógicas (PP). Cada PP de cada dupla/trio é constituída por quatro planos de aula e um trabalho final da disciplina. Na análise, percebemos que as práticas que demonstraram os pressupostos da perspectiva teórica adotada, de forma mais evidente, foram as que se distanciaram de uma lógica positivista, utilizando as aulas da língua inglesa, ou algumas atividades durante as aulas, como meio para se alcançar objetivos educacionais, como o desenvolvimento da cidadania participativa. A análise de tais práticas, também demonstrou um início de uma ressignificação dos papeis do professor e do aluno, em que ambos começam a ser percebidos como construtores: o primeiro como construtor da própria prática, valorizando os próprios saberes locais, sensíveis ao contexto de atuação, e o segundo como construtor de sentidos e de conhecimento, e não um mero reprodutor de saberes estáticos e preestabelecidos.With a view to contributing to the reflection on teacher education and EFL teaching, the objective of this research is to investigate the literacies theories impacts on pedagogical practices employed by teacher trainees enrolled on the discipline Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in a preservice English teacher education program, from Federal University of Campina Grande (UFCG), in the first semester of 2016. By considering teacher education and EFL teaching in today’s society – globalized, technologized, heterogeneous, multiple, and complex (MATTOS, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011a) –, literacies theories stand as one of the possible ways to better prepare teachers to acknowledge and to understand the different forms of communication and meaning making in today’s society (KRESS, 2000; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011; MATTOS, 2015), enabling the reduction of the discrepancy between school and society, pointed by Menezes de Souza (2011a) and Tavares and Stella (2014). Based on these theories, OCEM/LE (BRASIL, 2006) suggest a change in education conception, in which the focus be the learner and his/her development, instead of being the content and the academic disciplines in a compartmentalised way, isolated from each other and with an end in itself (MORIN, 2003). Therefore, the academic discipline, English language specifically, once it is the focus of this research, starts to be understood as means and not as the aim of education (BRASIL, 2006; ARAÚJO, 2000). In order to accomplish such investigation, based on the mentioned theories, it was developed a documental research (GIL, 2012; TEIXEIRA, 2005) with a qualitative approach (CHIZZOTTI, 2013; SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009;) in which the research questions were: a) in which pedagogical practices are the literacies theories principles evidenced more clearly?, b) which consequences did such practices have on the teacher trainees? and c) to what extent do these practices outline the profile of contemporary English teacher? The practices written registers of nine teacher trainees, divided in three pairs and one trio, enrolled on the discipline mentioned above, were used as object of analysis. We named these practices written registers Pedagogical Practices (PP). Each pair’s/trio’s PP is composed by four class plans and one final paper. In the analysis, it was noticed that the practices which evidenced the principles of the adopted theoretical perspective more clearly were those that expressed a shift from a positivist logic to one in which the English classes, or some activities during these classes, were used as means to achieve educational goals, as the participative citizenship development. By analysing such practices, it was also noticed a beginning of a resignification about teacher’s and students’ roles, in which both start to be perceived as designers: the first one as a designer of his/her own practice, valuing his/her own local knowledges that is sensible to his/her teaching context, and the second one as a designer of meanings and knowledge, and not the one who only reproduces static and predetermined constructs.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2021-04-03T21:42:12Z No. of bitstreams: 1 WALTER VIEIRA BARROS - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2017.pdf: 5627807 bytes, checksum: d3b5c02b8d1c73f10be308f167a44e3a (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-03T21:42:12Z (GMT). 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(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. 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