Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVARES, Thales de Aguiar.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957
Resumo: O motor síncrono a ímãs permanentes com partida direta a rede elétrica (Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM) é uma máquina síncrona que apresenta uma gaiola-de-esquilo no rotor onde estão alocados os ímãs permanentes. Esse motor combina características do motor de indução trifásico quando funcionando abaixo da velocidade síncrona e ainda características do motor síncrono a ímã permanente convencional quando atinge a velocidade síncrona. Por se tratar de um motor síncrono a ímã permanente, o motor a ímã LS-PMSM apresenta a característica de elevada relação potência/volume e eficiência, apresentando-se como alternativa para aplicações industriais que utilizem o motor de indução trifásico, resultando em economia de energia da rede de alimentação. Neste cenário, é importante o estudo de estratégias de controle de velocidade do motor síncrono a ímã permanente LS-PMSM. Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo de um sistema de acionamento do motor a ímã permanente LS-PMSM. Resultados de simulação do sistema de acionamento do motor LS-PMSM são apresentados para operação de partida a rede elétrica.
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