Síndrome da apneia obstrutiva do sono e os distúrbios neurocognitivos na infância: revisão integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Iury Gomes.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: VASCONCELOS, Ludimila Bezerra de., BEZERRA, Ana Raisa Salles.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7716
Resumo: A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é bem estabelecida em adultos, mas pouco estudada em crianças, principalmente, quanto a sua repercusão na cognição e desenvolvimento social e intelectual. O padrão-ouro para o diagnóstico é a polissonografia, mas devido a dificuldade para sua realização, a escassez de laboratórios do sono e o alto custo desse exame, ele ainda não é muito utilizado. O diagnóstico também pode ser feito por meio de uma boa anamnese e exame físico e, se necessário, questionários validados de qualidade do sono. O objetivo do presente estudo é conhecer a relação entre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e os distúrbios neurocognitivo na faixa etária infantil. Realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados: Lilacs, Pubmed e Cochrane, no mês de junho de 2015. Utilizando os descritores controlados: Syndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, children, neurocognitive, attetion deficit, neuropsychological deficts e apneia do sono. Seis artigos atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Após análise minuciosa dos artigos, foi possível conhecer a relação entre a SAOS e os distúrbios neurocognitivos. Os principais referidos pelos autores foram: atenção, funções executivas, hiperatividade, habilidades motoras, vigilância, memória, agressividade e inteligência. Quanto a classificação da SAOS foram encontrados os seguintes tipos: roncador simples e SAOS leve, SAOS leve e moderada e dois dos artigos não relataram nenhuma tipo de classificação. Confrontando informações entre os textos e mediante análise crítica dos artigo, evidenciou-se que a relação entre Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono e distúrbios neurocognitivos em crianças é real, além do grande impacto que esta pode causar na criança, se não obtiver o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Outro fato percebido é a necessidade de mais estudos relacionados a temática. Por isso, necessita-se que sejam realizadas pesquisas abordando a Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono, com avaliação através de exames que permitam acurácia dos achados, a exemplo da polissonografia.
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O objetivo do presente estudo é conhecer a relação entre a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono e os distúrbios neurocognitivo na faixa etária infantil. Realizou-se um estudo de revisão integrativa da literatura nas seguintes bases de dados: Lilacs, Pubmed e Cochrane, no mês de junho de 2015. Utilizando os descritores controlados: Syndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, children, neurocognitive, attetion deficit, neuropsychological deficts e apneia do sono. Seis artigos atenderam aos critérios de inclusão da pesquisa. Após análise minuciosa dos artigos, foi possível conhecer a relação entre a SAOS e os distúrbios neurocognitivos. Os principais referidos pelos autores foram: atenção, funções executivas, hiperatividade, habilidades motoras, vigilância, memória, agressividade e inteligência. Quanto a classificação da SAOS foram encontrados os seguintes tipos: roncador simples e SAOS leve, SAOS leve e moderada e dois dos artigos não relataram nenhuma tipo de classificação. Confrontando informações entre os textos e mediante análise crítica dos artigo, evidenciou-se que a relação entre Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono e distúrbios neurocognitivos em crianças é real, além do grande impacto que esta pode causar na criança, se não obtiver o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Outro fato percebido é a necessidade de mais estudos relacionados a temática. Por isso, necessita-se que sejam realizadas pesquisas abordando a Sindrome da Apneia Obstrutiva do Sono, com avaliação através de exames que permitam acurácia dos achados, a exemplo da polissonografia.The Obstructive Sleep Apnea Syndrome is well established in adults, but there is a lack of studies in children, especially as its repercussion in cognition, social and intellectual development. The gold standard for diagnosis is polysomnography, but due to difficulty in its implementation, the lack of sleep laboratories and the high cost of it, this still not widely used. Diagnosis can also be done by careful anamnesis and physical examination and, if necessary, validated questionnaires of quality of sleep. The aim of this study is to know the relationship between Obstructive Sleep Apnea Syndrome and neurocognitive disorders in children's age group. We performed an integrative review study of literature in the following databases: Lilacs, PubMed and Cochrane, in June 2015. Using the controlled descriptors: Obstructive Sleep Apnea Syndrome, Children, neurocognitive, attetion deficit, neuropsychological deficits and sleep apnea. Six articles were selected by the inclusion criteria of the study. After thorough analysis of the articles, it was possible to know the relationship between OSAS and neurocognitive disorders. The main mentioned by the authors were: attention, executive function, hyperactivity, motor skills, alertness, memory, aggression, memory and intelligence. As for OSAS classification was found the following types: simple snoring and mild OSAS, mild and moderate OSAS and two of the articles reported no type of classification. Comparing information from texts and through critical analysis of the article, it became clear that the relationship between Obstructive Sleep Apnea Syndrome and neurocognitive disorders in children is real, besides the great impact it may cause on children does not get early diagnosis and proper treatment. Another fact is the need for more studies on this topic. Therefore, one of necessities is develpment more research addressed about the Obstructive Sleep Apnea Syndrome, with assessment through exams that allow accuracy of findings, for example, the polysomnography.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLEITE, Eliane de Sousa.LEITE, Eliane de Sousa.http://lattes.cnpq.br/9858498812241735FARIAS, Maria do Carmo Andrade Duarte.BEZERRA, Kévia Katiúcia Santos.BATISTA, Iury Gomes.VASCONCELOS, Ludimila Bezerra de.BEZERRA, Ana Raisa Salles.2015-08-062019-10-04T12:23:56Z2019-10-042019-10-04T12:23:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7716BATISTA, Iury Gomes; VASCONCELOS, Ludmila Bezerra de; BEZERRA, Ana Raisa Salles. Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono e os distúrbios neurocognitivos na infância: revisão integrativa. 2015. 43f. 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