A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Juciely de Sousa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391
Resumo: Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba.
id UFCG_4661895e0160bfbc5a0e43b736093c53
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13391
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education.Pedagogia hospitalarPedagogo- ambiente hospitalarEducação especialEnsino regularHospital PedagogyPedagogue- hospital environmentSpecial educationRegular educationEducação.Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba.Hospital pedagogy and a teaching modality inserted in Education Special that defends the specialized pedagogical-hospital assistance to children / adolescents unable to attend regular education for a long time or short period, due to physical or psychological illnesses, The same and ensured by the 1996 Law of Guidelines and Bases which states the formalization hospital classes. Based on this statement, this monograph studied the importance of educational support for hospitalized children, always bearing in mind that the right to education should not be second plan and that it can be an auxiliary means of "treatment" for children hospitalized, since every child has the need to continue integrated with your social environment. Knowing the importance of studying, as well as coexistence with the social environment that the school provides for the child, this work presents what hospital pedagogy is, its importance for the maintenance of the intellectual and social faculties of the hospitalized child and also its contribution to its physical recovery. This was done used as an instrument of data collection, observation, sources bibliographic sources, in addition to documentary sources, such as: portfolio and field, built in the performance of the supervised internship. This research made it possible to confirm the need for a pedagogical accompaniment to the rehabilitation of the sick child and that despite the hospital pedagogy being a new theme, the performance of these classes are still scarce, mainly in the state of Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SILVA, Juciely de Sousa.2010-112020-07-19T17:43:48Z2020-07-192020-07-19T17:43:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:03:23Zoai:localhost:riufcg/13391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education.
title A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
spellingShingle A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
SILVA, Juciely de Sousa.
Pedagogia hospitalar
Pedagogo- ambiente hospitalar
Educação especial
Ensino regular
Hospital Pedagogy
Pedagogue- hospital environment
Special education
Regular education
Educação.
title_short A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
title_full A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
title_fullStr A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
title_full_unstemmed A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
title_sort A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
author SILVA, Juciely de Sousa.
author_facet SILVA, Juciely de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Juciely de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia hospitalar
Pedagogo- ambiente hospitalar
Educação especial
Ensino regular
Hospital Pedagogy
Pedagogue- hospital environment
Special education
Regular education
Educação.
topic Pedagogia hospitalar
Pedagogo- ambiente hospitalar
Educação especial
Ensino regular
Hospital Pedagogy
Pedagogue- hospital environment
Special education
Regular education
Educação.
description Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2020-07-19T17:43:48Z
2020-07-19
2020-07-19T17:43:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391
SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391
identifier_str_mv SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447510937600