A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391 |
Resumo: | Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba. |
id |
UFCG_4661895e0160bfbc5a0e43b736093c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13391 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular.The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education.Pedagogia hospitalarPedagogo- ambiente hospitalarEducação especialEnsino regularHospital PedagogyPedagogue- hospital environmentSpecial educationRegular educationEducação.Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba.Hospital pedagogy and a teaching modality inserted in Education Special that defends the specialized pedagogical-hospital assistance to children / adolescents unable to attend regular education for a long time or short period, due to physical or psychological illnesses, The same and ensured by the 1996 Law of Guidelines and Bases which states the formalization hospital classes. Based on this statement, this monograph studied the importance of educational support for hospitalized children, always bearing in mind that the right to education should not be second plan and that it can be an auxiliary means of "treatment" for children hospitalized, since every child has the need to continue integrated with your social environment. Knowing the importance of studying, as well as coexistence with the social environment that the school provides for the child, this work presents what hospital pedagogy is, its importance for the maintenance of the intellectual and social faculties of the hospitalized child and also its contribution to its physical recovery. This was done used as an instrument of data collection, observation, sources bibliographic sources, in addition to documentary sources, such as: portfolio and field, built in the performance of the supervised internship. This research made it possible to confirm the need for a pedagogical accompaniment to the rehabilitation of the sick child and that despite the hospital pedagogy being a new theme, the performance of these classes are still scarce, mainly in the state of Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263SILVA, Juciely de Sousa.2010-112020-07-19T17:43:48Z2020-07-192020-07-19T17:43:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T16:03:23Zoai:localhost:riufcg/13391Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T16:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. The importance of pedagogical hospital care for the re-foundation of the student to regular education. |
title |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
spellingShingle |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. SILVA, Juciely de Sousa. Pedagogia hospitalar Pedagogo- ambiente hospitalar Educação especial Ensino regular Hospital Pedagogy Pedagogue- hospital environment Special education Regular education Educação. |
title_short |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
title_full |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
title_fullStr |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
title_full_unstemmed |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
title_sort |
A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. |
author |
SILVA, Juciely de Sousa. |
author_facet |
SILVA, Juciely de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Juciely de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar Pedagogo- ambiente hospitalar Educação especial Ensino regular Hospital Pedagogy Pedagogue- hospital environment Special education Regular education Educação. |
topic |
Pedagogia hospitalar Pedagogo- ambiente hospitalar Educação especial Ensino regular Hospital Pedagogy Pedagogue- hospital environment Special education Regular education Educação. |
description |
Pedagogia hospitalar e uma modalidade de ensino inserida na Educação Especial que defende o atendimento pedagógico-hospitalar especializado a crianças/adolescentes impossibilitados de frequentar o ensino regular por longo ou curto período, devido enfermidades físicas ou psicológicas, A mesma e assegurada pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996 que declara a formalização das classes hospitalares. Baseada nessa afirmação, esta monografia estudou a importância de um acompanhamento pedagógico para crianças hospitalizadas, tendo sempre em mente que o direito a educação não deve esta em segundo plano e que esta pode sim, ser um meio auxiliar de "tratamento" para crianças hospitalizadas, visto que, toda criança tem a necessidade de continuar integrada ao seu meio social. Sabendo a importância do estudar, bem como do convívio com o meio social que a escola proporciona para a criança, este trabalho vem apresentar o que e a pedagogia hospitalar, sua importância para a manutenção das faculdades intelectuais e sociais da criança hospitalizada e também sua contribuição para a recuperação física da mesma. Para tal foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação, fontes bibliográficas, além de fontes documentais, tais como: portfolio e diário de campo, construídos na realização do estagio-supervisionado. Essa pesquisa possibilitou confirmar a necessidade de um acompanhamento pedagógico para a reabilitação da criança enferma e que apesar da pedagogia hospitalar não ser um tema novo, a atuação destas classes ainda são escassas, principalmente no estado da Paraíba. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11 2020-07-19T17:43:48Z 2020-07-19 2020-07-19T17:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391 SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13391 |
identifier_str_mv |
SILVA, Juciely de Sousa. A importância do atendimento pedagógico hospitalar para a reicerção do educando ao ensino regular. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447510937600 |