Um método de ensino de área de figuras planas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gilmar Veríssimo da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento.
id UFCG_46fc900a07e6ee03c0a21753925f45ff
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32343
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um método de ensino de área de figuras planas.A method for teaching the area of ​​plane figures.Áreas de figuras planasKit de material manipulávelSequência didáticaAreas of plane figuresHandling material kitFollowing teachingKit de material manipulableDespués de la enseñanzaZones de figures platesKit de matériel de manipulationSuite à l'enseignementMatemática.Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento.This work presents the results of a didactic experiment involving the teaching of areas of plane figures. The main objective was to verify the performance of the students regarding the deduction of the formula using a manipulation material kit, which provided a more visual and intuitive understanding of these mathematical concepts. In addition, we present some historical aspects about the object of knowledge, as well as definitions, theorems of each plane figure. In the fourth chapter, some trigonometric formulas were exposed in which their demonstrations are presented using the concept of areas of plane figures. Finally, we use a Didactic Sequence that can be applied both in Elementary and High School. In general, we conclude that the use of a Didactic Sequence as a learning tool is of great importance whatever the area of knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGFERNANDES, José de Arimatéia.FERNANDES, J. A.http://lattes.cnpq.br/9776386122552122YANES , Maria Isabelle Silva Dias.FERREIRA, Marcelo Carvalho.SILVA, Gilmar Veríssimo da.2023-06-232023-10-25T17:56:15Z2023-10-252023-10-25T17:56:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343SILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-25T17:56:15Zoai:localhost:riufcg/32343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-25T17:56:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um método de ensino de área de figuras planas.
A method for teaching the area of ​​plane figures.
title Um método de ensino de área de figuras planas.
spellingShingle Um método de ensino de área de figuras planas.
SILVA, Gilmar Veríssimo da.
Áreas de figuras planas
Kit de material manipulável
Sequência didática
Areas of plane figures
Handling material kit
Following teaching
Kit de material manipulable
Después de la enseñanza
Zones de figures plates
Kit de matériel de manipulation
Suite à l'enseignement
Matemática.
title_short Um método de ensino de área de figuras planas.
title_full Um método de ensino de área de figuras planas.
title_fullStr Um método de ensino de área de figuras planas.
title_full_unstemmed Um método de ensino de área de figuras planas.
title_sort Um método de ensino de área de figuras planas.
author SILVA, Gilmar Veríssimo da.
author_facet SILVA, Gilmar Veríssimo da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, José de Arimatéia.
FERNANDES, J. A.
http://lattes.cnpq.br/9776386122552122
YANES , Maria Isabelle Silva Dias.
FERREIRA, Marcelo Carvalho.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gilmar Veríssimo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Áreas de figuras planas
Kit de material manipulável
Sequência didática
Areas of plane figures
Handling material kit
Following teaching
Kit de material manipulable
Después de la enseñanza
Zones de figures plates
Kit de matériel de manipulation
Suite à l'enseignement
Matemática.
topic Áreas de figuras planas
Kit de material manipulável
Sequência didática
Areas of plane figures
Handling material kit
Following teaching
Kit de material manipulable
Después de la enseñanza
Zones de figures plates
Kit de matériel de manipulation
Suite à l'enseignement
Matemática.
description Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de áreas de figuras planas. O objetivo principal foi verificar o desempenho dos alunos quanto à dedução da fórmula utilizando um kit de material de manipulação, que proporcionasse uma compreensão mais visual e intuitiva desses conceitos matemáticos. Além disso, apresentamos alguns aspectos históricos sobre o objeto de conhecimento, bem como definições, teoremas de cada figura plana. No quarto capítulo foram expostas algumas fórmulas trigonométricas em que são apresentadas suas demonstrações utilizando o conceito de áreas de figuras planas. Por fim, utilizamos uma Sequência Didática que pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. De maneira geral, concluímos que a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta de aprendizagem é de grande importância seja qual for a área do conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23
2023-10-25T17:56:15Z
2023-10-25
2023-10-25T17:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
SILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32343
identifier_str_mv SILVA, Gilmar Veríssimo da. Um método de ensino de área de figuras planas. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede PROFMAT) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744597019000832