A integração dos “Brasis”: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o governo provisório (1930-1934).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Jivago Correia.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28183
Resumo: A presente tese – “A integração dos ‘Brasis’: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o Governo Provisório (1930-1934)” – teve como objetivo investigar como José Américo refletiu sobre a sua atuação durante o período em que esteve à frente do Ministério da Viação e Obras Públicas (1930-1934) e, ao mesmo tempo, perceber, a partir desta reflexão, a relação do seu desempenho como ministro e o projeto nacionaldesenvolvimentista proposto por Getúlio Vargas e seus ministros, após a Revolução de 1930, com a instauração do Governo Provisório. As informações sobre este tema são relativamente escassas e este trabalho se insere na perspectiva de contribuir para que o tema seja revisitado. A construção de um grande projeto de desenvolvimento nacional-autônomo precisava ser consolidada e caberia à figura de José Américo de Almeida a condução de boa parte das obras de infraestrutura ao assumir a referida pasta durante este recorte temporal. Para a obtenção de informações mais concisas sobre o assunto, realizamos a leitura e o fichamento dos dois relatórios que o próprio José Américo escreveu sobre o seu período de atuação, fonte de grande relevância para a compreensão daquele momento histórico: “O Ministério da Viação no Governo Provisório” (1933) e “O Ciclo Revolucionário do Ministério da Viação” (1934). Com base nestas leituras, evidenciou-se uma narrativa que busca demonstrar que o referido ministério possuía uma importância efetiva para a consolidação das políticas de desenvolvimento econômico e social, com a expansão do mercado interno brasileiro e a integração das diversas regiões do país, numa busca pela superação dos efeitos decorrentes da crise de 1929. Dessa forma, demonstra-se que o raio de atuação do Ministério da Viação e Obras Públicas foi bem mais abrangente e não se restringiu, apenas, ao combate à seca, pois as obras de infraestrutura realizadas pelo referido ministério abrangeram vários estados do país. Entretanto, toda a lógica do nacional-desenvolvimentismo acaba por preservar a estrutura agrária no Nordeste e, em contrapartida, desenvolve a indústria na região Centro-Sul do país, por isso o capitalismo brasileiro acaba se estruturando e se articulando a partir de um desenvolvimento regional desigual. A narrativa, presente nos relatórios, também demonstram que José Américo possuía uma preocupação efetiva com a sua imagem enquanto gestor, ou seja, um ministro que estava muito cioso sobre como a sua gestão seria percebida e avaliada em um futuro não muito distante e que sentia a necessidade de deixar um legado por escrito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizado o método quanti-qualitativo e como procedimento metodológico, delimitou-se a coleta de dados a começar pela pesquisa bibliográfica (fontes secundárias) e documental (fontes primárias), analisando e fichando algumas das principais notícias referentes a atuação de José Américo e ao Governo Provisório, encontradas no jornal A União, além de outros jornais de circulação nacional, a exemplo do Correio da Manhã. Também pesquisamos o arquivo Público do Estado que se encontra no Espaço Cultural, a Fundação Casa José Américo de Almeida e a biblioteca particular do senhor Maurílio de Almeida.
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As informações sobre este tema são relativamente escassas e este trabalho se insere na perspectiva de contribuir para que o tema seja revisitado. A construção de um grande projeto de desenvolvimento nacional-autônomo precisava ser consolidada e caberia à figura de José Américo de Almeida a condução de boa parte das obras de infraestrutura ao assumir a referida pasta durante este recorte temporal. Para a obtenção de informações mais concisas sobre o assunto, realizamos a leitura e o fichamento dos dois relatórios que o próprio José Américo escreveu sobre o seu período de atuação, fonte de grande relevância para a compreensão daquele momento histórico: “O Ministério da Viação no Governo Provisório” (1933) e “O Ciclo Revolucionário do Ministério da Viação” (1934). Com base nestas leituras, evidenciou-se uma narrativa que busca demonstrar que o referido ministério possuía uma importância efetiva para a consolidação das políticas de desenvolvimento econômico e social, com a expansão do mercado interno brasileiro e a integração das diversas regiões do país, numa busca pela superação dos efeitos decorrentes da crise de 1929. Dessa forma, demonstra-se que o raio de atuação do Ministério da Viação e Obras Públicas foi bem mais abrangente e não se restringiu, apenas, ao combate à seca, pois as obras de infraestrutura realizadas pelo referido ministério abrangeram vários estados do país. Entretanto, toda a lógica do nacional-desenvolvimentismo acaba por preservar a estrutura agrária no Nordeste e, em contrapartida, desenvolve a indústria na região Centro-Sul do país, por isso o capitalismo brasileiro acaba se estruturando e se articulando a partir de um desenvolvimento regional desigual. A narrativa, presente nos relatórios, também demonstram que José Américo possuía uma preocupação efetiva com a sua imagem enquanto gestor, ou seja, um ministro que estava muito cioso sobre como a sua gestão seria percebida e avaliada em um futuro não muito distante e que sentia a necessidade de deixar um legado por escrito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi utilizado o método quanti-qualitativo e como procedimento metodológico, delimitou-se a coleta de dados a começar pela pesquisa bibliográfica (fontes secundárias) e documental (fontes primárias), analisando e fichando algumas das principais notícias referentes a atuação de José Américo e ao Governo Provisório, encontradas no jornal A União, além de outros jornais de circulação nacional, a exemplo do Correio da Manhã. Também pesquisamos o arquivo Público do Estado que se encontra no Espaço Cultural, a Fundação Casa José Américo de Almeida e a biblioteca particular do senhor Maurílio de Almeida.The present thesis – “The integration of 'Brazils': José Américo de Almeida and the Ministry of Traffic and Public Works during the Provisional Government (1930-1934)” – aimed to investigate how José Américo reflected on his performance during the period where he was in charge of the Ministry of Traffic and Public Works (1930-1934) and, at the same time, understand, from this reflection, the relation of his performance as minister and the nationaldevelopment project proposed by Getúlio Vargas and his ministers, after the 1930 Revolution, with the establishment of the Provisional Government. Information about this topic is relatively scarce and this work is part of the perspective of contributing to revisit the theme. The construction of a large national-autonomous development project needed to be consolidated and it would be up to José Américo de Almeida to conduct most of the infrastructure works by taking over this portfolio during this time frame. In order to obtain more concise information on the subject, we read and record the two reports that José Américo himself wrote about his period of performance, a source of great relevance for the comprehension of that historical moment: “Provisional Government”(1933) and“ The Revolutionary Cycle of the Ministry of Traffic”(1934). Based on these readings, it was evidenced a narrative that seeks to demonstrate that the referred ministry had an effective importance for the consolidation of economic and social development policies, with the expansion of *the* Brazilian domestic market and the integration of the various regions of the country, in a search overcoming the effects of the 1929 crisis. Thus, it is shown that the Ministry of Traffic and Public Works had a much broader scope and was not restricted to drought control only, as infrastructure works said ministry covered several states of the country. However, all the logic of national developmentalism ends up preserving the agrarian structure in the Northeast and, on the other hand, develops industry in the Center-South region of the country, so Brazilian capitalism ends up structuring and articulating itself from regional development uneven. The narrative, present in the reports, also shows that José Américo had an effective concern with his image as a manager, that is, a minister who was very jealous about how his management would be perceived and evaluated in the not too distant future and that he felt the need to leave a legacy for writing. For the development of this research, the quantitative and qualitative method was used and as a methodological procedure, the data collection was delimited starting with the bibliographic (secondary sources) and documentary (primary sources) research, analyzing and recording some of the main news concerning the José Américo and the Provisional Government, found in the A União newspaper, as well as other national newspapers, such as Correio da Manhã. We also searched the State Public archive in the Cultural Space, the Casa José Américo de Almeida Foundation and the private library of Mr. Maurílio de Almeida.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGCUNHA, Luís Henrique Hermínio.CUNHA, L. H. H.http://lattes.cnpq.br/6991283096951332CITTADINO, Monique Guimarães.CITTADINO, M. G.SOUSA JUNIOR, Luiz de.SOUSA JUNIOR, L.BATISTA, Mércia Rejane Rangel.BATISTA, M. R. R.CANIELLO, Márcio de Matos.CANIELLO, M. M.BARBOSA, Jivago Correia.2019-08-092022-12-05T15:33:14Z2022-12-052022-12-05T15:33:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28183BARBOSA, Jivago Correia. A integração dos “Brasis”: José Américo de Almeida e o Ministério da Viação e Obras Públicas durante o governo provisório (1930-1934). 2019. 172f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. 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Integração Nacional - Brasil
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Política e governo - Brasil
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