Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEBIASI, Leticia Rech.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BARRETTO, Francisco Bosque., POLETTO, Luiza Denardin., MALINOWSKY, Carina., CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736
Resumo: O marco legal da gestão dos resíduos sólidos no Brasil ocorreu com Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este instrumento legal dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil e correspondeu a um grande avanço no que se refere a temática (RAMOS, 2012). Nesse contexto, se faz urgente uma mudança cultural, com a apropriação de valores e conhecimentos necessários para de fato mudar o panorama da questão dos resíduos sólidos em nossa sociedade. Para isso, embora a educação ambiental seja sempre apontada como ferramenta, muitas vezes ela fica limitada a campanhas informais, ou projetos pontuais, eficientes na promoção da informação, mas que não são suficientes para promover uma consciência "transformadora de hábitos e atitudes" (CRESPO, 2003). Com a Lei federal 9.795 de 1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999), a Educação Ambiental atingiu seu marco legal mais importante. A mesma Lei estabelece a obrigatoriedade da Educação Ambiental, que deve estar presente, de forma articulada, "em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e informal", devendo as diretrizes nacionais apresentadas serem complementadas pelos estabelecimentos de ensino em função das características regionais e locais, conforme prescreve o artigo 8º, incisos IV e V que incentivam a busca de alternativas curriculares e metodológicas na capacitação da área ambiental e as iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção de material educativo (VASCONCELOS, 2015). O Escotismo é um movimento educacional de jovens, contando com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro concebidos pelo seu fundador, o general inglês Baden Powell. A organização objetiva desenvolver um comportamento baseado em valores éticos, por meio da vida em equipe, do espírito comunitário, da liberdade responsável e do estímulo ao aprimoramento da personalidade, quer no campo individual, quer no campo coletivo (THOMÉ, 2006). De forma a contribuir com iniciativas que fomentam a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituiu a Coleta Seletiva Solidária, caracterizada como o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, previamente segregados na fonte, para promover sua valorização, por reciclagem, compostagem, reutilização, recuperação, ou outra forma de destinação final ambientalmente adequada. Essa valorização dos resíduos ocorreu com a inclusão social e econômica de catadores. O Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos da UFSC (LARESO) desenvolveu o projeto Tecnologia Sociais para Aproveitamento de Resíduos Orgânicos (TSARO). O projeto pretende envolver organizações sociais, estudantes e a comunidade no conhecimento da tecnologia social de tratamento dos resíduos sólidos urbanos com vistas ao aproveitamento do biogás e do substrato sólido, levando, assim, o conhecimento a respeito da correta gestão dos resíduos sólidos além do campus universitário. Nesse contexto, o projeto TSARO do LARESO desenvolveu, em parceria com o Grupo de Escoteiros Desterro, uma ação de educação ambiental com o objetivo de trabalhar o tema resíduos sólidos com os jovens e compartilhar o aprendizado com a comunidade de entorno da UFSC. Essa ação contribui para a conscientização da comunidade localizada no entorno da Universidade a respeito da correta destinação dos resíduos sólidos gerados em residências. Dessa forma, aumenta-se a adesão e a participação dessas pessoas junto à coleta seletiva do município e os diversos benefícios ambientais e sociais com a cultura da separação.
id UFCG_494620a0355f2842e1cd596d7cf81382
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33736
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.Environmental education beyond the university walls: awareness activity for the community surrounding UFSC.Educação AmbientalExtensão universitária - UFSCLaboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos - UFSCProjeto TSARO - LARESO - UFSCEscotismoGrupo de Escoteiros Desterro - UFSCProjeto de Extensão Tecnologia Sociais para o Aproveitamento de Resíduos Orgânicos - UFSCEnvironmental educationUniversity extension - UFSCSolid Waste Research Laboratory - UFSCTSARO Project - LARESO - UFSCScoutingDesterro Scout Group - UFSCSocial Technology Extension Project for the Use of Organic Waste - UFSCEcologia. Educação.O marco legal da gestão dos resíduos sólidos no Brasil ocorreu com Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este instrumento legal dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil e correspondeu a um grande avanço no que se refere a temática (RAMOS, 2012). Nesse contexto, se faz urgente uma mudança cultural, com a apropriação de valores e conhecimentos necessários para de fato mudar o panorama da questão dos resíduos sólidos em nossa sociedade. Para isso, embora a educação ambiental seja sempre apontada como ferramenta, muitas vezes ela fica limitada a campanhas informais, ou projetos pontuais, eficientes na promoção da informação, mas que não são suficientes para promover uma consciência "transformadora de hábitos e atitudes" (CRESPO, 2003). Com a Lei federal 9.795 de 1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999), a Educação Ambiental atingiu seu marco legal mais importante. A mesma Lei estabelece a obrigatoriedade da Educação Ambiental, que deve estar presente, de forma articulada, "em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e informal", devendo as diretrizes nacionais apresentadas serem complementadas pelos estabelecimentos de ensino em função das características regionais e locais, conforme prescreve o artigo 8º, incisos IV e V que incentivam a busca de alternativas curriculares e metodológicas na capacitação da área ambiental e as iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção de material educativo (VASCONCELOS, 2015). O Escotismo é um movimento educacional de jovens, contando com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro concebidos pelo seu fundador, o general inglês Baden Powell. A organização objetiva desenvolver um comportamento baseado em valores éticos, por meio da vida em equipe, do espírito comunitário, da liberdade responsável e do estímulo ao aprimoramento da personalidade, quer no campo individual, quer no campo coletivo (THOMÉ, 2006). De forma a contribuir com iniciativas que fomentam a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituiu a Coleta Seletiva Solidária, caracterizada como o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, previamente segregados na fonte, para promover sua valorização, por reciclagem, compostagem, reutilização, recuperação, ou outra forma de destinação final ambientalmente adequada. Essa valorização dos resíduos ocorreu com a inclusão social e econômica de catadores. O Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos da UFSC (LARESO) desenvolveu o projeto Tecnologia Sociais para Aproveitamento de Resíduos Orgânicos (TSARO). O projeto pretende envolver organizações sociais, estudantes e a comunidade no conhecimento da tecnologia social de tratamento dos resíduos sólidos urbanos com vistas ao aproveitamento do biogás e do substrato sólido, levando, assim, o conhecimento a respeito da correta gestão dos resíduos sólidos além do campus universitário. Nesse contexto, o projeto TSARO do LARESO desenvolveu, em parceria com o Grupo de Escoteiros Desterro, uma ação de educação ambiental com o objetivo de trabalhar o tema resíduos sólidos com os jovens e compartilhar o aprendizado com a comunidade de entorno da UFSC. Essa ação contribui para a conscientização da comunidade localizada no entorno da Universidade a respeito da correta destinação dos resíduos sólidos gerados em residências. Dessa forma, aumenta-se a adesão e a participação dessas pessoas junto à coleta seletiva do município e os diversos benefícios ambientais e sociais com a cultura da separação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-20T17:59:16Z2023-12-202023-12-20T17:59:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736DEBIASI, Leticia Rech; BARRETTO, Francisco Bosque; POLETTO, Luiza Denardin; MALINOWSKY, Carina; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges. Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736porDEBIASI, Leticia Rech.BARRETTO, Francisco Bosque.POLETTO, Luiza Denardin.MALINOWSKY, Carina.CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-20T17:59:43Zoai:localhost:riufcg/33736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-20T17:59:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
Environmental education beyond the university walls: awareness activity for the community surrounding UFSC.
title Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
spellingShingle Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
DEBIASI, Leticia Rech.
Educação Ambiental
Extensão universitária - UFSC
Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos - UFSC
Projeto TSARO - LARESO - UFSC
Escotismo
Grupo de Escoteiros Desterro - UFSC
Projeto de Extensão Tecnologia Sociais para o Aproveitamento de Resíduos Orgânicos - UFSC
Environmental education
University extension - UFSC
Solid Waste Research Laboratory - UFSC
TSARO Project - LARESO - UFSC
Scouting
Desterro Scout Group - UFSC
Social Technology Extension Project for the Use of Organic Waste - UFSC
Ecologia. Educação.
title_short Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
title_full Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
title_fullStr Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
title_full_unstemmed Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
title_sort Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC.
author DEBIASI, Leticia Rech.
author_facet DEBIASI, Leticia Rech.
BARRETTO, Francisco Bosque.
POLETTO, Luiza Denardin.
MALINOWSKY, Carina.
CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges.
author_role author
author2 BARRETTO, Francisco Bosque.
POLETTO, Luiza Denardin.
MALINOWSKY, Carina.
CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DEBIASI, Leticia Rech.
BARRETTO, Francisco Bosque.
POLETTO, Luiza Denardin.
MALINOWSKY, Carina.
CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Extensão universitária - UFSC
Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos - UFSC
Projeto TSARO - LARESO - UFSC
Escotismo
Grupo de Escoteiros Desterro - UFSC
Projeto de Extensão Tecnologia Sociais para o Aproveitamento de Resíduos Orgânicos - UFSC
Environmental education
University extension - UFSC
Solid Waste Research Laboratory - UFSC
TSARO Project - LARESO - UFSC
Scouting
Desterro Scout Group - UFSC
Social Technology Extension Project for the Use of Organic Waste - UFSC
Ecologia. Educação.
topic Educação Ambiental
Extensão universitária - UFSC
Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos - UFSC
Projeto TSARO - LARESO - UFSC
Escotismo
Grupo de Escoteiros Desterro - UFSC
Projeto de Extensão Tecnologia Sociais para o Aproveitamento de Resíduos Orgânicos - UFSC
Environmental education
University extension - UFSC
Solid Waste Research Laboratory - UFSC
TSARO Project - LARESO - UFSC
Scouting
Desterro Scout Group - UFSC
Social Technology Extension Project for the Use of Organic Waste - UFSC
Ecologia. Educação.
description O marco legal da gestão dos resíduos sólidos no Brasil ocorreu com Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este instrumento legal dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil e correspondeu a um grande avanço no que se refere a temática (RAMOS, 2012). Nesse contexto, se faz urgente uma mudança cultural, com a apropriação de valores e conhecimentos necessários para de fato mudar o panorama da questão dos resíduos sólidos em nossa sociedade. Para isso, embora a educação ambiental seja sempre apontada como ferramenta, muitas vezes ela fica limitada a campanhas informais, ou projetos pontuais, eficientes na promoção da informação, mas que não são suficientes para promover uma consciência "transformadora de hábitos e atitudes" (CRESPO, 2003). Com a Lei federal 9.795 de 1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental (BRASIL, 1999), a Educação Ambiental atingiu seu marco legal mais importante. A mesma Lei estabelece a obrigatoriedade da Educação Ambiental, que deve estar presente, de forma articulada, "em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e informal", devendo as diretrizes nacionais apresentadas serem complementadas pelos estabelecimentos de ensino em função das características regionais e locais, conforme prescreve o artigo 8º, incisos IV e V que incentivam a busca de alternativas curriculares e metodológicas na capacitação da área ambiental e as iniciativas e experiências locais e regionais, incluindo a produção de material educativo (VASCONCELOS, 2015). O Escotismo é um movimento educacional de jovens, contando com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro concebidos pelo seu fundador, o general inglês Baden Powell. A organização objetiva desenvolver um comportamento baseado em valores éticos, por meio da vida em equipe, do espírito comunitário, da liberdade responsável e do estímulo ao aprimoramento da personalidade, quer no campo individual, quer no campo coletivo (THOMÉ, 2006). De forma a contribuir com iniciativas que fomentam a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituiu a Coleta Seletiva Solidária, caracterizada como o recolhimento de resíduos sólidos recicláveis, previamente segregados na fonte, para promover sua valorização, por reciclagem, compostagem, reutilização, recuperação, ou outra forma de destinação final ambientalmente adequada. Essa valorização dos resíduos ocorreu com a inclusão social e econômica de catadores. O Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos da UFSC (LARESO) desenvolveu o projeto Tecnologia Sociais para Aproveitamento de Resíduos Orgânicos (TSARO). O projeto pretende envolver organizações sociais, estudantes e a comunidade no conhecimento da tecnologia social de tratamento dos resíduos sólidos urbanos com vistas ao aproveitamento do biogás e do substrato sólido, levando, assim, o conhecimento a respeito da correta gestão dos resíduos sólidos além do campus universitário. Nesse contexto, o projeto TSARO do LARESO desenvolveu, em parceria com o Grupo de Escoteiros Desterro, uma ação de educação ambiental com o objetivo de trabalhar o tema resíduos sólidos com os jovens e compartilhar o aprendizado com a comunidade de entorno da UFSC. Essa ação contribui para a conscientização da comunidade localizada no entorno da Universidade a respeito da correta destinação dos resíduos sólidos gerados em residências. Dessa forma, aumenta-se a adesão e a participação dessas pessoas junto à coleta seletiva do município e os diversos benefícios ambientais e sociais com a cultura da separação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-12-20T17:59:16Z
2023-12-20
2023-12-20T17:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736
DEBIASI, Leticia Rech; BARRETTO, Francisco Bosque; POLETTO, Luiza Denardin; MALINOWSKY, Carina; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges. Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736
identifier_str_mv DEBIASI, Leticia Rech; BARRETTO, Francisco Bosque; POLETTO, Luiza Denardin; MALINOWSKY, Carina; CASTILHOS JÚNIOR, Armando Borges. Educação ambiental além dos muros da universidade: atividade de conscientização da comunidade do entorno da UFSC. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892576902578176