Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Alba Josifina Araújo.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.paiva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
Resumo: As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Sendo assim, a incorporação da questão ambiental no cotidiano das pessoas pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza e promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, assim como reforçar a necessidade de ser e agir como cidadão na busca de soluções para problemas ambientais locais e nacionais que prejudiquem a qualidade de vida. Nesse contexto, a escola é um local propício para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Nessa perspectiva a presente pesquisa “A Educação Ambiental através dos relatos dos professores de Ciências do Município de Sumé – PB”, tem como objetivo identificar como a educação ambiental está sendo trabalhada no ensino de ciências na rede municipal de ensino do município de Sumé –PB, através dos relatos dos professores de ciências.A pesquisa é do tipo exploratório -descritiva com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento, com utilização de instrumental em forma de questionário. Com a pesquisa obtivemos a opinião dos professores da Rede Pública de ensino do município de Sumé sobre a importância de se trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. As respostas foram bem reveladoras como contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões ambientais, com ações voltadas a sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente, bem como melhorar a qualidade do ensino, formar cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.
id UFCG_494d8e87215039ccfe6d921cf032d9b8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4648
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.Environmental education in the conception of science teachers in the municipality of Sumé-PB.Educação ambientalEstudo de percepçãoConcepção de professoresenvironmental educationPerception studyTeacher conceptionAs questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Sendo assim, a incorporação da questão ambiental no cotidiano das pessoas pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza e promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, assim como reforçar a necessidade de ser e agir como cidadão na busca de soluções para problemas ambientais locais e nacionais que prejudiquem a qualidade de vida. Nesse contexto, a escola é um local propício para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Nessa perspectiva a presente pesquisa “A Educação Ambiental através dos relatos dos professores de Ciências do Município de Sumé – PB”, tem como objetivo identificar como a educação ambiental está sendo trabalhada no ensino de ciências na rede municipal de ensino do município de Sumé –PB, através dos relatos dos professores de ciências.A pesquisa é do tipo exploratório -descritiva com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento, com utilização de instrumental em forma de questionário. Com a pesquisa obtivemos a opinião dos professores da Rede Pública de ensino do município de Sumé sobre a importância de se trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. As respostas foram bem reveladoras como contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões ambientais, com ações voltadas a sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente, bem como melhorar a qualidade do ensino, formar cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.Environmental issues are increasingly present in everyday life, however, environmental education is essentialat all levels of educational processes and especially in the earlyyears of schooling, since it is easier to raisechildren's awareness of environmentalissuesthan the adults. Thus, incorporating the environmentalissueintopeople'sdailylives can foster a new perception of the relationships between humanbeings, society and nature and promote a reassessment of values and attitudes in collective and individual coexistence, as well as reinforce the need to be and acting as a citizen in the search for solutions to local and nationalenvironmentalproblems that affect the quality of life. In this context, the school is a propitiousplace for the development of projects with educationalfocus and related to the environment in which we live. In this perspective, the present research "Environmental Education through the reports of the teachers of Sciences of the Municipality of Sumé - PB", aims to identify how the environmental education is beingworked in the teaching of science in the municipal network of education of the municipality of Sumé. , through the reports of scienceteachers. The research is of the exploratory - descriptivetype with qualitative approach, through a fieldresearchtechnique, specificallysurvey, with the use of instruments in the form of a questionnaire. With the research we obtained the opinion of the teachers of the Public School of Education of the municipality of Sumé on the importance of working Environmental Education in schools. The responses were very revealing as they contribute to the formation of citizenswho are more aware and committed to environmentalissues, with actions aimed atsustainability and respect for the environment, as well as improving the quality of education, training citizens more committed to environmentalissues.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, Fabiano Custódio.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399RAMOS, Andrea Augusta de Morais.ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.PAIVA, Alba Josifina Araújo.2018-04-182019-07-03T11:53:46Z2019-07-032019-07-03T11:53:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.paivahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648PAIVA, Alba Josifina Araújo. Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-10T19:15:02Zoai:localhost:riufcg/4648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-10T19:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
Environmental education in the conception of science teachers in the municipality of Sumé-PB.
title Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
spellingShingle Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
PAIVA, Alba Josifina Araújo.
Educação ambiental
Estudo de percepção
Concepção de professores
environmental education
Perception study
Teacher conception
title_short Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
title_full Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
title_fullStr Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
title_full_unstemmed Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
title_sort Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB.
author PAIVA, Alba Josifina Araújo.
author_facet PAIVA, Alba Josifina Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
RAMOS, Andrea Augusta de Morais.
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Alba Josifina Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Estudo de percepção
Concepção de professores
environmental education
Perception study
Teacher conception
topic Educação ambiental
Estudo de percepção
Concepção de professores
environmental education
Perception study
Teacher conception
description As questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, contudo, a educação ambiental é essencial em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização, já que é mais fácil conscientizar as crianças sobre as questões ambientais do que os adultos. Sendo assim, a incorporação da questão ambiental no cotidiano das pessoas pode propiciar uma nova percepção das relações entre o ser humano, a sociedade e a natureza e promover uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, assim como reforçar a necessidade de ser e agir como cidadão na busca de soluções para problemas ambientais locais e nacionais que prejudiquem a qualidade de vida. Nesse contexto, a escola é um local propício para o desenvolvimento de projetos com enfoque educativo e relacionado ao ambiente em que vivemos. Nessa perspectiva a presente pesquisa “A Educação Ambiental através dos relatos dos professores de Ciências do Município de Sumé – PB”, tem como objetivo identificar como a educação ambiental está sendo trabalhada no ensino de ciências na rede municipal de ensino do município de Sumé –PB, através dos relatos dos professores de ciências.A pesquisa é do tipo exploratório -descritiva com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento, com utilização de instrumental em forma de questionário. Com a pesquisa obtivemos a opinião dos professores da Rede Pública de ensino do município de Sumé sobre a importância de se trabalhar a Educação Ambiental nas escolas. As respostas foram bem reveladoras como contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com as questões ambientais, com ações voltadas a sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente, bem como melhorar a qualidade do ensino, formar cidadãos mais comprometidos com as questões ambientais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
2019-07-03T11:53:46Z
2019-07-03
2019-07-03T11:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.paiva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
PAIVA, Alba Josifina Araújo. Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.paiva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
identifier_str_mv PAIVA, Alba Josifina Araújo. Educação ambiental na concepção dos professores de ciência do município de Sumé-PB. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379001176064