A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482 |
Resumo: | A análise de livros didáticos (LDs) é um procedimento que, além de verificar sua adequação ao uso escolar segundo determinados critérios, busca elucidar ou problematizar um assunto, geralmente pertinente, dentro de um determinado contexto social. Com intuito de identificar conteúdos que subsidiem a abordagem, inserção e/ou ampliem a discussão do tema transversal orientação sexual, cotidianamente na sala de aula, esta pesquisa apresenta a análise da Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composta por três livros do 10 ao 30 ano do ensino médio. O estudo foi dividido em duas etapas cada uma com dois momentos sequenciais: na primeira etapa buscou-se subsídio teórico sobre o tema transversal orientação sexual, seguido por uma análise da coleção de livros didáticos; A segunda etapa iniciou-se com a identificação nos LDs de quaisquer materiais que fizessem menção aos eixos norteadores dos PCNS de tema transversal (Corpo: matriz da sexualidade, Relações de Gênero e Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids). Os conteúdos foram organizados em quadros categorizadas segundo o volume e depois de acordo com os eixos aos quais faziam inferências. Por fim foi sugerido algumas modalidades didáticas seguidas por uma quadro onde foram colocados seis conteúdos escolhidos aleatoriamente dentre os selecionados previamente e para cada um foi sugerida uma metodologia facilitadora e algumas possíveis abordagens transversais para o conteúdo dantes meramente biológico. A temática em estudo foi percebida ao longo dos três volumes da Coleção, excetuando uma unidade de um dos volumes sem contemplar conteúdo a respeito da sexualidade humana. |
id |
UFCG_4952bc431366558c29edfc112501a631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7482 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia.Human sexuality and its interfaces with the biology textbook.SexualidadeLivro didáticoTema transversalSexualityTextbookCross ThemeCiências Biológicas.A análise de livros didáticos (LDs) é um procedimento que, além de verificar sua adequação ao uso escolar segundo determinados critérios, busca elucidar ou problematizar um assunto, geralmente pertinente, dentro de um determinado contexto social. Com intuito de identificar conteúdos que subsidiem a abordagem, inserção e/ou ampliem a discussão do tema transversal orientação sexual, cotidianamente na sala de aula, esta pesquisa apresenta a análise da Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composta por três livros do 10 ao 30 ano do ensino médio. O estudo foi dividido em duas etapas cada uma com dois momentos sequenciais: na primeira etapa buscou-se subsídio teórico sobre o tema transversal orientação sexual, seguido por uma análise da coleção de livros didáticos; A segunda etapa iniciou-se com a identificação nos LDs de quaisquer materiais que fizessem menção aos eixos norteadores dos PCNS de tema transversal (Corpo: matriz da sexualidade, Relações de Gênero e Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids). Os conteúdos foram organizados em quadros categorizadas segundo o volume e depois de acordo com os eixos aos quais faziam inferências. Por fim foi sugerido algumas modalidades didáticas seguidas por uma quadro onde foram colocados seis conteúdos escolhidos aleatoriamente dentre os selecionados previamente e para cada um foi sugerida uma metodologia facilitadora e algumas possíveis abordagens transversais para o conteúdo dantes meramente biológico. A temática em estudo foi percebida ao longo dos três volumes da Coleção, excetuando uma unidade de um dos volumes sem contemplar conteúdo a respeito da sexualidade humana.The textbook’s analyzes is a procedure that, besides to verify itself adequacy to scholar use, aims to clarify or problematize a subject in a certain social context. With an intention of identify contents that support the approach, insert and/or expanding the discussion about the cross-cutting theme of sexual orientation in the classroom. Therefore, this research presents an analysis of the Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composed by three books from 1st to 3rd of high school. From this, this study was divided into two parts, each one in a sequential moment: in the first step sought theoretical support about the cross-cutting theme sexual orientation, followed by an analysis of the textbook collection; The second step began with the identification, in the textbooks, of any material related to The National Curricular Parameters of cross-cutting theme (Body: Matrix of Sexuality, Gender Relations and Sexually Transmitted Diseases / Aids). The contents were organized according to the volume and then according to the axes to which they made inferences. Finally, it was suggested some teaching methods followed by a table to which were placed six contents chosen randomly from the previously selected ones and for each one was suggested a facilitating methodology and some possible transversal approaches for the content before merely biological. The theme under study was perceived throughout the three volumes of the Collection, except for a unit of one of the volumes that did not contemplate the content regarding human sexuality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Josué Pereira da.SILVA, J. P.http://lattes.cnpq.br/3157220705775685BARROS, José Deomar de Souza.SILVA, Carla Rossana Araújo da.SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza.2018-04-162019-09-30T12:11:47Z2019-09-302019-09-30T12:11:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:33:05Zoai:localhost:riufcg/7482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:33:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. Human sexuality and its interfaces with the biology textbook. |
title |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
spellingShingle |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. Sexualidade Livro didático Tema transversal Sexuality Textbook Cross Theme Ciências Biológicas. |
title_short |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
title_full |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
title_fullStr |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
title_full_unstemmed |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
title_sort |
A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. |
author |
SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. |
author_facet |
SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Josué Pereira da. SILVA, J. P. http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 BARROS, José Deomar de Souza. SILVA, Carla Rossana Araújo da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Livro didático Tema transversal Sexuality Textbook Cross Theme Ciências Biológicas. |
topic |
Sexualidade Livro didático Tema transversal Sexuality Textbook Cross Theme Ciências Biológicas. |
description |
A análise de livros didáticos (LDs) é um procedimento que, além de verificar sua adequação ao uso escolar segundo determinados critérios, busca elucidar ou problematizar um assunto, geralmente pertinente, dentro de um determinado contexto social. Com intuito de identificar conteúdos que subsidiem a abordagem, inserção e/ou ampliem a discussão do tema transversal orientação sexual, cotidianamente na sala de aula, esta pesquisa apresenta a análise da Coleção Biologia de Vivian L. Mendonça composta por três livros do 10 ao 30 ano do ensino médio. O estudo foi dividido em duas etapas cada uma com dois momentos sequenciais: na primeira etapa buscou-se subsídio teórico sobre o tema transversal orientação sexual, seguido por uma análise da coleção de livros didáticos; A segunda etapa iniciou-se com a identificação nos LDs de quaisquer materiais que fizessem menção aos eixos norteadores dos PCNS de tema transversal (Corpo: matriz da sexualidade, Relações de Gênero e Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids). Os conteúdos foram organizados em quadros categorizadas segundo o volume e depois de acordo com os eixos aos quais faziam inferências. Por fim foi sugerido algumas modalidades didáticas seguidas por uma quadro onde foram colocados seis conteúdos escolhidos aleatoriamente dentre os selecionados previamente e para cada um foi sugerida uma metodologia facilitadora e algumas possíveis abordagens transversais para o conteúdo dantes meramente biológico. A temática em estudo foi percebida ao longo dos três volumes da Coleção, excetuando uma unidade de um dos volumes sem contemplar conteúdo a respeito da sexualidade humana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 2019-09-30T12:11:47Z 2019-09-30 2019-09-30T12:11:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482 SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7482 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rosângela Ferreira de Souza. A sexualidade humana e suas interfaces com o livro didático de biologia. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744397846183936 |