Gestão de resíduos recicláveis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33496 |
Resumo: | A década de 1990 foi marcada por intensas transformações na visão mundial das relações homem e meio ambiente, evidenciadas a partir da Conferência Rio 92. As Instituições de Ensino Superior (IES) desde então, foram conclamadas a participar da construção de um desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, aprovada durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992), elaborada para servir de guia para a população alcançar o desenvolvimento sustentável, em seu Capítulo 36, trata integralmente da necessidade de promoção de ensino, conscientização e treinamento, fortalecendo atitudes, valores e ações. Assume-se a partir de então, o papel de multiplicador e referencial das instituições de ensino, para a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, respeitando as diversidades e características regionais. Sorrentino e Nascimento (2010) enfatizam que o caminho a ser seguido pelas IES é complexo e permeado de desafios. De acordo com os autores, os desafios extrapolam a seara da pedagogia e as salas de aula, para abraçar as políticas públicas e de governo, bem como os objetivos institucionais. Tauchen e Brandli (2006) destacam que as IES têm dois papéis a cumprir nesse processo: o de educador (contribuindo para a qualificação e formação do egresso) e o de modelo (ao implantar sistemas de gestão ambiental, servindo de guias práticos de gestão sustentável para a sociedade). Dentro deste contexto, busca-se no presente trabalho, apresentar a gestão de resíduos recicláveis no âmbito do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado em Natal-RN, no que concerne ao projeto de Coleta Seletiva Solidária (CSS), desenvolvido pelo Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES). A UFRN e o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Criada em 1960, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui 07 campi, (02 em Natal), ações de extensão em 62 municípios, 20 pólos presenciais de apoio à Educação à Distância (EAD), dos quais, 12 localizados no Rio Grande do Norte. O Campus Central ocupa uma área de 123ha e abrigava, em 2010, uma população de 30.000 pessoas, entre alunos e servidores, com perspectivas de crescimento de 50% em 2014 (UFRNb, 2010). Desde 2010, a UFRN busca desenvolver práticas de gestão sustentável, principalmente no que diz respeito ao manejo adequado de seus resíduos. Para tanto, criou o Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES), com o objetivo de minimizar e controlar os impactos provocados pelos resíduos produzidos na Instituição, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A gestão integrada inclui o manejo dos resíduos sólidos comuns, químicos, de construção civil, especiais, industriais e radioativos. O PROGIRES é executado pela Superintendência de Infraestrutura (INFRA), através da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), responsável pela elaboração, implantação e acompanhamento do Programa. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a implantação da Coleta Seletiva Solidária, cujos resultados são apresentados a seguir. |
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Gestão de resíduos recicláveis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Management of recyclable waste at the Federal University of Rio Grande do Norte.UFRN - gestão de resíduos recicláveisResíduos recicláveis - UFRNUniversidade Federal do Rio Grande do Norte - resíduos recicláveisPrograma de Gestão Integrada de Resíduos - UFRNColeta seletiva solidária - UFRNExposições itinerantes - UFRNUFRN - recyclable waste managementRecyclable waste - UFRNFederal University of Rio Grande do Norte - recyclable wasteIntegrated Waste Management Program - UFRNSolidarity selective collection - UFRNTraveling exhibitions - UFRNEcologia.A década de 1990 foi marcada por intensas transformações na visão mundial das relações homem e meio ambiente, evidenciadas a partir da Conferência Rio 92. As Instituições de Ensino Superior (IES) desde então, foram conclamadas a participar da construção de um desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, aprovada durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992), elaborada para servir de guia para a população alcançar o desenvolvimento sustentável, em seu Capítulo 36, trata integralmente da necessidade de promoção de ensino, conscientização e treinamento, fortalecendo atitudes, valores e ações. Assume-se a partir de então, o papel de multiplicador e referencial das instituições de ensino, para a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, respeitando as diversidades e características regionais. Sorrentino e Nascimento (2010) enfatizam que o caminho a ser seguido pelas IES é complexo e permeado de desafios. De acordo com os autores, os desafios extrapolam a seara da pedagogia e as salas de aula, para abraçar as políticas públicas e de governo, bem como os objetivos institucionais. Tauchen e Brandli (2006) destacam que as IES têm dois papéis a cumprir nesse processo: o de educador (contribuindo para a qualificação e formação do egresso) e o de modelo (ao implantar sistemas de gestão ambiental, servindo de guias práticos de gestão sustentável para a sociedade). Dentro deste contexto, busca-se no presente trabalho, apresentar a gestão de resíduos recicláveis no âmbito do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado em Natal-RN, no que concerne ao projeto de Coleta Seletiva Solidária (CSS), desenvolvido pelo Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES). A UFRN e o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Criada em 1960, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui 07 campi, (02 em Natal), ações de extensão em 62 municípios, 20 pólos presenciais de apoio à Educação à Distância (EAD), dos quais, 12 localizados no Rio Grande do Norte. O Campus Central ocupa uma área de 123ha e abrigava, em 2010, uma população de 30.000 pessoas, entre alunos e servidores, com perspectivas de crescimento de 50% em 2014 (UFRNb, 2010). Desde 2010, a UFRN busca desenvolver práticas de gestão sustentável, principalmente no que diz respeito ao manejo adequado de seus resíduos. Para tanto, criou o Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES), com o objetivo de minimizar e controlar os impactos provocados pelos resíduos produzidos na Instituição, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A gestão integrada inclui o manejo dos resíduos sólidos comuns, químicos, de construção civil, especiais, industriais e radioativos. O PROGIRES é executado pela Superintendência de Infraestrutura (INFRA), através da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), responsável pela elaboração, implantação e acompanhamento do Programa. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a implantação da Coleta Seletiva Solidária, cujos resultados são apresentados a seguir.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-07T20:20:40Z2023-12-072023-12-07T20:20:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33496CARVALHO, Josilda Maria Silva de; LUCENA, Luciana de Figueiredo Lopes; TAVARES, Edilson Cosme; GARRIDO, José Wagner Alves. Gestão de resíduos recicláveis na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.2. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-30-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33496porCARVALHO, Josilda Maria Silva de.LUCENA, Luciana de Figueiredo Lopes.TAVARES, Edilson Cosme.GARRIDO, José Wagner Alves.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-07T20:21:06Zoai:localhost:riufcg/33496Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-07T20:21:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A década de 1990 foi marcada por intensas transformações na visão mundial das relações homem e meio ambiente, evidenciadas a partir da Conferência Rio 92. As Instituições de Ensino Superior (IES) desde então, foram conclamadas a participar da construção de um desenvolvimento sustentável. A Agenda 21, aprovada durante a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1992), elaborada para servir de guia para a população alcançar o desenvolvimento sustentável, em seu Capítulo 36, trata integralmente da necessidade de promoção de ensino, conscientização e treinamento, fortalecendo atitudes, valores e ações. Assume-se a partir de então, o papel de multiplicador e referencial das instituições de ensino, para a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, respeitando as diversidades e características regionais. Sorrentino e Nascimento (2010) enfatizam que o caminho a ser seguido pelas IES é complexo e permeado de desafios. De acordo com os autores, os desafios extrapolam a seara da pedagogia e as salas de aula, para abraçar as políticas públicas e de governo, bem como os objetivos institucionais. Tauchen e Brandli (2006) destacam que as IES têm dois papéis a cumprir nesse processo: o de educador (contribuindo para a qualificação e formação do egresso) e o de modelo (ao implantar sistemas de gestão ambiental, servindo de guias práticos de gestão sustentável para a sociedade). Dentro deste contexto, busca-se no presente trabalho, apresentar a gestão de resíduos recicláveis no âmbito do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado em Natal-RN, no que concerne ao projeto de Coleta Seletiva Solidária (CSS), desenvolvido pelo Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES). A UFRN e o Programa de Gestão Integrada de Resíduos Criada em 1960, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui 07 campi, (02 em Natal), ações de extensão em 62 municípios, 20 pólos presenciais de apoio à Educação à Distância (EAD), dos quais, 12 localizados no Rio Grande do Norte. O Campus Central ocupa uma área de 123ha e abrigava, em 2010, uma população de 30.000 pessoas, entre alunos e servidores, com perspectivas de crescimento de 50% em 2014 (UFRNb, 2010). Desde 2010, a UFRN busca desenvolver práticas de gestão sustentável, principalmente no que diz respeito ao manejo adequado de seus resíduos. Para tanto, criou o Programa de Gestão Integrada de Resíduos (PROGIRES), com o objetivo de minimizar e controlar os impactos provocados pelos resíduos produzidos na Instituição, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A gestão integrada inclui o manejo dos resíduos sólidos comuns, químicos, de construção civil, especiais, industriais e radioativos. O PROGIRES é executado pela Superintendência de Infraestrutura (INFRA), através da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), responsável pela elaboração, implantação e acompanhamento do Programa. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a implantação da Coleta Seletiva Solidária, cujos resultados são apresentados a seguir. |
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