Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Janiele Cruz.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
Resumo: Desde o início da humanidade o ser humano necessitou apropriar-se dos recursos minerais para seu usufruto, e a extração de areia é um exemplo disto. Sua extração em grande escala pode acarretar vários impactos ambientais, tornando-se assim uma problemática ambiental. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo promover uma conscientização ambiental sobre a problemática da extração de areia em duas escolas da rede pública, localizadas no estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ensino médio nas escolas estaduais professora Teresinha Carolino de Souza em Jaçanã/RN e João Henrique Dantas em Carnaúba dos Dantas/ RN. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e quantitativa, que foram desenvolvidas em quatro etapas: aplicação de questionário, palestra, entrega de folders, aplicação de um segundo questionário. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que os alunos têm algum conhecimento prévio sobre o uso da areia, porém não conseguem associar os danos que sua retirada em excesso causa ao meio ambiente. A maioria achou as atividades desenvolvidas bastantes satisfatórias. Foi possível perceber que as ações propiciaram uma possível conscientização ambiental que não existia antes da realização das intervenções pedagógicas. Percebe-se assim, que há necessidade, de serem desenvolvidas atividades pedagógicas que propicie aos alunos à conscientização ambiental sobre a extração de areia, devido ser uma questão ambiental que envolve suas cidades e seu estado.
id UFCG_4afe508209f47631d8c3874624883f6c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7311
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.Sand extraction: environmental awareness in two public schools located in the state of Rio Grande do Norte.Extracción de arena: conciencia ambiental en dos escuelas públicas ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte.Educação ambientalRecursos mineraisExploração de recursosEnvironmental EducationMining resourcesExploitation of resourcesEducación ambientalRecursos mineralesExploración de recursosCiências BiológicasDesde o início da humanidade o ser humano necessitou apropriar-se dos recursos minerais para seu usufruto, e a extração de areia é um exemplo disto. Sua extração em grande escala pode acarretar vários impactos ambientais, tornando-se assim uma problemática ambiental. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo promover uma conscientização ambiental sobre a problemática da extração de areia em duas escolas da rede pública, localizadas no estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ensino médio nas escolas estaduais professora Teresinha Carolino de Souza em Jaçanã/RN e João Henrique Dantas em Carnaúba dos Dantas/ RN. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e quantitativa, que foram desenvolvidas em quatro etapas: aplicação de questionário, palestra, entrega de folders, aplicação de um segundo questionário. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que os alunos têm algum conhecimento prévio sobre o uso da areia, porém não conseguem associar os danos que sua retirada em excesso causa ao meio ambiente. A maioria achou as atividades desenvolvidas bastantes satisfatórias. Foi possível perceber que as ações propiciaram uma possível conscientização ambiental que não existia antes da realização das intervenções pedagógicas. Percebe-se assim, que há necessidade, de serem desenvolvidas atividades pedagógicas que propicie aos alunos à conscientização ambiental sobre a extração de areia, devido ser uma questão ambiental que envolve suas cidades e seu estado.From the beginning of humanity the human being needed to appropriate the mineral resources for his usufruct, and the extraction of sand is an example of this. Its large-scale extraction can lead to several environmental impacts, thus becoming an environmental problem. From this context, the present work aims to promote an environmental awareness about the problem of sand extraction in two schools of the public network, located in the state of Rio Grande do Norte. The present study was developed with Teresinha Carolino de Souza in Jaçanã / RN and João Henrique Dantas in Carnaúba dos Dantas / RN. The methodology applied was qualitative and quantitative, which were developed in four stages: questionnaire application, lecture, folders delivery, application of a second questionnaire. In view of the obtained results it is possible to notice that the students have some previous knowledge about the use of sand, but they can not associate the damages that their excessive withdrawal causes to the environment. Most found the activities developed quite satisfactory. It was possible to perceive that the actions provided a possible environmental awareness that did not exist before the accomplishment of the pedagogical interventions. It is thus perceived that there is a need to develop pedagogical activities that provide students with environmental awareness about the extraction of sand, because it is an environmental issue that involves their cities and their state.Desde los inicios de la humanidad, el ser humano ha necesitado apropiarse de los recursos minerales para su aprovechamiento, y la extracción de arena es un ejemplo de ello. Su extracción a gran escala puede causar diversos impactos ambientales, convirtiéndose así en un problema ambiental. A partir de este contexto, el presente trabajo tiene como objetivo promover la conciencia ambiental sobre el problema de la extracción de arena en dos escuelas públicas, ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte. El presente estudio fue desarrollado con alumnos del 3º año de la enseñanza media de las escuelas públicas profesora Teresinha Carolino de Souza en Jaçanã/RN y João Henrique Dantas en Carnaúba dos Dantas/RN. La metodología aplicada fue cualitativa y cuantitativa, las cuales se desarrollaron en cuatro etapas: aplicación de un cuestionario, charla, entrega de carpetas, aplicación de un segundo cuestionario. A la vista de los resultados obtenidos, es posible percibir que los estudiantes tienen algunos conocimientos previos sobre el uso de la arena, pero no pueden asociar el daño que su excesiva remoción ocasiona al medio ambiente. La mayoría encontró las actividades desarrolladas bastante satisfactorias. Fue posible percibir que las acciones proporcionaron una posible conciencia ambiental que no existía antes de las intervenciones pedagógicas. Es claro, por tanto, que existe la necesidad de desarrollar actividades pedagógicas que brinden a los estudiantes una conciencia ambiental sobre la extracción de arena, porque es un tema ambiental que involucra a sus ciudades y a su estado.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGLOPES, Marcus José Conceição.LOPES, Marcus J.C.http://lattes.cnpq.br/0756190207165922PORTO, Adriana Lemos.PORTO, A. L.http://lattes.cnpq.br/7150469109287201SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.SILVA, Kiriaki Nurit.LINHEIRA, Caroline Zabendzala.SANTOS, Janiele Cruz.20172019-09-25T16:40:27Z2019-09-252019-09-25T16:40:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311SANTOS, Janiele Cruz. Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:49:36Zoai:localhost:riufcg/7311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
Sand extraction: environmental awareness in two public schools located in the state of Rio Grande do Norte.
Extracción de arena: conciencia ambiental en dos escuelas públicas ubicadas en el estado de Rio Grande do Norte.
title Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
spellingShingle Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
SANTOS, Janiele Cruz.
Educação ambiental
Recursos minerais
Exploração de recursos
Environmental Education
Mining resources
Exploitation of resources
Educación ambiental
Recursos minerales
Exploración de recursos
Ciências Biológicas
title_short Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
title_full Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
title_fullStr Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
title_full_unstemmed Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
title_sort Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
author SANTOS, Janiele Cruz.
author_facet SANTOS, Janiele Cruz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Marcus José Conceição.
LOPES, Marcus J.C.
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922
PORTO, Adriana Lemos.
PORTO, A. L.
http://lattes.cnpq.br/7150469109287201
SILVA, Vivyanne dos Santos Falcão.
SILVA, Kiriaki Nurit.
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Janiele Cruz.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Recursos minerais
Exploração de recursos
Environmental Education
Mining resources
Exploitation of resources
Educación ambiental
Recursos minerales
Exploración de recursos
Ciências Biológicas
topic Educação ambiental
Recursos minerais
Exploração de recursos
Environmental Education
Mining resources
Exploitation of resources
Educación ambiental
Recursos minerales
Exploración de recursos
Ciências Biológicas
description Desde o início da humanidade o ser humano necessitou apropriar-se dos recursos minerais para seu usufruto, e a extração de areia é um exemplo disto. Sua extração em grande escala pode acarretar vários impactos ambientais, tornando-se assim uma problemática ambiental. A partir deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo promover uma conscientização ambiental sobre a problemática da extração de areia em duas escolas da rede pública, localizadas no estado do Rio Grande do Norte. O presente estudo foi desenvolvido com alunos da 3ª série do ensino médio nas escolas estaduais professora Teresinha Carolino de Souza em Jaçanã/RN e João Henrique Dantas em Carnaúba dos Dantas/ RN. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e quantitativa, que foram desenvolvidas em quatro etapas: aplicação de questionário, palestra, entrega de folders, aplicação de um segundo questionário. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que os alunos têm algum conhecimento prévio sobre o uso da areia, porém não conseguem associar os danos que sua retirada em excesso causa ao meio ambiente. A maioria achou as atividades desenvolvidas bastantes satisfatórias. Foi possível perceber que as ações propiciaram uma possível conscientização ambiental que não existia antes da realização das intervenções pedagógicas. Percebe-se assim, que há necessidade, de serem desenvolvidas atividades pedagógicas que propicie aos alunos à conscientização ambiental sobre a extração de areia, devido ser uma questão ambiental que envolve suas cidades e seu estado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-25T16:40:27Z
2019-09-25
2019-09-25T16:40:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
SANTOS, Janiele Cruz. Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7311
identifier_str_mv SANTOS, Janiele Cruz. Extração de areia: conscientização ambiental em duas escolas públicas localizadas no estado do Rio Grande do Norte. 2017. 67 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744396838502400