Construção de cenários ao custo de capital próprio a partir do capm adaptado à abordagem bottom-up – estudo de caso no grupo Redecompras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Luciana Ferreira.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5890
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre o custo de capital próprio do Grupo Redecompras. O objetivo geral do estudo foi construir cenários ao custo do capital próprio da empresa Grupo Redecompras, que é uma rede de supermercados situados na cidade de Campina Grande – Paraíba, através do método amparado no CAPM adaptado à abordagem bottom-up. Trata-se a pesquisa como um estudo de caso, quanto aos fins, e documental, quanto aos meios. Após enquadrar a empresa em estudo como pertencente ao setor de consumo não cíclico, os dados necessários à aplicação do modelo CAPM modificado à abordagem bottom-up foram coletados a partir do site COMDINHEIRO. O tratamento primário dos dados foi feito a partir da aplicação de regressão linear, pois o modelo em questão requer os betas estatísticos (coeficientes angulares) das empresas listadas na bolsa de valores que compõem o setor de consumo não cíclico. Foram estimados quatro possíveis valores de custo de capital próprio para a empresa Grupo Redecompras, a partir de quatro supostos níveis de endividamento. Os resultados obtidos com o estudo mostram que se a empresa tiver um nível de endividamento entre 25% e 100%, o seu custo de capital próprio será em torno de 20%, o que não varia muito em relação às demais empresas de capital aberto do setor.
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