Ensino de graduação em enfermagem e a atuação profissional conforme o principio da integralidade no SUS: a percepção de egressos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Shirley Araújo de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7693
Resumo: Através da Constituição Federal Brasileira (CFB) de 1988 onde foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu um novo cenário para a assistência a saúde brasileira. Após três décadas de criação do SUS, ainda é percebida a dificuldade em formar profissionais qualificados para atuar de acordo com seus princípios e diretrizes. Um dos princípios do SUS, a Integralidade, no certame das políticas educacionais, no que se refere a Graduação em Enfermagem, vem se concretizando numa orientação integradora entre ensino e trabalho. Partindo do pressuposto que o SUS é concretizado, em parte, através dos profissionais que atuam no serviço público de saúde, a formação desses profissionais é essencial para o sucesso do sistema de saúde brasileiro. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa foi apreender e analisar a percepção de egressos do curso de Graduação em Enfermagem, em relação ao processo de sua formação, frente às demandas vivenciadas no cotidiano profissional para atuar em acordo com o princípio da Integralidade no SUS. O estudo é exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa do tipo análise temática, realizado com profissionais egressos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão desta pesquisa. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se uma entrevista com roteiro semiestruturado. O estudo foi submetido e aprovado por Comitê de Ética. Definindo os objetos do estudo, apreendeu-se duas categorias: Atuar em conformidade com a Integralidade no SUS: as contribuições da graduação; A utopia da teoria x a realidade da prática: limitações para trabalhar a Integralidade. Com base na pesquisa, os egressos relataram que foram bem preparados durante a graduação, mas só ter uma boa preparação não está sendo suficiente devido a problemas operacionais no SUS. Dessa forma, por se tratar de uma temática amplamente discutida, mas que necessita de algumas mudanças, acredita-se que essa pesquisa ainda é de grande valia por contribuir na promoção da qualificação e embasamento científico para os profissionais da área, bem como para incentivar os sujeitos do estudo em buscar mais conhecimento direcionadas a abordagem em questão, firmando consequentemente estratégias e ações eficazes.
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spelling Ensino de graduação em enfermagem e a atuação profissional conforme o principio da integralidade no SUS: a percepção de egressos.Nursing undergraduate education and professional practice according to the principle of comprehensiveness in the SUS: the perception of graduates.La formación de pregrado en enfermería y la práctica profesional según el principio de integralidad en el SUS: la percepción de los egresados.Sistema Único de SaúdeIntegralidadeEnfermagemUnique Health SystemIntegralityNursingSistema Único de SaludIntegralidadEnfermeríaEnfermagemAtravés da Constituição Federal Brasileira (CFB) de 1988 onde foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu um novo cenário para a assistência a saúde brasileira. Após três décadas de criação do SUS, ainda é percebida a dificuldade em formar profissionais qualificados para atuar de acordo com seus princípios e diretrizes. Um dos princípios do SUS, a Integralidade, no certame das políticas educacionais, no que se refere a Graduação em Enfermagem, vem se concretizando numa orientação integradora entre ensino e trabalho. Partindo do pressuposto que o SUS é concretizado, em parte, através dos profissionais que atuam no serviço público de saúde, a formação desses profissionais é essencial para o sucesso do sistema de saúde brasileiro. Com isso, o objetivo geral desta pesquisa foi apreender e analisar a percepção de egressos do curso de Graduação em Enfermagem, em relação ao processo de sua formação, frente às demandas vivenciadas no cotidiano profissional para atuar em acordo com o princípio da Integralidade no SUS. O estudo é exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa do tipo análise temática, realizado com profissionais egressos do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, selecionados a partir dos critérios de inclusão e exclusão desta pesquisa. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se uma entrevista com roteiro semiestruturado. O estudo foi submetido e aprovado por Comitê de Ética. Definindo os objetos do estudo, apreendeu-se duas categorias: Atuar em conformidade com a Integralidade no SUS: as contribuições da graduação; A utopia da teoria x a realidade da prática: limitações para trabalhar a Integralidade. Com base na pesquisa, os egressos relataram que foram bem preparados durante a graduação, mas só ter uma boa preparação não está sendo suficiente devido a problemas operacionais no SUS. Dessa forma, por se tratar de uma temática amplamente discutida, mas que necessita de algumas mudanças, acredita-se que essa pesquisa ainda é de grande valia por contribuir na promoção da qualificação e embasamento científico para os profissionais da área, bem como para incentivar os sujeitos do estudo em buscar mais conhecimento direcionadas a abordagem em questão, firmando consequentemente estratégias e ações eficazes.Through the Brazilian Federal Constitution (CFB) of 1988 where the Unified Health System (SUS) was created, a new scenario emerged for Brazilian health care. After three decades of creating the SUS, it is still perceived the difficulty in training qualified professionals to act according to its principles and guidelines. One of the SUS principles, the Integrality, in the educational policies contest, regarding Nursing Graduation, has been materializing in an integrative orientation between teaching and work. Based on the assumption that the SUS is implemented, in part, by professionals working in the public health service, the training of these professionals is essential for the success of the Brazilian health system. With this, the general objective of this research was to apprehend and analyze the perception of graduates of the Nursing Undergraduate course, in relation to the process of their formation, facing the demands experienced in the professional daily life to act in accordance with the principle of Integrality in the SUS. The study is exploratory and descriptive, with a qualitative approach such as thematic analysis, carried out with graduates of the nursing undergraduate course of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Cuité-PB campus, selected from the inclusion and exclusion criteria of this search. As an instrument for data collection, we used an interview with semi-structured script. The study was submitted and approved by the Ethics Committee. Defining the objects of the study, two categories were captured: Acting in accordance with Integrality in SUS: the contributions of the graduation; The utopia of theory x the reality of practice: limitations to work on Integrality. Based on the research, graduates reported that they were well prepared during graduation, but only having a good preparation is not enough due to operational problems in the SUS. Therefore, because it is a topic that is widely discussed but requires some changes, it is believed that this research is still of great value because it contributes to the promotion of qualification and scientific foundation for professionals in the field, as well as to encourage Subjects in the study to seek more knowledge directed to the approach in question, consequently signing effective strategies and actions.A través de la Constitución Federal Brasileña (CFB) de 1988, donde se creó el Sistema Único de Salud (SUS), surgió un nuevo escenario para la atención de salud brasileña. Luego de tres décadas de creación del SUS, aún se percibe la dificultad de formar profesionales calificados para actuar de acuerdo con sus principios y lineamientos. Uno de los principios del SUS, la Integralidad, en el caso de las políticas educativas, en lo que respecta a la Licenciatura en Enfermería, se ha materializado en una orientación integradora entre la docencia y el trabajo. Suponiendo que el SUS se implemente, en parte, a través de profesionales que trabajan en el servicio público de salud, la formación de estos profesionales es fundamental para el éxito del sistema de salud brasileño. Con ello, el objetivo general de esta investigación fue aprehender y analizar la percepción de los egresados ​​de la carrera de Grado en Enfermería, en relación al proceso de su formación, frente a las demandas vividas en la vida cotidiana profesional para actuar de acuerdo con las principio de Integralidad en el SUS. El estudio es exploratorio y descriptivo, con un enfoque cualitativo del tipo análisis temático, realizado con profesionales de la carrera de enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité-PB, seleccionados en base a los criterios de inclusión y exclusión. de este estudio. Como instrumento de recolección de datos se utilizó una entrevista con guión semiestructurado. El estudio fue presentado y aprobado por el Comité de Ética. Al definir los objetos del estudio, se aprehendieron dos categorías: Actuar de acuerdo con la Integralidad en el SUS: los aportes de la graduación; La utopía de la teoría vs. la realidad de la práctica: limitaciones para trabajar la Integralidad. Con base en la encuesta, los egresados ​​informaron que estuvieron bien preparados durante la graduación, pero tener una buena preparación no es suficiente debido a problemas operativos en el SUS. Así, al ser un tema ampliamente discutido, pero que necesita algunos cambios, se cree que esta investigación sigue siendo de gran valor para contribuir a la promoción de la calificación y base científica de los profesionales en el campo, así como para incentivar a los sujetos de estudio. buscar un mayor conocimiento dirigido al enfoque en cuestión, estableciendo consecuentemente estrategias y acciones efectivas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGNUNES, Waleska de Brito.NUNES, W. B.http://lattes.cnpq.br/2986806262930186HENRIQUES, Amanda Haissa Barros.CAVALCANTI, Joseane da Rocha Dantas.LIMA, Shirley Araújo de.2017-03-202019-10-03T16:49:02Z2019-10-032019-10-03T16:49:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7693LIMA, Shirley Araújo de. Ensino de graduação em enfermagem e a atuação profissional conforme o principio da integralidade no SUS: a percepção de egressos. 2017. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T23:32:31Zoai:localhost:riufcg/7693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T23:32:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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