Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Marcelo Medeiros da.
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647
Resumo: Ha bastante tempo, inúmeras pesquisas vem mostrando que o ensino de Literatura e marcado por protocolos e convenções que circulam na escola, onde o texto literário e pretexto para o reconhecimento de fatos históricos e/ou figuras ou funções de linguagem (LAJOLO, 1988). Esse quadro pouco alentador toma-se mais preocupante quando o texto escolhido para a realização dessas atividades e a poesia que não ocupa lugar de destaque no fazer pedagógico de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa objetiva mostrar que e possível despertar o gosto pela leitura de poesia desde que as atividades desenvolvidas sejam pensadas, sistematizadas e, quando necessário, reformuladas. Entretanto, procurar apresentar abordagens diferentes para o trabalho com o texto literário em sala de aula e uma tarefa árdua, devido não só a falta de estímulos tanto do professor quanta dos alunos, mas também devido a necessidade de reformulação de velhas praticas e concepções errôneas sobre o papel que a literatura deve ocupar no cenário educacional. Consciente disso, procurei desenvolver com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atividades de leitura de poesia. A partir da observação das reações desses alunos diante dos poemas lidos e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que cheguei e que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não e possível de ser garantido e a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reitero que, assim como brincar, assistir a televisão, ler revistas de fofocas são, para os alunos-colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se tome uma pratica efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que e só no espaço escolar que muitos dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que e a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes este direito.
id UFCG_4cd5f47a8d2fc2fd25f391e29ac23505
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9647
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.Speaking of reading, poetry and love with students graduating from youth and adult education: a case study.Leitura LiteráriaEducação de Jovens e Adultos - EJAEnsinoPoesiaRecepçãoCartografiaLeituraPoemaTextos LiteráriosProfessorLecture LitteraireeEducation des Jeunes et Adults - EJAEnseignePoesieReceptionCartographieLa LecturePoemTextes LittérairesEnseignantHa bastante tempo, inúmeras pesquisas vem mostrando que o ensino de Literatura e marcado por protocolos e convenções que circulam na escola, onde o texto literário e pretexto para o reconhecimento de fatos históricos e/ou figuras ou funções de linguagem (LAJOLO, 1988). Esse quadro pouco alentador toma-se mais preocupante quando o texto escolhido para a realização dessas atividades e a poesia que não ocupa lugar de destaque no fazer pedagógico de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa objetiva mostrar que e possível despertar o gosto pela leitura de poesia desde que as atividades desenvolvidas sejam pensadas, sistematizadas e, quando necessário, reformuladas. Entretanto, procurar apresentar abordagens diferentes para o trabalho com o texto literário em sala de aula e uma tarefa árdua, devido não só a falta de estímulos tanto do professor quanta dos alunos, mas também devido a necessidade de reformulação de velhas praticas e concepções errôneas sobre o papel que a literatura deve ocupar no cenário educacional. Consciente disso, procurei desenvolver com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atividades de leitura de poesia. A partir da observação das reações desses alunos diante dos poemas lidos e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que cheguei e que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não e possível de ser garantido e a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reitero que, assim como brincar, assistir a televisão, ler revistas de fofocas são, para os alunos-colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se tome uma pratica efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que e só no espaço escolar que muitos dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que e a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes este direito.II y a suffisant temps, innombrablees recherchers vainent montrant qui I'enseignement de litterature est marque pour protocols et conventions qui circulent dans I'ecole, ou le texte litteraire est pretexte pour la reconnaissance de faits historiques et/ou figures ou fonctions de langage (LAJOLO, 1988). Celui carre peu encourage se changer plus preoccupere quand le texte choisi pour la realizacion des celles activites est la poesie qui non occupe lieu de preeminence dans le faire pedagogique de tres professeures. Devant de cela, cette recherche objectif montrer qui est possible eveiller le gout par lecture de la poesie depuis qui I'activites developpees qu'il soient pensees, systematisees et, quand necessaire, reformees. Pourtant, chercher presenter abordages differents par le travaille avec le texte litteraire dans le salle de classe est une tache arduse, du non seul la faute de stimulation tant du professeur combien d'eleves, mais aussi juste la neccessite de modifier vieilles pratiques et conceptions erronee sur la papier qui le litterature devoint occuper dans le mise d' seine educationnelle. Conscient de cela, ai recherche developper avec eleves eloignes d' Education de Jeunes et Adultes (EJA) activites de lecture et poesie. Partageant d'observation des reactions des ces eleves devant des poemes instruits et du reflexion sur sas reponses avec une questonnaire, une des conclusions qui ai arrive est qui le gout pour la litteraire peutetre oui, eveille, partageant d'activittes developpees dans le salle de classe. D'ailleurs, qui n'est pas possible d'etre garanti est sa permanence hors des murs d'ecole. En face de cela, reitere qui, ainsi comme jouer, regarder le television, lire revues qui parlent sur les personnes des medias sont, pour I'eleves collaborateurs de cette recherche, necessites imperieuses, la litterature pouvoit se redevenir une des cettes necessites depuis qui le travaille avec le texte litteraire se redevait une pratique effective inseree dans le quotidien de salle de classe, une fois qui les donnes collectes partent la croire qui semble qu' est seule dans le espace ecolier qui beaucoup d'eleves ont acces le ce bien symbolique qui'est la litterature, et non pouvons, avec enseigne Candido (1995), lui nier ce droit.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011SILVA, Antônio de Pádua Dias da.ALVES, José Hélder Pinheiro.SILVA, Marcelo Medeiros da.20062019-11-28T13:36:25Z2019-11-282019-11-28T13:36:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647SILVA, Marcelo Medeiros da. Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2006. 216f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T18:38:39Zoai:localhost:riufcg/9647Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T18:38:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
Speaking of reading, poetry and love with students graduating from youth and adult education: a case study.
title Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
spellingShingle Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
SILVA, Marcelo Medeiros da.
Leitura Literária
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino
Poesia
Recepção
Cartografia
Leitura
Poema
Textos Literários
Professor
Lecture Litterairee
Education des Jeunes et Adults - EJA
Enseigne
Poesie
Reception
Cartographie
La Lecture
Poem
Textes Littéraires
Enseignant
title_short Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
title_full Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
title_fullStr Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
title_sort Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.
author SILVA, Marcelo Medeiros da.
author_facet SILVA, Marcelo Medeiros da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
NÓBREGA, M. M. S. S.
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011
SILVA, Antônio de Pádua Dias da.
ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Marcelo Medeiros da.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Literária
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino
Poesia
Recepção
Cartografia
Leitura
Poema
Textos Literários
Professor
Lecture Litterairee
Education des Jeunes et Adults - EJA
Enseigne
Poesie
Reception
Cartographie
La Lecture
Poem
Textes Littéraires
Enseignant
topic Leitura Literária
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino
Poesia
Recepção
Cartografia
Leitura
Poema
Textos Literários
Professor
Lecture Litterairee
Education des Jeunes et Adults - EJA
Enseigne
Poesie
Reception
Cartographie
La Lecture
Poem
Textes Littéraires
Enseignant
description Ha bastante tempo, inúmeras pesquisas vem mostrando que o ensino de Literatura e marcado por protocolos e convenções que circulam na escola, onde o texto literário e pretexto para o reconhecimento de fatos históricos e/ou figuras ou funções de linguagem (LAJOLO, 1988). Esse quadro pouco alentador toma-se mais preocupante quando o texto escolhido para a realização dessas atividades e a poesia que não ocupa lugar de destaque no fazer pedagógico de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa objetiva mostrar que e possível despertar o gosto pela leitura de poesia desde que as atividades desenvolvidas sejam pensadas, sistematizadas e, quando necessário, reformuladas. Entretanto, procurar apresentar abordagens diferentes para o trabalho com o texto literário em sala de aula e uma tarefa árdua, devido não só a falta de estímulos tanto do professor quanta dos alunos, mas também devido a necessidade de reformulação de velhas praticas e concepções errôneas sobre o papel que a literatura deve ocupar no cenário educacional. Consciente disso, procurei desenvolver com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atividades de leitura de poesia. A partir da observação das reações desses alunos diante dos poemas lidos e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que cheguei e que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não e possível de ser garantido e a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reitero que, assim como brincar, assistir a televisão, ler revistas de fofocas são, para os alunos-colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se tome uma pratica efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que e só no espaço escolar que muitos dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que e a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes este direito.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-11-28T13:36:25Z
2019-11-28
2019-11-28T13:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647
SILVA, Marcelo Medeiros da. Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2006. 216f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647
identifier_str_mv SILVA, Marcelo Medeiros da. Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2006. 216f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744417090699264