Desafios e perspectivas dos /as gestores / as das Escolas Municipais da zona urbana da Cidade de Cajazeiras - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Pollynésia Nóbrega.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17207
Resumo: Este trabalho objetivou analisar os possíveis desafios e perspectivas enfrentados por gestores de escolas públicas municipais, do ensino fundamental, na zona urbana da cidade de Cajazeiras-PB, através da percepção dos próprios gestores, buscando compreender suas práticas cotidianas, e a partir disso discutir fatores que poderiam ser decisivos para um melhoramento nas suas práticas. Para tanto fez o uso da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa com utilização de questionário e entrevista semiestruturada, realizados com 10 gestores escolares. Os dados foram analisados através da análise categorial de conteúdo,conforme proposta de Bauer (2010). Entre os resultados encontrados podemos destacar como principais desafios: a ausência dos pais/responsáveis na vida escolar dos filhos, a evasão escolar e os relacionamentos interpessoais. Quanto às perspectivas, pôde-se identificar: maior participação e compromisso da comunidade escolar, contratação de mais funcionários,melhoria na infraestrutura das escolas, mais investimentos financeiros, e mais uma vez, maior participação das famílias. Interessante notar que, nas perspectivas não foi citado à melhoria nas relações interpessoais, embora em vários momentos das entrevistas esta questão tenha sido levantada, como dificuldade, desafio, ponto positivo e também como negativo da função.Talvez não tenham percebido que a melhoria da gestão escolar pudesse passar pela melhoria nas relações interpessoais, principalmente numa instituição de cunho democrático e participativo como é a escola. Por fim, também foram apontadas características e qualidades de um bom gestor escolar, que foram classificadas em dimensões técnicas e comportamentais baseados em Galvão e Cavalcanti (2009). À dimensão técnica, foram elencadas as categorias:conhecimento, formação, participação e planejamento. E na dimensão comportamental:interação, liderança, comprometimento, responsabilidade, justiça e atitude. Portanto, a complexidade da gestão escolar exige do profissional que está a sua frente muita responsabilidade para o desempenho desta função, mas também muita disponibilidade e altruísmo diante das dificuldades, e buscar compreender a realidade dos gestores escolares no seu cotidiano é imprescindível para o entendimento do que é fazer gestão na escola pública.Por fim, sugere-se em pesquisas futuras sobre gestão escolar: a utilização de formatos e/ou técnicas de pesquisa que permitam um aprofundamento maior no seu cotidiano para melhor compreendê-la; o público a ser escolhido contemple todos os membros das equipes gestoras escolares; e, a realização de pesquisas sobre a influência da formação do gestor escolar na sua função.
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Os dados foram analisados através da análise categorial de conteúdo,conforme proposta de Bauer (2010). Entre os resultados encontrados podemos destacar como principais desafios: a ausência dos pais/responsáveis na vida escolar dos filhos, a evasão escolar e os relacionamentos interpessoais. Quanto às perspectivas, pôde-se identificar: maior participação e compromisso da comunidade escolar, contratação de mais funcionários,melhoria na infraestrutura das escolas, mais investimentos financeiros, e mais uma vez, maior participação das famílias. Interessante notar que, nas perspectivas não foi citado à melhoria nas relações interpessoais, embora em vários momentos das entrevistas esta questão tenha sido levantada, como dificuldade, desafio, ponto positivo e também como negativo da função.Talvez não tenham percebido que a melhoria da gestão escolar pudesse passar pela melhoria nas relações interpessoais, principalmente numa instituição de cunho democrático e participativo como é a escola. Por fim, também foram apontadas características e qualidades de um bom gestor escolar, que foram classificadas em dimensões técnicas e comportamentais baseados em Galvão e Cavalcanti (2009). À dimensão técnica, foram elencadas as categorias:conhecimento, formação, participação e planejamento. E na dimensão comportamental:interação, liderança, comprometimento, responsabilidade, justiça e atitude. Portanto, a complexidade da gestão escolar exige do profissional que está a sua frente muita responsabilidade para o desempenho desta função, mas também muita disponibilidade e altruísmo diante das dificuldades, e buscar compreender a realidade dos gestores escolares no seu cotidiano é imprescindível para o entendimento do que é fazer gestão na escola pública.Por fim, sugere-se em pesquisas futuras sobre gestão escolar: a utilização de formatos e/ou técnicas de pesquisa que permitam um aprofundamento maior no seu cotidiano para melhor compreendê-la; o público a ser escolhido contemple todos os membros das equipes gestoras escolares; e, a realização de pesquisas sobre a influência da formação do gestor escolar na sua função.This study aimed to analyze the possible challenges and perspectives faced by administrators of municipal public elementary schools located in the urban area of the city of Cajazeiras-PB, through the perception of the administrators themselves, in order to understand their daily practices and discuss factors that could be decisive for an improvement in their practices. Classified as descriptive with a qualitative approach, this study used a questionnaire and semistructured interview with 10 school administrators to collect data, which were analyzed through the categorial content analysis, as proposed by Bauer (2010). Among the results found are the main challenges: absence of the parents/guardians in the children's school life, school dropout and interpersonal relationships. As for the prospects, it could identify: greater participation and commitment of the school community, hiring more employees, improvement in school infrastructure, more financial investments and, once again, greater family participation. Although in several moments of the interview the improvement of interpersonal relationships raised as difficulty, challenge and also as a positive and negative point of the function, it is noted that it was not mentioned among the perspectives. Perhaps the improvement of school administration has not been mentioned because managers did not perceive it as a process that can be improved with interpersonal relations, especially in a democratic and participatory institution such as school. Characteristics and qualities of a good school administrator were also pointed out, which were classified in technical and behavioral dimensions based on Galvão and Cavalcanti (2009). To the technical dimension, the following categories were listed: knowledge, training, participation and planning. And in the behavioral dimension: interaction, leadership, commitment, responsibility, justice and attitude. Therefore, the complexity of the school administration demands from the professional in charge a lot of responsibility for the performance of this function, as well as a lot of availability and altruism to face difficulties, and trying to understand the reality of the school managers in the daily work is essential for the understanding of what is to do management in public school. Finally, it is suggested in future research on school administration: the use of formats and/or research techniques that allow a greater deepening in their daily life to better understand it; that the audience to be chosen should include all members of the school administration staff; and conducting research on the influence of school administrator training on their role.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGCARVALHO, José Ribamar Marques de.CARVALHO, J. R. M.http://lattes.cnpq.br/6335184086197610BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.BARBOSA, M. F. N.BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo.BISPO, A. C. K. A.PINHEIRO, Pollynésia Nóbrega.20182021-02-16T20:48:08Z2021-02-162021-02-16T20:48:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17207PINHEIRO, Pollynésia Nóbrega. Desafios e perspectivas dos /as gestores / as das Escolas Municipais da zona urbana da Cidade de Cajazeiras - PB. 2018.96fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB - Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-02-17T18:48:59Zoai:localhost:riufcg/17207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-02-17T18:48:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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