A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360 |
Resumo: | A cantoria de viola e uma das expressões da poesia popular baseada em narrativas poéticas. Entre o Cordel e a Embolada ela constitui um gênero de improviso. No entanto, a cantoria de viola congrega diversos modos de configuração, desde a apresentação em feiras e praças publicas, passando pela cantoria de bandeja, ate a forma dos Congressos. Baseados em alguns elementos da Cantoria, os Congressos surgiram como meio de enaltecimento para a profissão do repentista no contexto urbano. Por outro lado, o exemplo de Itapetim revela como a poesia rural bebe da fonte da experiencia urbana. O movimento inicial surgiu como meio de migração para grandes cidades e denota a característica itinerante da poesia improvisada. Atualmente, a experiencia vivida pelos cantadores de Itapetim mescla esses dois modelos. A partir deste percurso, é possível verificar como o Congresso no espaço não-urbanizado realiza um constante movimento de criação, recriação e apropriação da tradição. De acordo com a ideia de tradição apontada neste trabalho, constata-se que num contexto pós-moderno, a própria mudança e especular, faz parte de um momento criativo em que o antigo e o novo encontram-se, reinventam-se e reatualizam-se. O fato e que num contexto de uma cultura complexa e globalizada e cada vez mais difícil identificar na constituição de um fenômeno cultural os aspectos que fundamentam a experiencia tradicional e os que fundamentam a experiencia moderna, por causa das múltiplas interações que decorrem desse processo. O exemplo do Congresso de Amadores confirma como essas interações são ambivalentes, interferindo na própria dinâmica da cultura local. |
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A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros.Poetry suddenly comes home: Itapetim on the violinist congress circuit.Poesia de RepenteCantoria de ViolaVioleirosCultura PopularCongresso de VioleirosTradição e ModernidadePoesia PopularSuddenly PoetryViola CantoriaViolinsPopular CultureCongress of VioleirosTradition and ModernityPopular PoetryA cantoria de viola e uma das expressões da poesia popular baseada em narrativas poéticas. Entre o Cordel e a Embolada ela constitui um gênero de improviso. No entanto, a cantoria de viola congrega diversos modos de configuração, desde a apresentação em feiras e praças publicas, passando pela cantoria de bandeja, ate a forma dos Congressos. Baseados em alguns elementos da Cantoria, os Congressos surgiram como meio de enaltecimento para a profissão do repentista no contexto urbano. Por outro lado, o exemplo de Itapetim revela como a poesia rural bebe da fonte da experiencia urbana. O movimento inicial surgiu como meio de migração para grandes cidades e denota a característica itinerante da poesia improvisada. Atualmente, a experiencia vivida pelos cantadores de Itapetim mescla esses dois modelos. A partir deste percurso, é possível verificar como o Congresso no espaço não-urbanizado realiza um constante movimento de criação, recriação e apropriação da tradição. De acordo com a ideia de tradição apontada neste trabalho, constata-se que num contexto pós-moderno, a própria mudança e especular, faz parte de um momento criativo em que o antigo e o novo encontram-se, reinventam-se e reatualizam-se. O fato e que num contexto de uma cultura complexa e globalizada e cada vez mais difícil identificar na constituição de um fenômeno cultural os aspectos que fundamentam a experiencia tradicional e os que fundamentam a experiencia moderna, por causa das múltiplas interações que decorrem desse processo. O exemplo do Congresso de Amadores confirma como essas interações são ambivalentes, interferindo na própria dinâmica da cultura local.The cantata of viola in na expression of popular poetry base don poetical narrative. Between the Cordel and the Embolada, it constitutes na improvise class. Altlthough, the cantata of viola congregates many ways of configuration, since the presentation in markets and public squares, passing by the cantata of bandeja, until the shape of Congress. The Congress begun like a exalting way for the repentist job at the urban context. On the other hand, the exemplo of Itapetim, shows like the rural poetry drinks from the urban experience fountain. The initial movement begun like a migracion way for the big cities and shows characteristics itinerants of improvised poetry. Nowadays, the experience lived by the Itapetim' singers mixture this two models. From this curse, is possible verify like the Congress at the non-urban space realizes a constant movement of creation, recreation and Tradicion's appopriation. From the idea of the tradition showed at this job, we could verify that in a pos-modern context, the own change is especular, making part of a creative moment, where the old and the new found, reivent and became actual it selves. The fact is that in a cultural complex and globalized context is each time more difficult to identify in the constitution of a cultural phenomenon the aspects that give bases for the traditional and modern experience, because of the multiple interactions succeed by this process. The example of the Amateurs' Congress confirms thathese interactions interfere until in the dynamic of the local culture.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGLIMA, Elizabeth Christina de Andrade.LIMA, E. C. A.http://lattes.cnpq.br/9483143620752293LIMA, Marinalva Vilar de.AYALA, Marcos.SOUZA, Karlla Christine Araújo.2006-032020-01-30T11:58:24Z2020-01-302020-01-30T11:58:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360SOUZA, Karlla Christine Araújo. A poesia de repente volta para casa: Itapetim no circuito de congressos de violeiros. 2006. 143f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-18T19:12:47Zoai:localhost:riufcg/11360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-18T19:12:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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