Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607
Resumo: A fresagem de pavimentos asfálticos consiste na remoção total ou parcial de revestimentos deteriorados, enquanto que, a reciclagem é a reutilização do material fresado in loco, por meio da aplicação de agente rejuvenescedor e reaplicação imediata da mistura no pavimento, ou pela incorporação do material fresado em misturas asfálticas juntamente com agregados novos. O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar o comportamento físico e mecânico de seis misturas asfálticas tipo CBUQ, com percentuais de material fresado pré-estabelecidos (5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%). As composições granulométricas das misturas se enquadram na camada de rolamento, faixa C do DNIT. Inicialmente foram determinados os teores ótimos de CAP em função do material fresado incorporado, com auxílio da metodologia de dosagem Marshall. A caracterização mecânica consistiu na realização de ensaios de Estabilidade Marshall, de Resistência à Tração, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência. Os ensaios de RT, MR e Lottman também foram realizados utilizando-se o método de compactação por amassamento, da metodologia SUPERPAVE. A partir da análise dos resultados foi possível inferir que, das misturas estudadas, as contendo 10%, 15% e 20% de material fresado, compactadas tanto por impacto, quanto por amassamento, apresentaram-se como as mais adequadas para uso na pavimentação. Estas misturas recicladas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT.
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