Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607 |
Resumo: | A fresagem de pavimentos asfálticos consiste na remoção total ou parcial de revestimentos deteriorados, enquanto que, a reciclagem é a reutilização do material fresado in loco, por meio da aplicação de agente rejuvenescedor e reaplicação imediata da mistura no pavimento, ou pela incorporação do material fresado em misturas asfálticas juntamente com agregados novos. O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar o comportamento físico e mecânico de seis misturas asfálticas tipo CBUQ, com percentuais de material fresado pré-estabelecidos (5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%). As composições granulométricas das misturas se enquadram na camada de rolamento, faixa C do DNIT. Inicialmente foram determinados os teores ótimos de CAP em função do material fresado incorporado, com auxílio da metodologia de dosagem Marshall. A caracterização mecânica consistiu na realização de ensaios de Estabilidade Marshall, de Resistência à Tração, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência. Os ensaios de RT, MR e Lottman também foram realizados utilizando-se o método de compactação por amassamento, da metodologia SUPERPAVE. A partir da análise dos resultados foi possível inferir que, das misturas estudadas, as contendo 10%, 15% e 20% de material fresado, compactadas tanto por impacto, quanto por amassamento, apresentaram-se como as mais adequadas para uso na pavimentação. Estas misturas recicladas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT. |
id |
UFCG_4e120562926b47cf16d868672c33cc89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2607 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas.Study of the mechanical behavior of recycled asphalt mixtures.Material fresadoReciclagemPavimentos flexíveisRecycled asphalt pavementRecyclingFlexible pavementsEngenharia CivilA fresagem de pavimentos asfálticos consiste na remoção total ou parcial de revestimentos deteriorados, enquanto que, a reciclagem é a reutilização do material fresado in loco, por meio da aplicação de agente rejuvenescedor e reaplicação imediata da mistura no pavimento, ou pela incorporação do material fresado em misturas asfálticas juntamente com agregados novos. O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar o comportamento físico e mecânico de seis misturas asfálticas tipo CBUQ, com percentuais de material fresado pré-estabelecidos (5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%). As composições granulométricas das misturas se enquadram na camada de rolamento, faixa C do DNIT. Inicialmente foram determinados os teores ótimos de CAP em função do material fresado incorporado, com auxílio da metodologia de dosagem Marshall. A caracterização mecânica consistiu na realização de ensaios de Estabilidade Marshall, de Resistência à Tração, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência. Os ensaios de RT, MR e Lottman também foram realizados utilizando-se o método de compactação por amassamento, da metodologia SUPERPAVE. A partir da análise dos resultados foi possível inferir que, das misturas estudadas, as contendo 10%, 15% e 20% de material fresado, compactadas tanto por impacto, quanto por amassamento, apresentaram-se como as mais adequadas para uso na pavimentação. Estas misturas recicladas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT.The milling of the surface laye consists of the total or partial removal of deteriorated pavements, while the recycling is the reusing of the recycled asphalt pavement (RAP) in loco by the application of modified emulsion and immediate reapplication in the flexible pavements layers, or by the incorporation of the RAP in asphalt mixtures together with new aggregates. This work presents a study about the mechanical and physical behavior of mixtures with different recycled asphalt pavement percentages (5, 10, 15, 20, 25 and 30%). Thus, laboratory tests were carried out to dosagem asphalt concrete based on the Marshall methodology , within " C" graduation, according to DNIT's Standards. The asphalt cement content had been determined in function of the RAP. The mixtures were submitted to indirect tensile strength, Lottman , resilient modulus and Stability Marshall and were compacted with the Superpave Gyratory Compactor (SGC) and the Marshall compactor. The results showed the mixtures with 10,15 and 20 percentages of the recycled asphalt pavements compacted by gyration (SUPERPAVE) or by impact (Marshall) are the most adequate for use in the pavement. These mixtures had presented the physical and mechanical properties compatible with the DNIT's requirements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673CAVALCANTE, Erinaldo Hilário.RODRIGUES, John Kennedy Guedes.NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.2011-06-292019-01-25T10:59:55Z2019-01-252019-01-25T10:59:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. 2011. 176f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T18:50:45Zoai:localhost:riufcg/2607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T18:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. Study of the mechanical behavior of recycled asphalt mixtures. |
title |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
spellingShingle |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. Material fresado Reciclagem Pavimentos flexíveis Recycled asphalt pavement Recycling Flexible pavements Engenharia Civil |
title_short |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
title_full |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
title_fullStr |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
title_full_unstemmed |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
title_sort |
Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. |
author |
NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. LUCENA, A. E. F. L. http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 CAVALCANTE, Erinaldo Hilário. RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material fresado Reciclagem Pavimentos flexíveis Recycled asphalt pavement Recycling Flexible pavements Engenharia Civil |
topic |
Material fresado Reciclagem Pavimentos flexíveis Recycled asphalt pavement Recycling Flexible pavements Engenharia Civil |
description |
A fresagem de pavimentos asfálticos consiste na remoção total ou parcial de revestimentos deteriorados, enquanto que, a reciclagem é a reutilização do material fresado in loco, por meio da aplicação de agente rejuvenescedor e reaplicação imediata da mistura no pavimento, ou pela incorporação do material fresado em misturas asfálticas juntamente com agregados novos. O objetivo desta pesquisa consistiu em estudar o comportamento físico e mecânico de seis misturas asfálticas tipo CBUQ, com percentuais de material fresado pré-estabelecidos (5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%). As composições granulométricas das misturas se enquadram na camada de rolamento, faixa C do DNIT. Inicialmente foram determinados os teores ótimos de CAP em função do material fresado incorporado, com auxílio da metodologia de dosagem Marshall. A caracterização mecânica consistiu na realização de ensaios de Estabilidade Marshall, de Resistência à Tração, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência. Os ensaios de RT, MR e Lottman também foram realizados utilizando-se o método de compactação por amassamento, da metodologia SUPERPAVE. A partir da análise dos resultados foi possível inferir que, das misturas estudadas, as contendo 10%, 15% e 20% de material fresado, compactadas tanto por impacto, quanto por amassamento, apresentaram-se como as mais adequadas para uso na pavimentação. Estas misturas recicladas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-29 2019-01-25T10:59:55Z 2019-01-25 2019-01-25T10:59:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607 NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. 2011. 176f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Maria das Vitórias do. Estudo do comportamento mecânico de misturas asfálticas recicladas. 2011. 176f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744365195624448 |