Imagens de pretos: estereótipos e representações negras nas propagandas do Ministério da Saúde no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Djalma Rodrigues Sebastião da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva2
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4587
Resumo: O presente trabalho é uma análise dos cartazes das campanhas educativas de saúde, produzidos pelo Ministério da Saúde nos anos de 2012, 2013, 2014, 2015. Traçamos como questão problema o modo como o negro é citado e exposto nestas imagens dos cartazes. Visto assim, objetivo deste trabalho é analisar a representação da população negra nas imagens das campanhas publicitárias do Ministério da Saúde que tratam de doenças infectocontagiosas: HEPATITE, TUBERCULOSE, HANSENÍASE, dos anos 2012, 2013, 2014, 2015 que apresenta o negro como figura marcante nas efígies. Para tanto, tomamos como referencial teórico autores como Santaella (2005), Neiva (1993) Hall (2006), Lins (2014), Nunes e Camino (2014) Therborn (2006), Silva (2012). Ainda nessa questão o trabalho se justifica em contribuir para os diversos aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a possibilidade de mostrar a população, que as imagens das propagandas do Ministério da Saúde podem incentivar o preconceito e a discriminação racial; estereótipos que denigram a imagem da população negra, pois, apontamos que elas contribuem mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Percebe-se que, ao utilizar-se freqüentemente as imagens de negros ligadas a situações de enfermidades o Ministério da Saúde leva-nos a entender que eles seriam, com maior freqüência, os detentores ou suscetíveis as mesmas, isto se refletiria em outras problemáticas sociais.
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Visto assim, objetivo deste trabalho é analisar a representação da população negra nas imagens das campanhas publicitárias do Ministério da Saúde que tratam de doenças infectocontagiosas: HEPATITE, TUBERCULOSE, HANSENÍASE, dos anos 2012, 2013, 2014, 2015 que apresenta o negro como figura marcante nas efígies. Para tanto, tomamos como referencial teórico autores como Santaella (2005), Neiva (1993) Hall (2006), Lins (2014), Nunes e Camino (2014) Therborn (2006), Silva (2012). Ainda nessa questão o trabalho se justifica em contribuir para os diversos aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a possibilidade de mostrar a população, que as imagens das propagandas do Ministério da Saúde podem incentivar o preconceito e a discriminação racial; estereótipos que denigram a imagem da população negra, pois, apontamos que elas contribuem mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Percebe-se que, ao utilizar-se freqüentemente as imagens de negros ligadas a situações de enfermidades o Ministério da Saúde leva-nos a entender que eles seriam, com maior freqüência, os detentores ou suscetíveis as mesmas, isto se refletiria em outras problemáticas sociais.The present work is an analysis of the posters of the health education campaigns produced by the Ministry of Health in the years 2012, 2013, 2014, 2015. We draw as a problem question the way in which the black is mentioned and exposed in these images of the posters. Thus, the objective of this work is to analyze the representation of the black population in the images of the advertising campaigns of the Ministry of Health dealing with infectious diseases: HEPATITIS, TUBERCULOSIS, HANSENÍASE, of the years 2012, 2013, 2014, 2015 that presents black as a marked figure in effigies. For this, we take as theoretical reference authors such as Santaella (2005), Neiva (1993) Hall (2006), Lins (2014), Nunes and Camino (2014), Therborn (2006), Silva (2012). Still in this issue, the work is justified in contributing to the different aspects of society, both in the social and academic areas, since we have created the possibility of showing to the general population, which in the images of the advertisements of the Ministry of Health can encourage the Prejudice and racial discrimination; Stereotypes that denigrate the image of the black population in general, because we point out that they contribute even indirectly to the continuity of racial inequality in our country. It is noticed that, when frequently used the images of black people connected to situations of illnesses, the Ministry of Health leads us to understand that they would be, more frequently, the holders or susceptible to them. This would be reflected in other social problems.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SOUZA, W. G. F.http://lattes.cnpq.br/5710716878516059TORRES, Denise Xavier.SILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, Djalma Rodrigues Sebastião da.2017-05-032019-06-29T15:00:26Z2019-06-292019-06-29T15:00:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2017.tccartigo.silva2http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4587SILVA, Djalma Rodrigues Sebastião da. Imagens de pretos: estereótipos e representações negras nas propagandas do Ministério da Saúde no Brasil. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. 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