Marketing subliminar: descobrindo o lado oculto da propaganda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HONORATO, Glefferson Paiva.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5861
Resumo: Com o desenvolvimento das técnicas de fabricação os produtos se tornaram cada vez mais equiparados e competitivos, apenas descrever suas características e seus benefícios se tornou insuficiente para convencer o consumidor. O foco da propaganda passou de uma abordagem racional para um apelo emocional. Na busca por um marketing cada vez mais eficaz surge a propaganda subliminar, uma forma de propaganda supostamente capaz de convencer o consumidor inconscientemente. A sua característica principal é que não pode ser percebida diretamente e nem facilmente pelo individuo. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar as opiniões das pessoas diante das propagandas que supostamente possam ser consideradas subliminares. O método utilizado foi o exploratório-descritivo. A pesquisa foi realizada a partir de uma amostragem selecionada por conveniência. A amostra da pesquisa foi censitária e envolveu 25 respondentes. Para coleta dos dados foi utilizado o questionário. Como resultado obtido percebeu-se que quanto maior o tempo de exposição e nível de informações referentes a itens subliminares, estes passam a ser mais percebidos. Conclui-se que independentemente da eficácia ou não das mensagens subliminares, é relevante levar em conta que cada pessoa pensa e age de forma diferente e, dessa forma, o que pode funcionar para uma não necessariamente irá funcionar para outra pessoa.
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