Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417
Resumo: O processo de envelhecimento traz consigo muitas modificações e transformações para a vida do indivíduo, as quais podem comprometer a saúde mental do idoso, o que lhe deixa com pensamentos e sentimentos de impotência para consigo, ocasionando, por vezes, o surgimento da depressão. O estudo objetivou promover o empoderamento de idosos acerca da prevenção da depressão por meio de intervenções educativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com idosos residentes no Condomínio Cidade Madura localizado no município de Cajazeiras, Paraíba. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação, além do uso do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.890.996. A analise inicial para a realização do diagnóstico situacional identificou lacunas nos saberes do idoso sobre a depressão, os mesmos relataram ter vivenciado a doença, expressaram que os conflitos familiares, as dificuldades nas relações intergeracionais e o isolamento social são os principais fatores que podem levar ao adoecimento mental. Assim foi possível realizar o planejamento e a execução de dois encontros de intervenções educativas por meio de metodologias ativas e de dinâmicas, utilizando uma abordagem lúdica em todo os encontros. Estas ações proporcionam a participação ativa dos idosos na construção de novos saberes, abrindo espaços para reflexão aos idosos acerca da prevenção da depressão. No discurso dos participantes referente à avaliação das atividades educativas, pode-se observar a melhor compreensão dos idosos sobre a depressão e as possíveis formas de prevenção e tratamento. Dessa forma, a pesquisa-ação atua como instrumento de empoderamento, e por intermédio da educação em saúde transforma a realidade do idoso.
id UFCG_4f4cd7e6e225e59fe717680ca6416dec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8417
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.Educational interventions as a possibility of prevention of depression in the elderly.Depressão em idososEducação em saúdeSaúde mentalPrevençãoDepression in the elderlyHealth educationMental healthPreventionEnfermagem.O processo de envelhecimento traz consigo muitas modificações e transformações para a vida do indivíduo, as quais podem comprometer a saúde mental do idoso, o que lhe deixa com pensamentos e sentimentos de impotência para consigo, ocasionando, por vezes, o surgimento da depressão. O estudo objetivou promover o empoderamento de idosos acerca da prevenção da depressão por meio de intervenções educativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com idosos residentes no Condomínio Cidade Madura localizado no município de Cajazeiras, Paraíba. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação, além do uso do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.890.996. A analise inicial para a realização do diagnóstico situacional identificou lacunas nos saberes do idoso sobre a depressão, os mesmos relataram ter vivenciado a doença, expressaram que os conflitos familiares, as dificuldades nas relações intergeracionais e o isolamento social são os principais fatores que podem levar ao adoecimento mental. Assim foi possível realizar o planejamento e a execução de dois encontros de intervenções educativas por meio de metodologias ativas e de dinâmicas, utilizando uma abordagem lúdica em todo os encontros. Estas ações proporcionam a participação ativa dos idosos na construção de novos saberes, abrindo espaços para reflexão aos idosos acerca da prevenção da depressão. No discurso dos participantes referente à avaliação das atividades educativas, pode-se observar a melhor compreensão dos idosos sobre a depressão e as possíveis formas de prevenção e tratamento. Dessa forma, a pesquisa-ação atua como instrumento de empoderamento, e por intermédio da educação em saúde transforma a realidade do idoso.The process of aging brings with it many modifications and transformations to the individual's life, which can compromise the mental health of the elderly, which leaves him with thoughts and feelings of impotence towards himself, occasionally the onset of depression. The study aimed to promote the empowerment of the elderly about the prevention of depression through educational interventions. This is a descriptive research, qualitative approach of the research- action type, carried out with elderly residents of the condominium housing City mature located in the municipality of Cajazeiras, Paraiba. The research developed in four stages, which consisted of situational diagnosis, intervention planning, implementation and evaluation, as well as the use of the Collective Subject Discourse method to analyze semi- structured interviews. The research began after the approval of the project by the Research Ethics Committee under opinion nº 2.890.996. The initial analysis for the situational diagnosis identified gaps in the knowledge of the elderly about depression, they reported having experienced the disease, expressed that family conflicts, difficulties in intergenerational relations and social isolation are the main factors that can lead to mental illness. Thus it was possible to carry out the planning and execution of two meetings of educational interventions through active methodologies and dynamics, using a playful approach throughout the meetings. These actions provide the active participation of the elderly in the construction of new knowledge, opening spaces for reflection on the elderly about the prevention of depression. In the participants' discourse regarding the evaluation of educational activities, one can observe the better understanding of the elderly about depression and possible forms of prevention and treatment. In this way, action research acts as an instrument of empowerment, and through health education to transform the reality of the elderly.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Marcelo Costa.FERNANDES, Marcelo Costa.http://lattes.cnpq.br/7409130137153860TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.OLIVEIRA, Rafaela Rolim de.SANTOS, Jovelina Fernandes dos.2018-12-122019-10-23T16:19:34Z2019-10-232019-10-23T16:19:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417SANTOS, Jovelina Fernandes dos. Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. 2018. 74f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-17T16:25:13Zoai:localhost:riufcg/8417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-17T16:25:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
Educational interventions as a possibility of prevention of depression in the elderly.
title Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
spellingShingle Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
Depressão em idosos
Educação em saúde
Saúde mental
Prevenção
Depression in the elderly
Health education
Mental health
Prevention
Enfermagem.
title_short Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
title_full Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
title_fullStr Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
title_full_unstemmed Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
title_sort Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos.
author SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
author_facet SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDES, Marcelo Costa.
FERNANDES, Marcelo Costa.
http://lattes.cnpq.br/7409130137153860
TEMOTEO, Rayrla Cristina de Abreu.
OLIVEIRA, Rafaela Rolim de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Jovelina Fernandes dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão em idosos
Educação em saúde
Saúde mental
Prevenção
Depression in the elderly
Health education
Mental health
Prevention
Enfermagem.
topic Depressão em idosos
Educação em saúde
Saúde mental
Prevenção
Depression in the elderly
Health education
Mental health
Prevention
Enfermagem.
description O processo de envelhecimento traz consigo muitas modificações e transformações para a vida do indivíduo, as quais podem comprometer a saúde mental do idoso, o que lhe deixa com pensamentos e sentimentos de impotência para consigo, ocasionando, por vezes, o surgimento da depressão. O estudo objetivou promover o empoderamento de idosos acerca da prevenção da depressão por meio de intervenções educativas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com idosos residentes no Condomínio Cidade Madura localizado no município de Cajazeiras, Paraíba. O desenvolvimento da pesquisa se deu em quatro etapas as quais consistiram em diagnóstico situacional, planejamento de intervenções, implementação e avaliação, além do uso do método do Discurso do Sujeito Coletivo para análise das entrevistas semiestruturadas. A pesquisa teve início após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 2.890.996. A analise inicial para a realização do diagnóstico situacional identificou lacunas nos saberes do idoso sobre a depressão, os mesmos relataram ter vivenciado a doença, expressaram que os conflitos familiares, as dificuldades nas relações intergeracionais e o isolamento social são os principais fatores que podem levar ao adoecimento mental. Assim foi possível realizar o planejamento e a execução de dois encontros de intervenções educativas por meio de metodologias ativas e de dinâmicas, utilizando uma abordagem lúdica em todo os encontros. Estas ações proporcionam a participação ativa dos idosos na construção de novos saberes, abrindo espaços para reflexão aos idosos acerca da prevenção da depressão. No discurso dos participantes referente à avaliação das atividades educativas, pode-se observar a melhor compreensão dos idosos sobre a depressão e as possíveis formas de prevenção e tratamento. Dessa forma, a pesquisa-ação atua como instrumento de empoderamento, e por intermédio da educação em saúde transforma a realidade do idoso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-12
2019-10-23T16:19:34Z
2019-10-23
2019-10-23T16:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417
SANTOS, Jovelina Fernandes dos. Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. 2018. 74f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8417
identifier_str_mv SANTOS, Jovelina Fernandes dos. Intervenções educativas como possibilidade de prevenção da depressão em idosos. 2018. 74f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744406225354752