Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594 |
Resumo: | O livro didático é um instrumento pedagógico amplamente utilizado nas práticas docentes. Espera-se que o mesmo auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, além de proporcionar novas capacidades de aprendizagem. É nesse contexto que destacamos o ensino de Língua Portuguesa através da teoria discursiva de gêneros proposta por Bakhtin, que tem como característica enfocar a relação dos gêneros com a natureza social e dialógica da linguagem. Para tanto, embasamos nossa pesquisa na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Historicidade do Livro Didático e na Teoria do Jornalismo, na intenção de refletirmos sobre a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem em livros didáticos, absorvendo contribuições teóricas de estudiosos como Bakhtin (2003), Bakhtin e Volochínov (2010; 2009), Rojo (2013), Batista (2003), Patriota (2011), Xavier (2010), Pena (2008), dentre outros. Nesse sentido, as principais questões que norteiam os estudos dessa pesquisa documental são as seguintes: 1) Como os gêneros jornalísticos notícia e reportagem estão sendo abordados nos livros didáticos de português (LDP)?; e 2) Essa abordagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem? A essas questões atrela-se um objetivo geral: descrever a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem no LDP. E outros específicos, a saber: analisar a abordagem do gênero em função do seu conceito e em função das atividades de escrita e refletir sobre a implicação da abordagem dos gêneros notícia e reportagem no LDP como fator do desenvolvimento crítico do sujeito frente ao ambiente escolar e social. Do ponto de vista metodológico, analisamos o LDP “Português: Contexto, Interlocução e Sentido”, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, livro referente ao 1º ano do Ensino Médio, o qual aborda, em alguns capítulos, os gêneros jornalísticos em questão e que foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser utilizado na sala de aula no ano letivo de 2013. Do ponto de vista dos resultados, verificamos que LDP em estudo é relativamente satisfatório, pois as autoras tiveram a intenção de abordar uma prática de ensino pautada na perspectiva dialógica da linguagem e contemplaram o estudo das dimensões do gênero: tema, composição e estilo dentro dos capítulos sobre notícia e reportagem, o que proporcionou ao aluno ser crítico diante do texto. No entanto, ainda identificamos atividades que não fazem os alunos refletirem sobre a vida verbal dos gêneros funcionando como prática efetivamente social, adotando exercícios de localização de nomenclaturas gramaticais, bem como, especificamente no gênero notícia, verificamos o equívoco de apresentar uma reportagem como notícia. |
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Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica.The genres news and reporting in the Portuguese textbook: from a dialogic perspective.Livro didático de portuguêsPortuguese textbookAnálise de livro didático - língua portuguesaTextbook analysis - Portuguese languageDialogismoDialogismGêneros discursivosDiscursive genresNotíciaNewsReportagemReportingGêneros jornalísticos - notícia e reportagemJournalistic genres - news and reportingLinguísticaO livro didático é um instrumento pedagógico amplamente utilizado nas práticas docentes. Espera-se que o mesmo auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, além de proporcionar novas capacidades de aprendizagem. É nesse contexto que destacamos o ensino de Língua Portuguesa através da teoria discursiva de gêneros proposta por Bakhtin, que tem como característica enfocar a relação dos gêneros com a natureza social e dialógica da linguagem. Para tanto, embasamos nossa pesquisa na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Historicidade do Livro Didático e na Teoria do Jornalismo, na intenção de refletirmos sobre a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem em livros didáticos, absorvendo contribuições teóricas de estudiosos como Bakhtin (2003), Bakhtin e Volochínov (2010; 2009), Rojo (2013), Batista (2003), Patriota (2011), Xavier (2010), Pena (2008), dentre outros. Nesse sentido, as principais questões que norteiam os estudos dessa pesquisa documental são as seguintes: 1) Como os gêneros jornalísticos notícia e reportagem estão sendo abordados nos livros didáticos de português (LDP)?; e 2) Essa abordagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem? A essas questões atrela-se um objetivo geral: descrever a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem no LDP. E outros específicos, a saber: analisar a abordagem do gênero em função do seu conceito e em função das atividades de escrita e refletir sobre a implicação da abordagem dos gêneros notícia e reportagem no LDP como fator do desenvolvimento crítico do sujeito frente ao ambiente escolar e social. Do ponto de vista metodológico, analisamos o LDP “Português: Contexto, Interlocução e Sentido”, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, livro referente ao 1º ano do Ensino Médio, o qual aborda, em alguns capítulos, os gêneros jornalísticos em questão e que foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser utilizado na sala de aula no ano letivo de 2013. Do ponto de vista dos resultados, verificamos que LDP em estudo é relativamente satisfatório, pois as autoras tiveram a intenção de abordar uma prática de ensino pautada na perspectiva dialógica da linguagem e contemplaram o estudo das dimensões do gênero: tema, composição e estilo dentro dos capítulos sobre notícia e reportagem, o que proporcionou ao aluno ser crítico diante do texto. No entanto, ainda identificamos atividades que não fazem os alunos refletirem sobre a vida verbal dos gêneros funcionando como prática efetivamente social, adotando exercícios de localização de nomenclaturas gramaticais, bem como, especificamente no gênero notícia, verificamos o equívoco de apresentar uma reportagem como notícia.The textbook is a pedagogical tool widely used in teaching practices. It is expected that it helps in the development of skills and abilities of the student, in addition to providing new learning capabilities. In this context, we emphasize the teaching of Portuguese language through the discourse theory of genres proposed by Bakhtin, whose characteristic focus on the relationship of gender to social and dialogical nature of language. Therefore, embasamos our research on Dialogic Discourse Analysis (DDA) in an attempt to reflect on the approach of journalistic genres and news reporting in textbooks, absorbing theoretical contributions of scholars such as Bakhtin (2003), Bakhtin and Volochínov (2010; 2009) , Rojo (2013), Batista (2003), Xavier (2010), Pena (2008), Patriota (2011), Sobral (2009), Fiorin (2008), among others. In this sense, the main questions that guide the studies of this documentary research are: 1) How the journalistic genres and news reporting are being addressed in textbooks Portuguese (LDP)? and 2) This approach contributes to the teaching-learning process? To these questions leash is a general objective: to describe the approach of genres and journalistic news report in the LDP. And some more, namely: to analyze the role of gender approach of its concept and function of writing activities and reflect on the implications of the approach of genres and news report in the LDP as the critical development factor of the subject across the school environment and social. From a methodological point of view, we analyze the LDP “Portuguese: Context, Interlocution and Sense”, the authors Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadette M. Abaurre and Marcela Pontara book for the 1st year of high school, which addresses, in some chapters, the journalistic genres in question and approved by the National Textbook Program (PNLD) for use in the classroom in the school year of 2013. From the point of view of results, we found that LDP under study is relatively satisfactory, because the authors have intended to address a teaching practice based on the dialogical perspective of language and contemplated the study of the gender dimensions: theme, composition and style within the chapters on news and reportage, which provided the student be critical before the text. However, we still identify activities that do students think about the lives of verbal genres effectively functioning as social practice, adopting grammatical classifications location exercises, as well as specifically in the genre news, check the mistake of presenting a report as news.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGXAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. M.http://lattes.cnpq.br/7230669265797896PATRIOTA, Luciene Maria.PATRIOTA, L. M.http://lattes.cnpq.br/0206758132708524CARNEIRO, Cléa Gurjão.CARNEIRO, C. G.http://lattes.cnpq.br/5304024942582286LUCENA, Elisângela Alves de.2015-03-102023-01-03T20:28:30Z2023-01-032023-01-03T20:28:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594LUCENA, Elisângela Alves de. Os gêneros notícia e reportagem no livro didático de português: por uma perspectiva dialógica. 2015. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28594porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-03T20:29:19Zoai:localhost:riufcg/28594Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-03T20:29:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O livro didático é um instrumento pedagógico amplamente utilizado nas práticas docentes. Espera-se que o mesmo auxilie no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, além de proporcionar novas capacidades de aprendizagem. É nesse contexto que destacamos o ensino de Língua Portuguesa através da teoria discursiva de gêneros proposta por Bakhtin, que tem como característica enfocar a relação dos gêneros com a natureza social e dialógica da linguagem. Para tanto, embasamos nossa pesquisa na Análise Dialógica do Discurso (ADD), na Historicidade do Livro Didático e na Teoria do Jornalismo, na intenção de refletirmos sobre a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem em livros didáticos, absorvendo contribuições teóricas de estudiosos como Bakhtin (2003), Bakhtin e Volochínov (2010; 2009), Rojo (2013), Batista (2003), Patriota (2011), Xavier (2010), Pena (2008), dentre outros. Nesse sentido, as principais questões que norteiam os estudos dessa pesquisa documental são as seguintes: 1) Como os gêneros jornalísticos notícia e reportagem estão sendo abordados nos livros didáticos de português (LDP)?; e 2) Essa abordagem contribui para o processo de ensino-aprendizagem? A essas questões atrela-se um objetivo geral: descrever a abordagem dos gêneros jornalísticos notícia e reportagem no LDP. E outros específicos, a saber: analisar a abordagem do gênero em função do seu conceito e em função das atividades de escrita e refletir sobre a implicação da abordagem dos gêneros notícia e reportagem no LDP como fator do desenvolvimento crítico do sujeito frente ao ambiente escolar e social. Do ponto de vista metodológico, analisamos o LDP “Português: Contexto, Interlocução e Sentido”, das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, livro referente ao 1º ano do Ensino Médio, o qual aborda, em alguns capítulos, os gêneros jornalísticos em questão e que foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ser utilizado na sala de aula no ano letivo de 2013. Do ponto de vista dos resultados, verificamos que LDP em estudo é relativamente satisfatório, pois as autoras tiveram a intenção de abordar uma prática de ensino pautada na perspectiva dialógica da linguagem e contemplaram o estudo das dimensões do gênero: tema, composição e estilo dentro dos capítulos sobre notícia e reportagem, o que proporcionou ao aluno ser crítico diante do texto. No entanto, ainda identificamos atividades que não fazem os alunos refletirem sobre a vida verbal dos gêneros funcionando como prática efetivamente social, adotando exercícios de localização de nomenclaturas gramaticais, bem como, especificamente no gênero notícia, verificamos o equívoco de apresentar uma reportagem como notícia. |
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