O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROZ, Ivandro Batista de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.queiroz1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
Resumo: Neste trabalho discutiu-se a relação entre a educação e o teatro. O objetivo geral foi avaliar a utilização do Teatro do Oprimido nas turmas de EJA para a transmissão de princípios de economia solidaria. Para tanto, aproximamos as teorias da pedagogia do oprimido de Paulo Freire com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A metodologia do trabalho foi de caráter descritivo-exploratório, com estudo de caso e com pesquisa ação, através da aplicação de questionário. Tem-se a pedagogia do oprimido como referencial teórico baseado no dialogo, na conscientização e humanização das praticas sociais, bem como um saber referenciado no saber popular e como uma construção coletiva. O Teatro do Oprimido de Augusto Boal inspirou-se nas praticas dialógicas freireanas e se instrumentaliza da cultura como arma de luta politica pela expressão dos sujeitos e pela luta social dos excluídos. Investigamos o contexto social da EJA, como grupo social excluído. Preocupa-nos, sobretudo como transmitir valores e princípios de economia solidaria em uma sociedade hegemonicamente capitalista. De forma geral, observou-se a importância da técnica do teatro fórum e de outras técnicas do conjunto do Teatro do Oprimido, dos jogos teatrais ou modalidades do fazer teatro para uma formação, a longo prazo, em economia solidaria, como uma sugestão de melhoria social versus o capitalismo.
id UFCG_51a7c4292dcee17b0f342a0dab8c1a5d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7144
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.The theater of the oppressed as pedagogical mediation in EJA class: challenges and possibilities for the formation in solidary economy.Neste trabalho discutiu-se a relação entre a educação e o teatro. O objetivo geral foi avaliar a utilização do Teatro do Oprimido nas turmas de EJA para a transmissão de princípios de economia solidaria. Para tanto, aproximamos as teorias da pedagogia do oprimido de Paulo Freire com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A metodologia do trabalho foi de caráter descritivo-exploratório, com estudo de caso e com pesquisa ação, através da aplicação de questionário. Tem-se a pedagogia do oprimido como referencial teórico baseado no dialogo, na conscientização e humanização das praticas sociais, bem como um saber referenciado no saber popular e como uma construção coletiva. O Teatro do Oprimido de Augusto Boal inspirou-se nas praticas dialógicas freireanas e se instrumentaliza da cultura como arma de luta politica pela expressão dos sujeitos e pela luta social dos excluídos. Investigamos o contexto social da EJA, como grupo social excluído. Preocupa-nos, sobretudo como transmitir valores e princípios de economia solidaria em uma sociedade hegemonicamente capitalista. De forma geral, observou-se a importância da técnica do teatro fórum e de outras técnicas do conjunto do Teatro do Oprimido, dos jogos teatrais ou modalidades do fazer teatro para uma formação, a longo prazo, em economia solidaria, como uma sugestão de melhoria social versus o capitalismo.In this paper we intend to discuss the relationship between education and theater. For this approach the theories of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire with the Theatre of the Oppressed by Augusto Boal. Taking the Pedagogy of the Oppressed as a theoretical based on dialogue, awareness and humanization of social practices as well as knowledge referenced in popular knowledge and as a collective. The Theater of the Oppressed by Augusto Boal inspired by the dialogical practices of Paulo Freire and is instrumentalized culture as a weapon of political struggle for the expression of social struggle and the subject of the excluded. Investigate the social context of adult education as a social group excluded. We are concerned primarily as to transmit values and principles of solidarity economy in a capitalist society hegemonically. In general, we observed the importance of technical theater forum and other techniques set the Theater of the Oppressed, games or theatrical modes of doing theater for training, long-term, economic solidarity, as a suggestion for improvement social versus capitalism.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Luiz Antônio Coêlho da.SILVA, L. A. C.http://lattes.cnpq.br/2781635627109670QUEIROZ, Ivandro Batista de.20132019-09-19T12:23:31Z2019-09-192019-09-19T12:23:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.queiroz1http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144QUEIROZ, Ivandro Batista de. O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. 2013. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T14:24:01Zoai:localhost:riufcg/7144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T14:24:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
The theater of the oppressed as pedagogical mediation in EJA class: challenges and possibilities for the formation in solidary economy.
title O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
spellingShingle O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
QUEIROZ, Ivandro Batista de.
title_short O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
title_full O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
title_fullStr O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
title_full_unstemmed O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
title_sort O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria.
author QUEIROZ, Ivandro Batista de.
author_facet QUEIROZ, Ivandro Batista de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Luiz Antônio Coêlho da.
SILVA, L. A. C.
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROZ, Ivandro Batista de.
description Neste trabalho discutiu-se a relação entre a educação e o teatro. O objetivo geral foi avaliar a utilização do Teatro do Oprimido nas turmas de EJA para a transmissão de princípios de economia solidaria. Para tanto, aproximamos as teorias da pedagogia do oprimido de Paulo Freire com o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A metodologia do trabalho foi de caráter descritivo-exploratório, com estudo de caso e com pesquisa ação, através da aplicação de questionário. Tem-se a pedagogia do oprimido como referencial teórico baseado no dialogo, na conscientização e humanização das praticas sociais, bem como um saber referenciado no saber popular e como uma construção coletiva. O Teatro do Oprimido de Augusto Boal inspirou-se nas praticas dialógicas freireanas e se instrumentaliza da cultura como arma de luta politica pela expressão dos sujeitos e pela luta social dos excluídos. Investigamos o contexto social da EJA, como grupo social excluído. Preocupa-nos, sobretudo como transmitir valores e princípios de economia solidaria em uma sociedade hegemonicamente capitalista. De forma geral, observou-se a importância da técnica do teatro fórum e de outras técnicas do conjunto do Teatro do Oprimido, dos jogos teatrais ou modalidades do fazer teatro para uma formação, a longo prazo, em economia solidaria, como uma sugestão de melhoria social versus o capitalismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-09-19T12:23:31Z
2019-09-19
2019-09-19T12:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.queiroz1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
QUEIROZ, Ivandro Batista de. O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. 2013. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
url https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2013.tccmon.queiroz1
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
identifier_str_mv QUEIROZ, Ivandro Batista de. O teatro do oprimido como mediação pedagógica em turma da EJA: desafios e possibilidades para a formação em economia solidaria. 2013. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744395471159296