A inquisição e o livro didático: entre o dito e o silenciado.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35148 |
Resumo: | Muitos educadores falam que todo livro pode ser considerado didático, no entanto, este trabalho faz uma análise de um conteúdo específico, a Inquisição, que está presente em livros didáticos de História, História: Das Cavernas ao Terceiro Milênio - 6a série, de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, e História & Vida Integrada - 6a série, de Nelson Piletti e Claudino Piletti, compreendido como sendo “um material impresso, estruturado, destinado ou adequado a ser utilizado num processo de aprendizagem ou formação”. Trabalhamos sobre este conceito de livro didático para melhor compreendermos o campo de estudo e distinguir a fonte trabalhada dos outros livros, mas, para isso, se faz necessário conhecermos primeiramente a sua gênese no Brasil, bem como, abordar alguns aspectos pedagógicos, políticos e mercadológicos do livro didático. |
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A inquisição e o livro didático: entre o dito e o silenciado.The inquisition and the textbook: between what is said and what is silenced.Inquisição nos livros didáticosLivro didático de HistóriaAnálise de livros didáticosInquisition in textbooksHistory textbookTextbook analysisHistória.Muitos educadores falam que todo livro pode ser considerado didático, no entanto, este trabalho faz uma análise de um conteúdo específico, a Inquisição, que está presente em livros didáticos de História, História: Das Cavernas ao Terceiro Milênio - 6a série, de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota, e História & Vida Integrada - 6a série, de Nelson Piletti e Claudino Piletti, compreendido como sendo “um material impresso, estruturado, destinado ou adequado a ser utilizado num processo de aprendizagem ou formação”. Trabalhamos sobre este conceito de livro didático para melhor compreendermos o campo de estudo e distinguir a fonte trabalhada dos outros livros, mas, para isso, se faz necessário conhecermos primeiramente a sua gênese no Brasil, bem como, abordar alguns aspectos pedagógicos, políticos e mercadológicos do livro didático.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCAVALCANTE, Silêde Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225SANTOS, Herry Charriery da Costa.SANTOS, H. C. C.http://lattes.cnpq.br/9460813238523767DONATO, Eronildes Câmara.DONATO, E. C.LINS, Emmanuela de Almeida.20052024-03-20T21:41:11Z2024-03-202024-03-20T21:41:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35148LINS, Emmanuela de Almeida. A inquisição e o livro didático: entre o dito e o silenciado. 2005. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-20T21:41:38Zoai:localhost:riufcg/35148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-20T21:41:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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