Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258
Resumo: Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  geral  propor  uma  intervenção  didática  com  o  estudo  das  orações  subordinadas  a  partir  do  infográfico,  aplicável  ao  9º  ano  do  Ensino  Fundamental.  Para  isso,  traçamos  como  metas:  debater  sobre  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem,  com  ênfase  nos  infográficos  como  uma  ferramenta  inovadora  e  facilitadora  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem;  construir  um  arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva  da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada:  os  infográficos  no  ensino  das  orações  subordinadas,  aplicável  a  uma  turma  de  9º ano  do  Ensino  Fundamental.  A  metodologia  utilizada  foi  a  pesquisa  bibliográfica,  aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de  unir  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem  ao  ensino  de  Gramática,  tomando  o  infográfico  como  gênero  textual  a  partir do qual as  orações  subordinadas  poderão  ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como  normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos  nas  reflexões  sobre  os  objetos  virtuais  de  aprendizagem  com  base  nas  ideias  de  Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini  (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como  proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos  infográficos.
id UFCG_520592c5175f86555db10b2c22645d6b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19258
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics.GramáticaEnsinoOrações subordinadasInfográficosGrammarTeachingSubordinate clausesInfographicsLetras - Língua Portuguesa.Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  geral  propor  uma  intervenção  didática  com  o  estudo  das  orações  subordinadas  a  partir  do  infográfico,  aplicável  ao  9º  ano  do  Ensino  Fundamental.  Para  isso,  traçamos  como  metas:  debater  sobre  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem,  com  ênfase  nos  infográficos  como  uma  ferramenta  inovadora  e  facilitadora  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem;  construir  um  arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva  da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada:  os  infográficos  no  ensino  das  orações  subordinadas,  aplicável  a  uma  turma  de  9º ano  do  Ensino  Fundamental.  A  metodologia  utilizada  foi  a  pesquisa  bibliográfica,  aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de  unir  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem  ao  ensino  de  Gramática,  tomando  o  infográfico  como  gênero  textual  a  partir do qual as  orações  subordinadas  poderão  ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como  normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos  nas  reflexões  sobre  os  objetos  virtuais  de  aprendizagem  com  base  nas  ideias  de  Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini  (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como  proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos  infográficos.This research has as general objective to propose a didactic intervention with the study of subordinate clauses from the infographic, applicable to the 9thgrade of elementary school. For this, we draw as goals: Debate on Virtual Learning Objectives with na emphasis on infographics as an innovative tool and facilitor of the teaching and learning process, build a theoretical framework highlighting subordinate clauses in a perspective of descriptive structuralist gramar; and produce a gramar workshop entlited: infographics in the teaching of subordibate clauses, applicable to a class of 9th grade of elementary school. The methodology used was applied bibliographic research and the approach was qualitative. This research is justified by the purpose of joining the Virtual Learning Objectives to the teaching of Grammar, making the infographic as a textual genre from which subordinate clauses can be studied. The research universe is focused on the study of grammar as norms/rules that organize the linguistic system. Therefore, we are based on reflections on Virtual Learning Objects as a basis for the ideas of Brennand (2012) and Balbino (2008); and in Perini‟s descriptive structuralist grammar (2002, 2006, 2008). The result of the research was the construction of a workshop as an intervention proposal for working with subordinate clauses through infographics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.2019-12-062021-06-07T13:28:09Z2021-06-072021-06-07T13:28:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T13:25:30Zoai:localhost:riufcg/19258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T13:25:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics.
title Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
spellingShingle Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
Gramática
Ensino
Orações subordinadas
Infográficos
Grammar
Teaching
Subordinate clauses
Infographics
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
title_full Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
title_fullStr Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
title_full_unstemmed Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
title_sort Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográficos.
author PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
author_facet PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.
NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Ensino
Orações subordinadas
Infográficos
Grammar
Teaching
Subordinate clauses
Infographics
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gramática
Ensino
Orações subordinadas
Infográficos
Grammar
Teaching
Subordinate clauses
Infographics
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  geral  propor  uma  intervenção  didática  com  o  estudo  das  orações  subordinadas  a  partir  do  infográfico,  aplicável  ao  9º  ano  do  Ensino  Fundamental.  Para  isso,  traçamos  como  metas:  debater  sobre  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem,  com  ênfase  nos  infográficos  como  uma  ferramenta  inovadora  e  facilitadora  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem;  construir  um  arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva  da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada:  os  infográficos  no  ensino  das  orações  subordinadas,  aplicável  a  uma  turma  de  9º ano  do  Ensino  Fundamental.  A  metodologia  utilizada  foi  a  pesquisa  bibliográfica,  aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de  unir  os  Objetos  Virtuais  de  Aprendizagem  ao  ensino  de  Gramática,  tomando  o  infográfico  como  gênero  textual  a  partir do qual as  orações  subordinadas  poderão  ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como  normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos  nas  reflexões  sobre  os  objetos  virtuais  de  aprendizagem  com  base  nas  ideias  de  Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini  (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como  proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos  infográficos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2021-06-07T13:28:09Z
2021-06-07
2021-06-07T13:28:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258
identifier_str_mv PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações  subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744494659108864