Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral propor uma intervenção didática com o estudo das orações subordinadas a partir do infográfico, aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, traçamos como metas: debater sobre os Objetos Virtuais de Aprendizagem, com ênfase nos infográficos como uma ferramenta inovadora e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; construir um arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada: os infográficos no ensino das orações subordinadas, aplicável a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de unir os Objetos Virtuais de Aprendizagem ao ensino de Gramática, tomando o infográfico como gênero textual a partir do qual as orações subordinadas poderão ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos nas reflexões sobre os objetos virtuais de aprendizagem com base nas ideias de Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos infográficos. |
id |
UFCG_520592c5175f86555db10b2c22645d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/19258 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos.Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics.GramáticaEnsinoOrações subordinadasInfográficosGrammarTeachingSubordinate clausesInfographicsLetras - Língua Portuguesa.Esta pesquisa tem como objetivo geral propor uma intervenção didática com o estudo das orações subordinadas a partir do infográfico, aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, traçamos como metas: debater sobre os Objetos Virtuais de Aprendizagem, com ênfase nos infográficos como uma ferramenta inovadora e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; construir um arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada: os infográficos no ensino das orações subordinadas, aplicável a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de unir os Objetos Virtuais de Aprendizagem ao ensino de Gramática, tomando o infográfico como gênero textual a partir do qual as orações subordinadas poderão ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos nas reflexões sobre os objetos virtuais de aprendizagem com base nas ideias de Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos infográficos.This research has as general objective to propose a didactic intervention with the study of subordinate clauses from the infographic, applicable to the 9thgrade of elementary school. For this, we draw as goals: Debate on Virtual Learning Objectives with na emphasis on infographics as an innovative tool and facilitor of the teaching and learning process, build a theoretical framework highlighting subordinate clauses in a perspective of descriptive structuralist gramar; and produce a gramar workshop entlited: infographics in the teaching of subordibate clauses, applicable to a class of 9th grade of elementary school. The methodology used was applied bibliographic research and the approach was qualitative. This research is justified by the purpose of joining the Virtual Learning Objectives to the teaching of Grammar, making the infographic as a textual genre from which subordinate clauses can be studied. The research universe is focused on the study of grammar as norms/rules that organize the linguistic system. Therefore, we are based on reflections on Virtual Learning Objects as a basis for the ideas of Brennand (2012) and Balbino (2008); and in Perini‟s descriptive structuralist grammar (2002, 2006, 2008). The result of the research was the construction of a workshop as an intervention proposal for working with subordinate clauses through infographics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA, Francisca Damiana Formiga.NOGUEIRA, Ruthlana Dutra.PEREIRA, Wagna Cristina da Silva.2019-12-062021-06-07T13:28:09Z2021-06-072021-06-07T13:28:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-16T13:25:30Zoai:localhost:riufcg/19258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-16T13:25:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. Grammar and teaching: a proposal for studies of subordinate clauses through infographics. |
title |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
spellingShingle |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática Ensino Orações subordinadas Infográficos Grammar Teaching Subordinate clauses Infographics Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
title_full |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
title_fullStr |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
title_full_unstemmed |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
title_sort |
Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográficos. |
author |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. |
author_facet |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. LIMA, Maria Nazareth de. http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 PEREIRA, Francisca Damiana Formiga. NOGUEIRA, Ruthlana Dutra. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Ensino Orações subordinadas Infográficos Grammar Teaching Subordinate clauses Infographics Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Gramática Ensino Orações subordinadas Infográficos Grammar Teaching Subordinate clauses Infographics Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral propor uma intervenção didática com o estudo das orações subordinadas a partir do infográfico, aplicável ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, traçamos como metas: debater sobre os Objetos Virtuais de Aprendizagem, com ênfase nos infográficos como uma ferramenta inovadora e facilitadora no processo de ensino e aprendizagem; construir um arcabouço teórico, com destaque para as orações subordinadas numa perspectiva da gramática estruturalista descritiva; e produzir uma oficina de gramática intitulada: os infográficos no ensino das orações subordinadas, aplicável a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicada e a abordagem foi a qualitativa. Esta pesquisa se justifica pelo propósito de unir os Objetos Virtuais de Aprendizagem ao ensino de Gramática, tomando o infográfico como gênero textual a partir do qual as orações subordinadas poderão ser estudadas. O universo da pesquisa está voltado ao estudo da gramática como normas/regras que organizam o sistema linguístico. Para tanto, nos fundamentamos nas reflexões sobre os objetos virtuais de aprendizagem com base nas ideias de Brennand (2012) e Balbino (2007); e na gramática estruturalista descritiva de Perini (2002, 2006, 2008). O resultado da pesquisa foi a construção de uma oficina como proposta de intervenção para o trabalho com as orações subordinadas por meio dos infográficos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2021-06-07T13:28:09Z 2021-06-07 2021-06-07T13:28:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258 PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19258 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Wagna Cristina da Silva. Gramática e ensino: uma proposta de estudos das orações subordinadas por meio de infográfico. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744494659108864 |