Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612 |
Resumo: | A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011), Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar, mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré- escolas do estado. |
id |
UFCG_52060ef4d17110343fcec524c48172e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/11612 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB.Creativity in early childhood education: what teachers in the city of Cajazeiras-PB think.Educação infantilCriatividadeCriança- desenvolvimentoFormação de professoresChild educationCreativityChild developmentTeacher trainingEducação.A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011), Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar, mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré- escolas do estado.Creativity is part of the process of integral development of the child and is one of the aspects worked in kindergartens and preschools of all countries, aiming at the child being a creative subject, capable of solving problems and expressing themselves in society. Thus, we seek to understand how creativity is placed in the activity plan of the process of integral development of children in early childhood education. For this, this work has as general objective to analyze how the teachers of the public preschools of the city of Cajazeiras - PB conceive the creativity in the kindergarten; and specific, to identify through planning how teachers work creativity and to verify the frequency and intensity at which teachers work creativity with children. For the theoretical foundation we use Ostrower (2001), Fleith and Alencar (2005), Nunes, Corsino and Didonet (2011), Vygotsky (2012). It is a field research with a quantitative and qualitative approach. As a data collection instrument, we used a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview applied to 32 teachers. After data analysis it was found that creativity is present in day care centers and preschools in the city of Cajazeiras-PB and that teachers understand how to: “create and invent new things” (12 teachers); innovate (06); imagination (05); it is renewing, changing strategies or motivation (03); is to insert the playful in the classroom (02); Three teachers allow us to infer that the improvisation technique is present in their teaching practices. It is concluded that the discussion proposed by this research opens the way for future, more in-depth studies related to creativity in state day care centers and preschools .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289PEREIRA, Zildene Francisca.CUNHA, Ane Cristine Hermínio.FERREIRA, Heloisa da Silva.2019-11-272020-02-07T11:11:50Z2020-02-072020-02-07T11:11:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:17:37Zoai:localhost:riufcg/11612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:17:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. Creativity in early childhood education: what teachers in the city of Cajazeiras-PB think. |
title |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
spellingShingle |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. FERREIRA, Heloisa da Silva. Educação infantil Criatividade Criança- desenvolvimento Formação de professores Child education Creativity Child development Teacher training Educação. |
title_short |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
title_full |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
title_fullStr |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
title_full_unstemmed |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
title_sort |
Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. |
author |
FERREIRA, Heloisa da Silva. |
author_facet |
FERREIRA, Heloisa da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. SOARES, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 PEREIRA, Zildene Francisca. CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Heloisa da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Criatividade Criança- desenvolvimento Formação de professores Child education Creativity Child development Teacher training Educação. |
topic |
Educação infantil Criatividade Criança- desenvolvimento Formação de professores Child education Creativity Child development Teacher training Educação. |
description |
A criatividade faz parte do processo de desenvolvimento integral da criança é um dos aspectos trabalhados em creches e pré-escolas de todos os países, com o intuito de que a criança seja um sujeito criativo, capaz de solucionar problemas e de se expressar na sociedade. Assim, busca-se entender como a criatividade está posta no plano de atividades do processo de desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. Para isto, este trabalho tem como objetivo geral analisar como as professoras das creches pré-escolas pública da cidade de Cajazeiras – PB concebem a criatividade na Educação Infantil; e específicos, identificar, por meio do planejamento, como os docentes trabalham a criatividade e verificar a frequência e intensidade em que os docentes trabalham a criatividade com as crianças. Para a fundamentação teórica utilizamos Ostrower (2001), Fleith e Alencar (2005), Nunes, Corsino e Didonet (2011), Vygotsky (2012). Constitui-se como pesquisa de campo e com abordagem quantiqualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico, e uma entrevista semiestruturada aplicado a 32 professoras. Após a análise de dados verificou-se que a criatividade está presente nas Creches e pré-escolas do município de Cajazeiras-PB e que as professoras compreendem como: “criar e inventar coisas novas” (12 professoras); inovar (06); imaginação (05); é renovar, mudar de estratégias ou motivação (03); é inserir o lúdico na sala de aula (02); três professoras permitem inferir que a técnica do improviso está presente nas suas práticas docentes. Conclui-se que a discussão proposta por esta pesquisa abre caminho para estudos futuros, mais aprofundados, relacionados à criatividade nas creches e pré- escolas do estado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-27 2020-02-07T11:11:50Z 2020-02-07 2020-02-07T11:11:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612 FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11612 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Heloisa da Silva. Criatividade na educação infantil: o que pensam as professoras da cidade de Cajazeiras- PB. 2019. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744434399543296 |