Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33381
Resumo: O envelhecimento populacional associado à transição epidemiológica aumentou a prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e do consumo de múltiplos medicamentos. A polifarmácia é a condição onde se utiliza de forma concomitante cinco ou mais fármacos. A necessidade dessa terapia medicamentosa torna complexo o manejo e a sua autogestão, o que pode provocar erros no consumo de medicamentos. Assim, sugere-se o uso de medidas educativas como estratégias para o autocuidado de idosos polimedicados. OBJETIVO: Desenvolver uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo voltado à promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. METODOLOGIA: Estudo metodológico cujos dados da pesquisa foram obtidos através de duas fases: a revisão de escopo e a construção do material audiovisual. Para a revisão buscou-se artigos através das bases de dados Scopus, LILACS e PubMed, publicados na íntegra, no período de 2018 a 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol. A partir da revisão de escopo, desenvolveu-se o vídeo considerando as etapas de pré-produção (a sinopse, o argumento, o roteiro e o storyboard), produção e pós-produção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A revisão de escopo resultou na seleção de 20 artigos. Algumas intervenções e orientações para o autogerenciamento de medicamentos em idosos identificadas foram: o registro de medicamentos, a localização consistente para os medicamentos, estabelecer rotina diária com horário e local para o consumo do medicamento, recursos computadorizados, recurso de farmácia, além da participação/apoio da família e de redes de apoio. A partir desses achados ocorreram as etapas de planejamento e construção do vídeo, resultando em um roteiro composto por 11 cenas e o vídeo com 5:07 minutos de execução, se enquadrando no tempo previsto para vídeos educativos, de modo a facilitar a memorização das informações e obter a atenção do público-alvo, possibilitando assim a aplicação efetiva desse instrumento como recurso educativo. CONCLUSÃO: Neste estudo, elaborou-se uma tecnologia audiovisual do tipo vídeo. É aconselhável que os profissionais de saúde se adaptem as necessidades em saúde e ao uso de novas ferramentas de assistência.
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spelling Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos.Educational technology to promote self-management in the use of polypharmacy in the elderly.Tecnología educativa para promover Autocuidado en el uso de polifarmacia en el anciano.MedicamentosUso de medicamentos - idososPolifarmáciaIdosos - polifarmáciaEnvelhecimentoDoenças crônicas não transmissíveisTerapia medicamentosaAutomedicaçãoEducação em saúdeMedicinesMedication use - elderlyPolypharmacyElderly - polypharmacyAgingChronic non-communicable diseasesDrug therapySelf-medicationHealth educationUso de medicamentos - personas mayoresAncianos - polifarmaciaEnvejecimientoEnfermedades crónicas no transmisiblesTerapia de drogasAutomedicaciónEducación para la saludEnfermagem de Saúde PúblicaO envelhecimento populacional associado à transição epidemiológica aumentou a prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e do consumo de múltiplos medicamentos. A polifarmácia é a condição onde se utiliza de forma concomitante cinco ou mais fármacos. A necessidade dessa terapia medicamentosa torna complexo o manejo e a sua autogestão, o que pode provocar erros no consumo de medicamentos. Assim, sugere-se o uso de medidas educativas como estratégias para o autocuidado de idosos polimedicados. OBJETIVO: Desenvolver uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo voltado à promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. METODOLOGIA: Estudo metodológico cujos dados da pesquisa foram obtidos através de duas fases: a revisão de escopo e a construção do material audiovisual. Para a revisão buscou-se artigos através das bases de dados Scopus, LILACS e PubMed, publicados na íntegra, no período de 2018 a 2022, nos idiomas inglês, português e espanhol. A partir da revisão de escopo, desenvolveu-se o vídeo considerando as etapas de pré-produção (a sinopse, o argumento, o roteiro e o storyboard), produção e pós-produção. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A revisão de escopo resultou na seleção de 20 artigos. Algumas intervenções e orientações para o autogerenciamento de medicamentos em idosos identificadas foram: o registro de medicamentos, a localização consistente para os medicamentos, estabelecer rotina diária com horário e local para o consumo do medicamento, recursos computadorizados, recurso de farmácia, além da participação/apoio da família e de redes de apoio. A partir desses achados ocorreram as etapas de planejamento e construção do vídeo, resultando em um roteiro composto por 11 cenas e o vídeo com 5:07 minutos de execução, se enquadrando no tempo previsto para vídeos educativos, de modo a facilitar a memorização das informações e obter a atenção do público-alvo, possibilitando assim a aplicação efetiva desse instrumento como recurso educativo. CONCLUSÃO: Neste estudo, elaborou-se uma tecnologia audiovisual do tipo vídeo. É aconselhável que os profissionais de saúde se adaptem as necessidades em saúde e ao uso de novas ferramentas de assistência.Population aging associated with the epidemiological transition has increased the prevalence of Chronic Noncommunicable Diseases (NCDs) and the consumption of multiple medications. Polypharmacy is the condition where five or more drugs are used concomitantly. The need for this drug therapy makes management and self-management complex, which can lead to errors in medication consumption. Therefore, the use of educational measures is suggested as strategies for self-care for polymedicated elderly people. OBJECTIVE: To develop an educational video-type educational technology aimed at promoting self-management in the use of polypharmacy in the elderly. METHODOLOGY: Methodological study whose research data was obtained through two phases: the scope review and the construction of the audiovisual material. For the review, articles were searched through the Scopus, LILACS and PubMed databases, published in full, from 2018 to 2022, in English, Portuguese and Spanish. Based on the scope review, the video was developed considering the pre-production stages (synopsis, script, script and storyboard), production and post-production. RESULTS AND DISCUSSION: The scoping review resulted in the selection of 20 articles. Some interventions and guidelines for medication self-management in the elderly identified were: medication registration, consistent location for medications, establishing a daily routine with time and place for medication consumption, computerized resources, pharmacy resources, in addition to participation/ support from family and support networks. Based on these findings, the planning and construction stages of the video took place, resulting in a script composed of 11 scenes and the video with 5:07 minutes of execution, fitting within the time foreseen for educational videos, in order to facilitate the memorization of information and obtain the attention of the target audience, thus enabling the effective application of this instrument as an educational resource. CONCLUSION: In this study, a video-type audiovisual technology was developed. It is advisable that health professionals adapt to health needs and the use of new assistance tools.Envejecimiento poblacional asociado a la transición epidemiológica aumentó la prevalencia de Enfermedades Crónicas No Transmisibles (ENT) y el consumo de múltiples medicamentos. La polifarmacia es la condición en la que se usa concomitantemente. cinco o más medicamentos. La necesidad de esta farmacoterapia hace que el manejo sea complejo y el autocuidado, que puede llevar a errores en el consumo de medicamentos. Por ello, se sugiere el uso de medidas educativas como estrategias de autocuidado para personas mayores polimedicadas. OBJETIVO: Desarrollar una tecnología educativa tipo video educativo dirigida a promover la autogestión en el uso de polifarmacia en el adulto mayor. METODOLOGÍA: Estudio metodológico cuyos datos de investigación se obtuvieron a través de dos fases: la revisión de alcance y construcción del material audiovisual. Para la revisión se buscaron artículos a través de la Bases de datos Scopus, LILACS y PubMed, publicadas íntegramente, de 2018 a 2022, en inglés, portugués y español. A partir de la revisión del alcance se desarrolló el video. considerando las etapas de preproducción (sinopsis, guión, guión y storyboard), producción y postproducción. RESULTADOS Y DISCUSIÓN: La revisión del alcance resultó en la selección de 20 artículos. Algunas intervenciones y pautas para la autogestión Los medicamentos en los adultos mayores identificados fueron: registros de medicación, ubicación. consistencia para los medicamentos, establecer una rutina diaria con horario y lugar de consumo medicamentos, recursos computarizados, recursos de farmacia, además de participación/apoyo Familia y redes de apoyo. A partir de estos hallazgos, la planificación y construcción del video, dando como resultado un guión compuesto por 11 escenas y el video con 5:07 minutos de ejecución, dentro del tiempo previsto para los vídeos educativos, con el fin de Facilitar la memorización de información y obtener la atención del público objetivo, permitiendo así la aplicación efectiva de este instrumento como recurso educativo. CONCLUSIÓN: En este estudio, Se desarrolló una tecnología audiovisual tipo video. Es aconsejable que los profesionales La salud se adapta a las necesidades sanitarias y al uso de nuevas herramientas asistenciales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.CARVALHO, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/2522454119334432NOGUEIRA, Matheus Figueiredo.NOGUEIRA, M. F.FIGUEIREDO NOGUEIRA, MATHEUS.http://lattes.cnpq.br/2379371079660244CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.CANTALICE, A.S.C.http://lattes.cnpq.br/3251079218354154RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva.2023-10-172023-12-05T13:41:47Z2023-12-052023-12-05T13:41:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33381RODRIGUES, Maria Eduarda da Silva. Tecnologia educacional para promoção do autogerenciamento no uso de polifarmácia em idosos. 2023. 42 fl. 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