A capoeira gospel em João Pessoa (PB): entre discursos e performances.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA NETO, Gilvan Veiga.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27388
Resumo: A roda de capoeira foi tombada pela Unesco, em 2014, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, tendo já sido inclusive inventariada e salvaguardado o ofício de mestre. Há três estilos consagrados de capoeira: a capoeira angola, a capoeira regional e a capoeira contemporânea. No entanto, a partir dos anos 2000, entra em evidência na capoeira uma nova denominação, que não se trata de um estilo novo de capoeira ou de uma forma nova de se jogar o jogo propriamente dito. Trata-se do surgimento do que ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando significados emergentes durante a performance.
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Trata-se do surgimento do que ficou conhecido como capoeira gospel, ou seja, trabalhos de capoeira (grupos e associações) autodenominados cristãos que surgiram de maneira espontânea em várias partes do Brasil e que se utilizam da capoeira como forma de evangelização. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a capoeira gospel na cidade de João Pessoa sob o prisma teórico-metodológico da antropologia interpretativa e da antropologia da performance, em consonância com o contexto histórico local e o das representações coletivas. Para tanto, através do registro etnográfico realizado junto a um grupo de capoeiristas evangélicos da referida cidade, procurou-se: compreender, a partir da análise dos seus modos de expressão e formas simbólicas, quais são os significados inscritos nesta prática; apresentar o contexto de seu surgimento, seu percurso histórico e seus principais mestres; investigar se elementos fundamentais inerentes à capoeira secular estariam sendo suprimidos ou recontextualizados no caso estudado; descrever e analisar as formas performáticas, performativas e de performatividade presentes na capoeira gospel, atentando ainda para os seus aspectos multivocais e multissensoriais, destacando significados emergentes durante a performance.The roda de capoeira was listed by Unesco, in 2014, as Intangible Cultural Heritage of Humanity, having already been inventoried and safeguarded as a master craft. There are three established styles of capoeira: capoeira angola, capoeira regional and capoeira contemporary. However, from the 2000s onwards, a new denomination comes to the fore in capoeira, which is not a new style of capoeira or a new way of playing the game itself. It is the emergence of what became known as capoeira gospel, that is, capoeira works (groups and associations) self-styled Christians that emerged spontaneously in various parts of Brazil and that use capoeira as a form of evangelization. The main objective of this work is to analyze gospel capoeira in the city of João Pessoa under the theoretical- methodological prism of interpretive anthropology and performance anthropology, in line with the local historical context and that of collective representations. Therefore, through the ethnographic record carried out with a group of evangelical capoeiristas from that city, we sought to: understand, from the analysis of their modes of expression and symbolic forms, what are the meanings inscribed in this practice; present the context of its emergence, its historical path and its main masters; to investigate whether fundamental elements inherent to secular capoeira were being suppressed or recontextualized in the case studied; to describe and analyze the performative, performative and performativity forms present in gospel capoeira, paying attention to its multivocal and multisensory aspects, highlighting emerging meanings during the performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGRUNEWALD, Rodrigo de Azeredo.GRÜNEWALD, R. A.GRÜNEWALD, RODRIGO DE AZEREDO.GRÜNEWALD, RODRIGO DE A.http://lattes.cnpq.br/6450189155973100PALITOT, Estêvão Martins.PALITOT, E. 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