Sistema embarcado para análise de vibração mecânica (flutter) e divergência aeroelásticas em aeronaves em escala reduzida.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18542 |
Resumo: | Este relatório é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Teve como objetivo a elaboração, implementação e teste de um sistema de telemetria embarcado para observação e análise de divergência (flexão em estrutura de suporte) e flutter (vibrações mecânicas) aeroelásticos presentes nas asas de aeronaves em escala reduzida projetadas pela equipe ParahyAsas de AeroDesign. Foi construído um sistema de aquisição de dados para mensurar a velocidade relativa do ar que passa pela asa e as acelerações presentes na ponta da asa. O sistema inclui os módulos de instrumentação com sensores de pressão diferencial associados a tubos de Pitot e acelerômetros digitais tri axiais, além de transmissão sem fio Xbee e uma interface supervisória para acompanhamento dos testes em tempo real. Para garantir o reuso do sistema de aquisição, o software embarcado foi construído utilizando uma arquitetura em camadas. Verificou-se a eficácia do sistema em mensurar as variáveis físicas associadas com o fenômeno aeroelástico. |
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Sistema embarcado para análise de vibração mecânica (flutter) e divergência aeroelásticas em aeronaves em escala reduzida.Embedded system for analysis of mechanical vibration (flutter) and aeroelastic divergence in small scale aircraft.Análise de vibração mecânica - sistemaSistema embarcado para análise de vibraçãoDivergência aeroelástica - aeronavesFlutterSistema de aquisição de dadosTelemetriaArquitetura de software embarcadoSistemas em tempo realSistema supervisórioAcelerômetrosAeronáutica - conceitosDesenvolvimento de softwareSensores de pressãoTubos de Pitot na aeronáuticaMechanical vibration analysis - systemEmbedded system for vibration analysisAeroelastic divergence - aircraftFlutterData acquisition systemTelemetryEmbedded software architectureReal-time systemsSupervisory systemAccelerometersAeronautics - conceptsSoftware developmentPressure sensorsPitot tubes in aeronauticsEngenharia Elétrica.Este relatório é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Teve como objetivo a elaboração, implementação e teste de um sistema de telemetria embarcado para observação e análise de divergência (flexão em estrutura de suporte) e flutter (vibrações mecânicas) aeroelásticos presentes nas asas de aeronaves em escala reduzida projetadas pela equipe ParahyAsas de AeroDesign. Foi construído um sistema de aquisição de dados para mensurar a velocidade relativa do ar que passa pela asa e as acelerações presentes na ponta da asa. O sistema inclui os módulos de instrumentação com sensores de pressão diferencial associados a tubos de Pitot e acelerômetros digitais tri axiais, além de transmissão sem fio Xbee e uma interface supervisória para acompanhamento dos testes em tempo real. Para garantir o reuso do sistema de aquisição, o software embarcado foi construído utilizando uma arquitetura em camadas. Verificou-se a eficácia do sistema em mensurar as variáveis físicas associadas com o fenômeno aeroelástico.This report is the result of a Senior Design Project developed at the Electrical Engineering Department at Federal University of Campina Grande. The main goal was the design, implementation and testing of an embedded telemetry system to observe and analyze the aeroelastic divergence and flutter on the wings of scale aircrafts built by the ParahyAsas AeroDesign team. A data acquisition system was built to measure the relative air speed and the accelerations on the tip of the wing. The system includes instrumentation modules with differential pressure sensors associated with Pitot tubes and a triaxial digital accelerometer, as well as Xbee wireless transmission and a supervisory interface to observe the tests in real time. To guarantee the reuse of the acquisition system, the embedded software was built using a layered architecture. It was validated the effectiveness of the system in measuring the physical variables associated with the aeroelastic phenomena.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGFARIAS, José Ewerton Pombo de.FARIAS, J. E. P.http://lattes.cnpq.br/6743240494252985BUENO, Leonardo de Almeida e.2015-032021-05-03T20:46:44Z2021-05-032021-05-03T20:46:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18542BUENO, Leonardo de Almeida e. Sistema embarcado para análise de vibração mecânica (flutter) e divergência aeroelásticas em aeronaves em escala reduzida. 2015. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18542porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-05-03T20:47:30Zoai:localhost:riufcg/18542Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-05-03T20:47:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este relatório é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Teve como objetivo a elaboração, implementação e teste de um sistema de telemetria embarcado para observação e análise de divergência (flexão em estrutura de suporte) e flutter (vibrações mecânicas) aeroelásticos presentes nas asas de aeronaves em escala reduzida projetadas pela equipe ParahyAsas de AeroDesign. Foi construído um sistema de aquisição de dados para mensurar a velocidade relativa do ar que passa pela asa e as acelerações presentes na ponta da asa. O sistema inclui os módulos de instrumentação com sensores de pressão diferencial associados a tubos de Pitot e acelerômetros digitais tri axiais, além de transmissão sem fio Xbee e uma interface supervisória para acompanhamento dos testes em tempo real. Para garantir o reuso do sistema de aquisição, o software embarcado foi construído utilizando uma arquitetura em camadas. Verificou-se a eficácia do sistema em mensurar as variáveis físicas associadas com o fenômeno aeroelástico. |
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