Sistema embarcado para análise de vibração mecânica (flutter) e divergência aeroelásticas em aeronaves em escala reduzida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUENO, Leonardo de Almeida e.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18542
Resumo: Este relatório é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Teve como objetivo a elaboração, implementação e teste de um sistema de telemetria embarcado para observação e análise de divergência (flexão em estrutura de suporte) e flutter (vibrações mecânicas) aeroelásticos presentes nas asas de aeronaves em escala reduzida projetadas pela equipe ParahyAsas de AeroDesign. Foi construído um sistema de aquisição de dados para mensurar a velocidade relativa do ar que passa pela asa e as acelerações presentes na ponta da asa. O sistema inclui os módulos de instrumentação com sensores de pressão diferencial associados a tubos de Pitot e acelerômetros digitais tri axiais, além de transmissão sem fio Xbee e uma interface supervisória para acompanhamento dos testes em tempo real. Para garantir o reuso do sistema de aquisição, o software embarcado foi construído utilizando uma arquitetura em camadas. Verificou-se a eficácia do sistema em mensurar as variáveis físicas associadas com o fenômeno aeroelástico.
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