O ensino de história medieval: civilização e história do presente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARINHO, David Glasiel Azevedo.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PIMENTEL FILHO, José Ernesto., NUNES, Cláudio Pedrosa., CATARINO, Acácio Lopes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34831
Resumo: A presente comunicação visa expor uma proposta pedagógica executada a partir do estabelecimento de uma linha de pesquisa sobre a Europa Medieval (século III - XVI). A atual proposta foi desenvolvida por David Glasiel Azevedo Marinho, monitor da Disciplina História Medieval I, semestre letivo de 2011.1, e pelo professor da referida disciplina, José Ernesto Pimentel Filho. Do ponto de vista da construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa, foi preciso passar por um processo de aprendizagem, sobretudo, metodológico, teórico e prático, para poder estabelecer de maneira mais adequada um diálogo com as fontes, os conhecimentos específicos da área e a execução da presente proposta. No intuito de estruturar a um processo contínuo de aprendizagem semestral, foram selecionados os textos adequados à execução do plano de curso de História Medieval 1 (Anexo I). Os textos objetivam contribuir na formação analítica do discente, proporcionando sua utilização com sensibilidade e cuidado adequados. A capacidade de levantar debates, estabelecer diálogos, estimulando o discente da disciplina, tanto quanto o discente-monitor, a buscar, construir e desenvolver o conhecimento foram aspectos essenciais, tanto para a linha de pesquisa do grupo Direito e Justiça na Europa Medieval (UFPB/CNPq), quanto para a própria formação crítica, individual e coletiva, dos futuros pesquisadores e/ou docentes. No entanto, rigorosamente, não significa que apenas a presença física do professor bastou para suscitar a vontade de participar efetivamente deste processo. Foi importante também, o devir da sala de aula, a busca frequente dos alunos, do monitor e do professor, para estabelecermos leituras não só complementares, no limiar do direcionamento, mas leituras introspectivas escolhidas pela própria necessidade intelectual do aluno. Todo esse processo tornou ainda mais rico e eficiente à investigação, não obstante, a internalização desse conhecimento, que nos permitiu desenvolver as potencialidades, contudo, evidentemente, cada um com sua especificidade. Por isso, ao longo do desenvolvimento do projeto pedagógico, foi possível mostrar que se pode estabelecer um diálogo entre o passado e o presente sem que isso seja prejudicial, do ponto de vista do conteúdo do ponto de vista cronológico e analítico. A partir dessa abordagem não apenas compreender a história, mas interagir com ela de forma satisfatória. “A ignorância do passado não se limita a prejudicar a compreensão do presente; compromete, no presente, a própria ação” (BLOCH, 2001). E que passado seria esse? Para circunscrever o espaço e o tempo, utilizamos como referência a Europa medieval e como ponto de projeção a sociedade contemporânea. É imprescindível que na relação de aprendizagem se tenha a consciência de que deve estimular que o trabalho em sala de aula não se limite na tentativa de decifrar o passado histórico em função do estabelecimento de uma relação crítica com o presente. Na tentativa de proporcionar uma experiência mais próxima da prática docente, monitor e professor da disciplina debateram os aspectos mais importantes que conferem legitimidade as argumentações postuladas. No entanto, antecipadamente, foi preciso esclarecer que todas essas categorias estão interligadas: analisar os textos trabalhados e interpretálos, estabelecer um diálogo entre o passado e o presente, ser atento quanto a orientação do professor e, sobretudo, exercitar a prática (projeção material) do conhecimento adquirido, para que não fiquemos confinados numa verdadeira prisão teórica. A proposta apresentou várias atividades práticas, além das aulas expositivas com o contínuo acompanhamento do professor e do monitor em todo esse processo. Trata-se de pensar a Europa medieval não enquanto uma coisa morta, mas uma cultura viva e enfrentar diálogos pertinentes entre passado e presente. O acompanhamento do discente em seu desenvolvimento intelectual na disciplina fez por meio de: um relatório, seminário em grupo, oficinas, prova, atendimentos durante a semana, com utilização dos recursos online (blog criado pelo monitor David Glasiel) para acompanhar mais de perto o desenvolvimento das temáticas.
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Do ponto de vista da construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa, foi preciso passar por um processo de aprendizagem, sobretudo, metodológico, teórico e prático, para poder estabelecer de maneira mais adequada um diálogo com as fontes, os conhecimentos específicos da área e a execução da presente proposta. No intuito de estruturar a um processo contínuo de aprendizagem semestral, foram selecionados os textos adequados à execução do plano de curso de História Medieval 1 (Anexo I). Os textos objetivam contribuir na formação analítica do discente, proporcionando sua utilização com sensibilidade e cuidado adequados. A capacidade de levantar debates, estabelecer diálogos, estimulando o discente da disciplina, tanto quanto o discente-monitor, a buscar, construir e desenvolver o conhecimento foram aspectos essenciais, tanto para a linha de pesquisa do grupo Direito e Justiça na Europa Medieval (UFPB/CNPq), quanto para a própria formação crítica, individual e coletiva, dos futuros pesquisadores e/ou docentes. No entanto, rigorosamente, não significa que apenas a presença física do professor bastou para suscitar a vontade de participar efetivamente deste processo. Foi importante também, o devir da sala de aula, a busca frequente dos alunos, do monitor e do professor, para estabelecermos leituras não só complementares, no limiar do direcionamento, mas leituras introspectivas escolhidas pela própria necessidade intelectual do aluno. Todo esse processo tornou ainda mais rico e eficiente à investigação, não obstante, a internalização desse conhecimento, que nos permitiu desenvolver as potencialidades, contudo, evidentemente, cada um com sua especificidade. Por isso, ao longo do desenvolvimento do projeto pedagógico, foi possível mostrar que se pode estabelecer um diálogo entre o passado e o presente sem que isso seja prejudicial, do ponto de vista do conteúdo do ponto de vista cronológico e analítico. A partir dessa abordagem não apenas compreender a história, mas interagir com ela de forma satisfatória. “A ignorância do passado não se limita a prejudicar a compreensão do presente; compromete, no presente, a própria ação” (BLOCH, 2001). E que passado seria esse? Para circunscrever o espaço e o tempo, utilizamos como referência a Europa medieval e como ponto de projeção a sociedade contemporânea. É imprescindível que na relação de aprendizagem se tenha a consciência de que deve estimular que o trabalho em sala de aula não se limite na tentativa de decifrar o passado histórico em função do estabelecimento de uma relação crítica com o presente. Na tentativa de proporcionar uma experiência mais próxima da prática docente, monitor e professor da disciplina debateram os aspectos mais importantes que conferem legitimidade as argumentações postuladas. No entanto, antecipadamente, foi preciso esclarecer que todas essas categorias estão interligadas: analisar os textos trabalhados e interpretálos, estabelecer um diálogo entre o passado e o presente, ser atento quanto a orientação do professor e, sobretudo, exercitar a prática (projeção material) do conhecimento adquirido, para que não fiquemos confinados numa verdadeira prisão teórica. A proposta apresentou várias atividades práticas, além das aulas expositivas com o contínuo acompanhamento do professor e do monitor em todo esse processo. Trata-se de pensar a Europa medieval não enquanto uma coisa morta, mas uma cultura viva e enfrentar diálogos pertinentes entre passado e presente. O acompanhamento do discente em seu desenvolvimento intelectual na disciplina fez por meio de: um relatório, seminário em grupo, oficinas, prova, atendimentos durante a semana, com utilização dos recursos online (blog criado pelo monitor David Glasiel) para acompanhar mais de perto o desenvolvimento das temáticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-02-28T18:34:08Z2024-02-282024-02-28T18:34:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34831MARINHO, David Glasiel Azevedo; PIMENTEL FILHO, José Ernesto; NUNES, Cláudio Pedrosa; CATARINO, Acácio Lopes. O ensino de história medieval: civilização e história do presente. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 03 - Antiguidade, Medievalidade, Recepções: Fontes e Metodologias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-5. ISSN: 2176 4514. 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