Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
Resumo: | O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo. |
id |
UFCG_538dd204caeb23f4b1dc03068f8a9ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31251 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning.AprendizagemAfetividadeO Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-ExupéryApprenticeshipAffectivityThe little princeEducação.O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.Love and affection are extremely important in learning, as they are fundamental to children's emotional, social and cognitive development. Using the book The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry as an intellectual intermediary and consulting some philosophers who have great contribution to education, this work begins, which will be a theoretical essay in the form of an imaginary dialogue with the protagonist of the work cited, aiming to perceive the importance of love and affection in the learning process and its relationship with the message of the book addressed. Throughout the prose, it is emphasized that teachers need to be sensitive to the emotional needs of their students and that adults are generally not interested in the essential, focusing only on measurable results. It is pointed out that when a teacher establishes a relationship of trust and affection with their students, it is possible to achieve more meaningful learning and consequently, it is understood that the journey of learning is not only about acquiring knowledge, but also about cultivating emotional connections with what we learn and how we apply that knowledge in our lives, as this affective bond shapes students and contributes to knowledge about oneself and the world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de.http://lattes.cnpq.br/4412109117021331OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de.http://lattes.cnpq.br/7053085272063251ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.2023-07-192023-08-04T14:14:02Z2023-07-192023-08-04T14:14:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T19:05:37Zoai:localhost:riufcg/31251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T19:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning. |
title |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
spellingShingle |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendizagem Afetividade O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry Apprenticeship Affectivity The little prince Educação. |
title_short |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
title_full |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
title_fullStr |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
title_sort |
Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. |
author |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. |
author_facet |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Jair Moisés de. SOUSA, J. M. http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de. http://lattes.cnpq.br/4412109117021331 OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de. http://lattes.cnpq.br/7053085272063251 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Afetividade O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry Apprenticeship Affectivity The little prince Educação. |
topic |
Aprendizagem Afetividade O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry Apprenticeship Affectivity The little prince Educação. |
description |
O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 2023-08-04T14:14:02Z 2023-07-19 2023-08-04T14:14:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
identifier_str_mv |
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744588841156608 |