Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
Resumo: O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.
id UFCG_538dd204caeb23f4b1dc03068f8a9ab7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31251
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning.AprendizagemAfetividadeO Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-ExupéryApprenticeshipAffectivityThe little princeEducação.O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.Love and affection are extremely important in learning, as they are fundamental to children's emotional, social and cognitive development. Using the book The Little Prince by Antoine de Saint-Exupéry as an intellectual intermediary and consulting some philosophers who have great contribution to education, this work begins, which will be a theoretical essay in the form of an imaginary dialogue with the protagonist of the work cited, aiming to perceive the importance of love and affection in the learning process and its relationship with the message of the book addressed. Throughout the prose, it is emphasized that teachers need to be sensitive to the emotional needs of their students and that adults are generally not interested in the essential, focusing only on measurable results. It is pointed out that when a teacher establishes a relationship of trust and affection with their students, it is possible to achieve more meaningful learning and consequently, it is understood that the journey of learning is not only about acquiring knowledge, but also about cultivating emotional connections with what we learn and how we apply that knowledge in our lives, as this affective bond shapes students and contributes to knowledge about oneself and the world.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de.http://lattes.cnpq.br/4412109117021331OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de.http://lattes.cnpq.br/7053085272063251ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.2023-07-192023-08-04T14:14:02Z2023-07-192023-08-04T14:14:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T19:05:37Zoai:localhost:riufcg/31251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T19:05:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
Learning from the Little Prince: a conversation about affection and love in learning.
title Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
spellingShingle Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
Aprendizagem
Afetividade
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Apprenticeship
Affectivity
The little prince
Educação.
title_short Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
title_full Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
title_fullStr Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
title_full_unstemmed Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
title_sort Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem.
author ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
author_facet ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Jair Moisés de.
SOUSA, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984
SOUSA, Marcos Antonio Nobrega de.
http://lattes.cnpq.br/4412109117021331
OLIVEIRA, Davi Argemiro Henrique Cardoso de.
http://lattes.cnpq.br/7053085272063251
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes.
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Afetividade
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Apprenticeship
Affectivity
The little prince
Educação.
topic Aprendizagem
Afetividade
O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Apprenticeship
Affectivity
The little prince
Educação.
description O amor e o afeto são extremamente importantes na aprendizagem, pois eles são fundamentais para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo infantil. Utilizando o livro O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry como intermediário intelectual e consultando alguns filósofos que tiverem grande contribuição para a educação, inicia-se este trabalho do qual se tratará de um ensaio teórico em forma de diálogo imaginário com o protagonista da obra citada, tendo como objetivo perceber a importância do amor e afetividade no processo de aprendizagem e a sua relação com a mensagem do livro abordado. Ao longo da prosa, é ressaltado que os professores precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus educandos e que geralmente os adultos não se interessam pelo essencial, focam apenas nos resultados mensuráveis. É salientado que, quando um professor estabelece uma relação de confiança e afeto com seus alunos, é possível alcançar um aprendizado mais significativo e, consequentemente, entende-se que a jornada da aprendizagem não é apenas sobre adquirir conhecimento, mas também sobre cultivar conexões emocionais com o que aprendemos e como aplicamos esse conhecimento em nossas vidas, pois esse vínculo afetivo molda os alunos e contribui para o conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2023-08-04T14:14:02Z
2023-07-19
2023-08-04T14:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
identifier_str_mv ALVES, Maria Eduarda Marques Mendes. Aprendendo com o Pequeno Príncipe: uma conversa sobre afeto e amor na aprendizagem. 2023. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744588841156608