Arquitetura para um ambiente de treinamento representado em realidade virtual.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA NETTO, Ademar Virgolino da.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2543
Resumo: O uso de ambientes virtuais para treinamento de operadores tem se consolidado devido a fatores como, redução de custo, redução de risco e treinamento personalizado, além de possibilitar o treinamento antecipado em equipamentos ainda não instalados. Porém, a maioria dos simuladores utiliza linguagens de programação, o que dificulta a manutenção e evolução de suas funções. Este trabalho faz parte de um projeto desenvolvido no Laboratório de Interface Homem-Máquina (LIHM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um simulador cujo motor de simulação é implementado a partir de modelos em Redes de Petri Coloridas (CPN) e tem como propósito é apoiar o treinamento de operadores na sala de, e apoiar o estudo do erro humano nestes ambientes. Este trabalho teve como objetivos propor uma arquitetura para o simulador capaz de contemplar um novo conjunto de requisitos (modularidade, interoperabilidade e persistência) e integrar o motor de simulação com os módulos propostos na arquitetura. Este texto apresenta a especificação da arquitetura, sua implementação a partir de ferramentas livres e a integração entre módulos da arquitetura que foi instanciada e validada. O contexto de aplicação do simulador foi o de sistemas elétricos, na operação de uma subestação elétrica. Como resultado deste trabalho, a configuração básica do simulador foi construída e validada.
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