História das mulheres ciganas Calon de Sousa-PB: entre tradição e realidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6761 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a cultura cigana da comunidade Calon na cidade de Sousa-PB, na perspectiva das mulheres ciganas e seu olhar sobre as tradições e os costumes da cultura cigana, tendo em vista as várias mudanças sofridas no decorrer do tempo e espaço em que estão inseridos, desde a “parada para morar” na cidade de Sousa no ano de 1982, onde ali se estabeleceram e vivem até hoje. O elemento em destaque nesse trabalho são os “contos das mulheres”, isto é, através de entrevistas realizadas na comunidade cigana, em que as mulheres falam através de suas lembranças, sobre como vivem e viveram a cultura cigana de maneira singular após a parada para estabelecer morada fixa. Nessa pesquisa analisamos a vida das mulheres ciganas e os obstáculos que enfrentam no dia a dia, o preconceito e a exclusão que as perseguem desde o seu surgimento, bem como a vida dos ciganos e como vivem as tradições e os costumes em comunidade ou fora desta. Sendo assim, através dessa pesquisa e das entrevistas realizadas na comunidade com as mulheres ciganas, foi possível constatar que os ciganos são mais do que a sociedade imagina ou dos personagens que cria para retratar a cultura de um povo que sempre foi e continua sendo marginalizado. Os ciganos fazem parte da nossa história, estão aqui desde a colonização e desde lá sofrem com a marginalização e os mitos que se criam em ralação a sua cultura nômade, costumes e tradições excêntricas e ao mesmo tempo alegres. Portanto, baseamos nosso estudo na historiografia das histórias ciganas de um modo geral, abrangendo todos os aspectos que os englobam, seja cultural pela historiografia de José de Assunção Barros e Peter Burke, da oralidade por Verena Alberti e das tradições por Denise Jodelet. Relacionando, assim, a cultura às suas memórias, uma vez que estas são fonte de afeto e de lembranças, bem como salientando a importância de pesquisas em suas variadas modalidades como fontes, e neste caso em especial, as tradições de um povo. |
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História das mulheres ciganas Calon de Sousa-PB: entre tradição e realidade.History of gypsy Women Calon of Sousa-PB: Between Tradition and Reality.Cultura ciganaMulher cigana - memóriaTradição ciganaCiganos na ParaíbaHistória cigana - Sousa - ParaíbaComunidade Calon - Sousa - PBGypsy CultureGypsy Woman - MemoryGypsy TraditionGypsies in ParaíbaGypsy History - Sousa - ParaíbaCalon Community - Sousa - PBHistória.O presente trabalho tem como objetivo analisar a cultura cigana da comunidade Calon na cidade de Sousa-PB, na perspectiva das mulheres ciganas e seu olhar sobre as tradições e os costumes da cultura cigana, tendo em vista as várias mudanças sofridas no decorrer do tempo e espaço em que estão inseridos, desde a “parada para morar” na cidade de Sousa no ano de 1982, onde ali se estabeleceram e vivem até hoje. O elemento em destaque nesse trabalho são os “contos das mulheres”, isto é, através de entrevistas realizadas na comunidade cigana, em que as mulheres falam através de suas lembranças, sobre como vivem e viveram a cultura cigana de maneira singular após a parada para estabelecer morada fixa. Nessa pesquisa analisamos a vida das mulheres ciganas e os obstáculos que enfrentam no dia a dia, o preconceito e a exclusão que as perseguem desde o seu surgimento, bem como a vida dos ciganos e como vivem as tradições e os costumes em comunidade ou fora desta. Sendo assim, através dessa pesquisa e das entrevistas realizadas na comunidade com as mulheres ciganas, foi possível constatar que os ciganos são mais do que a sociedade imagina ou dos personagens que cria para retratar a cultura de um povo que sempre foi e continua sendo marginalizado. Os ciganos fazem parte da nossa história, estão aqui desde a colonização e desde lá sofrem com a marginalização e os mitos que se criam em ralação a sua cultura nômade, costumes e tradições excêntricas e ao mesmo tempo alegres. Portanto, baseamos nosso estudo na historiografia das histórias ciganas de um modo geral, abrangendo todos os aspectos que os englobam, seja cultural pela historiografia de José de Assunção Barros e Peter Burke, da oralidade por Verena Alberti e das tradições por Denise Jodelet. Relacionando, assim, a cultura às suas memórias, uma vez que estas são fonte de afeto e de lembranças, bem como salientando a importância de pesquisas em suas variadas modalidades como fontes, e neste caso em especial, as tradições de um povo.The present work aims to analyze the Gypsy culture of the Calon community in the city of Sousa, Paraíba, Brazil, from the perspective of Gypsy women and their look at the traditions and customs of Gypsy culture, considering the various changes suffered over time and space in which they are inserted, from the "stop to live" in the city of Sousa in the year 1982, where they settled there and live until today. The highlight of this work is the "women's tales", that is, through interviews conducted in the gypsy community, where women speak through their memories, about how they live the gypsy culture in a singular way after stopping to establishment. In this research, we analyze the life of gypsy women and the obstacles they face in daily life, the prejudice and exclusion that persecute them from their begining, as well as the life of the gypsies and how they live the traditions and the customs in community or outside it. Thus, through this research and the community interviews with gipsy women, it was possible to verify that the gipsy are more than the society imagines or the characters it creates to portray the culture of a people that has always been and continues to be marginalized. The gypsies are part of our history, they have been here since the colonization and from there they suffer from marginalization and the myths that are created about them. Therefore, we base our study on the historiography of the gypsy stories, covering all the aspects that encompass them, be it cultural by the historiography of José D’Assunção Barros and Peter Burke, orality by Verena Alberti, and on traditions by Denise Jodelet. Thus relating culture to their memories, since these are source of affection, as well as stressing the importance of research in its various modalities as sources, and in this case in particular, the traditions of a people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Silvana Vieira de.SOUSA, Silvana Vieira de.http://lattes.cnpq.br/8467882133018162BANDEIRA, Francinaldo de Souza.FARIAS, Ana Elizabete Moreira de.SILVA, Anastacia Sena.20172019-09-05T17:28:45Z2019-09-052019-09-05T17:28:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6761SILVA, Anastacia Sena. História das mulheres ciganas Calon de Sousa-PB: entre tradição e realidade. 2017. 76f. 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O presente trabalho tem como objetivo analisar a cultura cigana da comunidade Calon na cidade de Sousa-PB, na perspectiva das mulheres ciganas e seu olhar sobre as tradições e os costumes da cultura cigana, tendo em vista as várias mudanças sofridas no decorrer do tempo e espaço em que estão inseridos, desde a “parada para morar” na cidade de Sousa no ano de 1982, onde ali se estabeleceram e vivem até hoje. O elemento em destaque nesse trabalho são os “contos das mulheres”, isto é, através de entrevistas realizadas na comunidade cigana, em que as mulheres falam através de suas lembranças, sobre como vivem e viveram a cultura cigana de maneira singular após a parada para estabelecer morada fixa. Nessa pesquisa analisamos a vida das mulheres ciganas e os obstáculos que enfrentam no dia a dia, o preconceito e a exclusão que as perseguem desde o seu surgimento, bem como a vida dos ciganos e como vivem as tradições e os costumes em comunidade ou fora desta. Sendo assim, através dessa pesquisa e das entrevistas realizadas na comunidade com as mulheres ciganas, foi possível constatar que os ciganos são mais do que a sociedade imagina ou dos personagens que cria para retratar a cultura de um povo que sempre foi e continua sendo marginalizado. Os ciganos fazem parte da nossa história, estão aqui desde a colonização e desde lá sofrem com a marginalização e os mitos que se criam em ralação a sua cultura nômade, costumes e tradições excêntricas e ao mesmo tempo alegres. Portanto, baseamos nosso estudo na historiografia das histórias ciganas de um modo geral, abrangendo todos os aspectos que os englobam, seja cultural pela historiografia de José de Assunção Barros e Peter Burke, da oralidade por Verena Alberti e das tradições por Denise Jodelet. Relacionando, assim, a cultura às suas memórias, uma vez que estas são fonte de afeto e de lembranças, bem como salientando a importância de pesquisas em suas variadas modalidades como fontes, e neste caso em especial, as tradições de um povo. |
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