O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
Resumo: | O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições. |
id |
UFCG_54964401be290e5611362d2ace3e4a1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35005 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions.Ensino de FilosofiaFilosofia - ensinoEducação filosóficaPROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCGAnálise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCGProfessores de FilosofiaAtividades docentes - FilosofiaPrática docente - professores de FilosofiaMitos africanosPedagogia do Oprimido - Paulo FreireHermenêutica reicoueirianaPaul Ricoeur - identidadeJacques RancièreEducação para a emancipaçãoFilosofia da razão vitalPandemia e práticas educativasSócratesEducação do Campo e ensino de FilosofiaDocência e aulas de filosofiaFilosofia. Educação.O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20242024-03-11T10:35:50Z2024-03-112024-03-11T10:35:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005porCARVALHO, Flávio de.SILVA, Luciano da.RONDON, Roberto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-11T10:40:11Zoai:localhost:riufcg/35005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-11T10:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions. |
title |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
spellingShingle |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. CARVALHO, Flávio de. Ensino de Filosofia Filosofia - ensino Educação filosófica PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG Professores de Filosofia Atividades docentes - Filosofia Prática docente - professores de Filosofia Mitos africanos Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire Hermenêutica reicoueiriana Paul Ricoeur - identidade Jacques Rancière Educação para a emancipação Filosofia da razão vital Pandemia e práticas educativas Sócrates Educação do Campo e ensino de Filosofia Docência e aulas de filosofia Filosofia. Educação. |
title_short |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
title_full |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
title_fullStr |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
title_full_unstemmed |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
title_sort |
O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. |
author |
CARVALHO, Flávio de. |
author_facet |
CARVALHO, Flávio de. SILVA, Luciano da. RONDON, Roberto. |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Luciano da. RONDON, Roberto. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Flávio de. SILVA, Luciano da. RONDON, Roberto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia Filosofia - ensino Educação filosófica PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG Professores de Filosofia Atividades docentes - Filosofia Prática docente - professores de Filosofia Mitos africanos Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire Hermenêutica reicoueiriana Paul Ricoeur - identidade Jacques Rancière Educação para a emancipação Filosofia da razão vital Pandemia e práticas educativas Sócrates Educação do Campo e ensino de Filosofia Docência e aulas de filosofia Filosofia. Educação. |
topic |
Ensino de Filosofia Filosofia - ensino Educação filosófica PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG Professores de Filosofia Atividades docentes - Filosofia Prática docente - professores de Filosofia Mitos africanos Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire Hermenêutica reicoueiriana Paul Ricoeur - identidade Jacques Rancière Educação para a emancipação Filosofia da razão vital Pandemia e práticas educativas Sócrates Educação do Campo e ensino de Filosofia Docência e aulas de filosofia Filosofia. Educação. |
description |
O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024 2024-03-11T10:35:50Z 2024-03-11 2024-03-11T10:35:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744616780464128 |