O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Flávio de.
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: SILVA, Luciano da., RONDON, Roberto.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
Resumo: O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições.
id UFCG_54964401be290e5611362d2ace3e4a1f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35005
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions.Ensino de FilosofiaFilosofia - ensinoEducação filosóficaPROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCGAnálise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCGProfessores de FilosofiaAtividades docentes - FilosofiaPrática docente - professores de FilosofiaMitos africanosPedagogia do Oprimido - Paulo FreireHermenêutica reicoueirianaPaul Ricoeur - identidadeJacques RancièreEducação para a emancipaçãoFilosofia da razão vitalPandemia e práticas educativasSócratesEducação do Campo e ensino de FilosofiaDocência e aulas de filosofiaFilosofia. Educação.O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20242024-03-11T10:35:50Z2024-03-112024-03-11T10:35:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005porCARVALHO, Flávio de.SILVA, Luciano da.RONDON, Roberto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-11T10:40:11Zoai:localhost:riufcg/35005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-11T10:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
The teaching of Philosophy between epistemological, political and pedagogical problems and discussions.
title O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
spellingShingle O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
CARVALHO, Flávio de.
Ensino de Filosofia
Filosofia - ensino
Educação filosófica
PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG
Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG
Professores de Filosofia
Atividades docentes - Filosofia
Prática docente - professores de Filosofia
Mitos africanos
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
Hermenêutica reicoueiriana
Paul Ricoeur - identidade
Jacques Rancière
Educação para a emancipação
Filosofia da razão vital
Pandemia e práticas educativas
Sócrates
Educação do Campo e ensino de Filosofia
Docência e aulas de filosofia
Filosofia. Educação.
title_short O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
title_full O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
title_fullStr O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
title_full_unstemmed O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
title_sort O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas.
author CARVALHO, Flávio de.
author_facet CARVALHO, Flávio de.
SILVA, Luciano da.
RONDON, Roberto.
author_role author
author2 SILVA, Luciano da.
RONDON, Roberto.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Flávio de.
SILVA, Luciano da.
RONDON, Roberto.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Filosofia - ensino
Educação filosófica
PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG
Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG
Professores de Filosofia
Atividades docentes - Filosofia
Prática docente - professores de Filosofia
Mitos africanos
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
Hermenêutica reicoueiriana
Paul Ricoeur - identidade
Jacques Rancière
Educação para a emancipação
Filosofia da razão vital
Pandemia e práticas educativas
Sócrates
Educação do Campo e ensino de Filosofia
Docência e aulas de filosofia
Filosofia. Educação.
topic Ensino de Filosofia
Filosofia - ensino
Educação filosófica
PROF-FILO - Pós-Graduação em Filosofia - UFCG
Análise bibliométrica - dissertações PROF-FILO UFCG
Professores de Filosofia
Atividades docentes - Filosofia
Prática docente - professores de Filosofia
Mitos africanos
Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire
Hermenêutica reicoueiriana
Paul Ricoeur - identidade
Jacques Rancière
Educação para a emancipação
Filosofia da razão vital
Pandemia e práticas educativas
Sócrates
Educação do Campo e ensino de Filosofia
Docência e aulas de filosofia
Filosofia. Educação.
description O ebook que agora apresentamos à comunidade universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e também à sociedade em geral pretende, como um dos seus objetivos principais, apresentar um material bibliográfico consistente, tratando seja de aporte conceitual seja da abordagem metodológica e que, assim, possa contribuir para ambos os âmbitos a que nos referimos acima. Este ebook também pretende, como outro de seus objetivos, dar visibilidade à produção científica que se desenvolve no Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), núcleo UFCG, o qual iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, tem contribuído com a formação em nível strictu senso das professoras e dos professores de Filosofia do estado da Paraíba e de outros estados da federação brasileira, bem como, tem produzido regularmente investigações, publicações e eventos que, assim, se somam ao movimento de atividades análogas que têm se desenvolvido nos demais 24 Núcleos que constituem a Rede que formam o PROF-FILO como um PPG em Rede. Nas páginas que constituem a presente obra, a leitora e o leitor conhecerão uma fração dos resultados da vida acadêmica das/os estudantes e dos professores do PROF-FILO UFCG. O ebook é tecido com textos produzidos por estudantes que estão no seu primeiro ano de atividades no nosso PPG e também por estudantes veteranos/as. Textos escritos por estudantes egressos também fazem parte desta coletânea. Outra parte do ebook oferece as discussões filosóficas e/ou metodológicas elaboradas pelos professores do corpo docente permanente do Programa, em cujos textos se mesclam suas experiências no magistério com as suas inquietações eminentemente conceituais. A terceira parte que compõem o ebook diz respeito aos textos construídos por docentes de outros Núcleos do PROF-FILO, cuja presença reitera a perspectiva de interação institucional que marca a identidade deste Programa em Rede, que desde sua fundação tem interligado e colocado em diálogos profissionais e instituições das cinco regiões geopolíticas do Brasil. Nosso ebook manifesta, pois, uma parte de sua rede de interações entre pessoas e entre instituições.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-03-11T10:35:50Z
2024-03-11
2024-03-11T10:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
identifier_str_mv CARVALHO, Flávio de; SILVA, Luciano da; RONDON, Roberto (organizadores). O ensino de Filosofia entre problemas e discussões epistemológicas, políticas e pedagógicas. Campina Grande: EDUFCG, 2024. ISBN: 978-85-8001-279-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744616780464128