Representações sobre a criança e a infância nos manuais de civilidade luso-brasileiros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Flávio Carreiro de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34176
Resumo: Tomando uma amostragem dos manuais de civilidade luso-brasileiros durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, propomos compreender as representações fabricadas em torno da criança e da infância a partir da consulta dessa literatura. Em caráter inicial de análise e discussão, propomos entender os cuidados com a educação infantil, e que focavam, especialmente, o cuidado na vida privada com o reconhecimento da distinção social e autocontrole, sendo a civilidade um código que deveria ser ensinado no cotidiano. Não se tratando de uma produção para consumo exclusivo da criança, antes a literatura de civilidade se constituía como uma narrativa de aconselhamento das práticas de “bom tom” para jovens e adultos, fosse pais ou mães, homens e mulheres. Mesmo não sendo o seu principal agente consumidor, ainda assim a criança ocupou boa parte das folhas desses manuais, uma vez que era objeto de investimento educacional, cujo anseio era a garantia do sucesso não apenas da família, mas pelo futuro da nação. Palavras-chaves: História; Civilidade; Criança.
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