Personagens femininas na obra “O Cortiço”: representações da mulher no século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cecy Emanuela Pereira da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28583
Resumo: O presente trabalho busca estudar a representação das personagens femininas no romance O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo, atentando para o modo como elas foram construídas, visto que estas representações partem da perspectiva de um universo másculo, ou seja, o comportamento feminino parte de um olhar construído pelo masculino. Azevedo está inserido em uma estética literária que é o movimento Naturalista. Em 1890 publica O Cortiço obra que descreve acerca da exploração social e a péssima condição de vida dos moradores pobres dos cortiços cariocas do final do século XIX.O narrador onisciente atribui aos personagens adjetivos e ações de animais irracionais que agem por impulso. A figura da mulher é retratada, nesta obra, de forma patológica e animalesca, apresentando desvios psicológicos que incidem sobre a sensualidade, acentuam o adultério e configuram a lesbiandade considerados na época como patologias. Os estudos acerca da representação da mulher através do olhar masculino carecem de uma abordagem mais profunda, pois o homem ainda a descreve sob a ótica patriarcal, delimitando a mulher como um ser frágil e submisso, e por vezes diabólico e perigoso. O corpus de pesquisa é constituído pelo romance naturalista O Cortiço de Azevedo, de onde retiramos as diferentes representações da mulher, exemplificados pelos perfis de Rita Baiana, Bertoleza e Pombinha. Desse corpus retiramos trechos para exemplificação do tema proposto. A análise dos dados se ancora principalmente nas concepções mostradas por Rago (2004) e Del Priorie (2006) e nos estudos literários realizados por Cândido (1993), Bosi (2006), Beth Brait (1985), embora também recorramos a outros estudiosos.
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A figura da mulher é retratada, nesta obra, de forma patológica e animalesca, apresentando desvios psicológicos que incidem sobre a sensualidade, acentuam o adultério e configuram a lesbiandade considerados na época como patologias. Os estudos acerca da representação da mulher através do olhar masculino carecem de uma abordagem mais profunda, pois o homem ainda a descreve sob a ótica patriarcal, delimitando a mulher como um ser frágil e submisso, e por vezes diabólico e perigoso. O corpus de pesquisa é constituído pelo romance naturalista O Cortiço de Azevedo, de onde retiramos as diferentes representações da mulher, exemplificados pelos perfis de Rita Baiana, Bertoleza e Pombinha. Desse corpus retiramos trechos para exemplificação do tema proposto. A análise dos dados se ancora principalmente nas concepções mostradas por Rago (2004) e Del Priorie (2006) e nos estudos literários realizados por Cândido (1993), Bosi (2006), Beth Brait (1985), embora também recorramos a outros estudiosos.This work studies the representation of female characters in the novel O Cortiço (1890) of Aluísio de Azevedo, paying attention to the way they were built, as these representations depart from the perspective of a male universe, ie, the behavior female part of a look built by the male. Azevedo is part of a literary aesthetic that is the Naturalist movement. In 1890 publishes The Slum work that describes about the social exploitation and the terrible living conditions of the poor residents of Rio's slums end of the century XIX.O omniscient narrator attaches to adjectives characters and irrational animals of actions that act on impulse. The figure of the woman is portrayed in this work of pathological and animalistic, with psychological deviations that focus on sensuality, accentuate adultery and configure the lesbiandade considered at the time as pathologies. The studies on the representation of women through the male gaze lack a deeper approach, because the man still describes in the patriarchal view, delimiting the women as weak and submissive, and sometimes diabolical and dangerous.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2023-01-03T19:05:52Z No. of bitstreams: 1 CECY EMANUELA PEREIRA DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdf: 575631 bytes, checksum: 9e172d554d3dce8bb80b0eea74a6887f (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T19:05:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CECY EMANUELA PEREIRA DA SILVA - MON. LIC. 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Personagens femininas na obra “O Cortiço”: representações da mulher no século XIX. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28583info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28583/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCECY EMANUELA PEREIRA DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2015.pdfCECY EMANUELA PEREIRA DA SILVA - MON. LIC. 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