Personagens femininas na obra “O Cortiço”: representações da mulher no século XIX.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cecy Emanuela Pereira da.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28583
Resumo: O presente trabalho busca estudar a representação das personagens femininas no romance O Cortiço (1890) de Aluísio de Azevedo, atentando para o modo como elas foram construídas, visto que estas representações partem da perspectiva de um universo másculo, ou seja, o comportamento feminino parte de um olhar construído pelo masculino. Azevedo está inserido em uma estética literária que é o movimento Naturalista. Em 1890 publica O Cortiço obra que descreve acerca da exploração social e a péssima condição de vida dos moradores pobres dos cortiços cariocas do final do século XIX.O narrador onisciente atribui aos personagens adjetivos e ações de animais irracionais que agem por impulso. A figura da mulher é retratada, nesta obra, de forma patológica e animalesca, apresentando desvios psicológicos que incidem sobre a sensualidade, acentuam o adultério e configuram a lesbiandade considerados na época como patologias. Os estudos acerca da representação da mulher através do olhar masculino carecem de uma abordagem mais profunda, pois o homem ainda a descreve sob a ótica patriarcal, delimitando a mulher como um ser frágil e submisso, e por vezes diabólico e perigoso. O corpus de pesquisa é constituído pelo romance naturalista O Cortiço de Azevedo, de onde retiramos as diferentes representações da mulher, exemplificados pelos perfis de Rita Baiana, Bertoleza e Pombinha. Desse corpus retiramos trechos para exemplificação do tema proposto. A análise dos dados se ancora principalmente nas concepções mostradas por Rago (2004) e Del Priorie (2006) e nos estudos literários realizados por Cândido (1993), Bosi (2006), Beth Brait (1985), embora também recorramos a outros estudiosos.
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